Compre Online Receba uma ligação

Restaurante sustentável: já pensou em produzir os ingredientes da sua cozinha?

Restaurante sustentável: já pensou em produzir os ingredientes da sua cozinha?

Infelizmente, o preço dos ingredientes usados em um restaurante costuma oscilar bastante. E, muitas vezes, apresentam um valor exorbitante. Mas além disso, esses produtos nem sempre são de uma qualidade aceitável. Então o que se pode fazer quando a clientela fica cada vez mais exigente quanto aos preços e à qualidade dos alimentos? Optar por produtos orgânicos, produzidos na sua região, não seria uma boa alternativa? Sua qualidade é superior e agrada bastante o público. E essa escolha também faz do seu restaurante um ambiente sustentável! E isso, por si só, também atrai clientes.

Afinal, você deve saber que, quando compramos ingredientes de fornecedores distantes, eles precisam ser transportados por muitos dias e muitos quilômetros. E, nesse processo, a quantidade de gás carbônico emitida pelos veículos é um problema grave. E tendo em vista a quantidade de itens transportados todos os dias… o meio ambiente certamente não sai ileso. E não podemos deixar de considerar as práticas prejudiciais que são rotina na agricultura de grande porte.

As pessoas, atualmente, estão bem informadas. Isso significa que estão mais conscientes e engajadas em fazer o que podem para ajudar a natureza. Por isso, se seu restaurante prioriza práticas sustentáveis, isso vai ser mais do que um diferencial!

Tendo isso em mente, os produtos orgânicos parecem uma ótima alternativa. Porém, o problema é que esses alimentos não costumam ser conhecidos por terem um preço em conta… E é por isso que te perguntamos, no título deste blog, se você já pensou em produzir os ingredientes que usa na sua cozinha!

Mais qualidade e economia: um restaurante sustentável com sua própria horta

A quantidade de chefs que estão aderindo à produção de seus próprios alimentos vem crescendo. É claro que não se trata de um conceito novo. Mas tendo em vista tudo o que dissemos até aqui, essa solução parece a melhor, certo?

E não tem problema se seu estabelecimento não oferece espaço suficiente para isso. Há sempre a possibilidade de cultivar em outro local. Terraços, terrenos, plantações modestas… Tudo é válido para chefs que prezam a qualidade superior de seus ingredientes — e sem ter que pagar caro por isso!

Sem falar que é muito mais tranquilizador saber de onde vem os produtos utilizados no seu restaurante sustentável!

O que considerar para ter um restaurante sustentável que produz seus ingredientes?

Primeiramente, conheça bem o seu local. Porque para cultivar bem, é importante levar em conta três pontos. O clima: para que você saiba quais vegetais são melhor cultivados na sua região. E precisa pensar também no solo e na água: para descobrir quais são as necessidades de cada um deles. Então pesquise e se informe antes de decidir qualquer coisa!

Ademais, estamos falando de um cultivo orgânico, que demanda conhecer e aplicar práticas de cultivo orgânicas. Sendo assim, se você vai cultivar suas próprias ervas e vegetais e deseja que tenham a qualidade do alimento orgânico, pesquise o que precisa fazer e implemente desde o início. Isso é essencial para um restaurante mais sustentável.

Essa forma de cultivo não envolve, por exemplo, o uso de fertilizantes químicos. É um método 100% natural! Por isso, nós temos uma dica valiosa para te dar: o lixo orgânico da sua cozinha industrial tem tudo para se transformar no melhor adubo que você pode desejar! Dessa forma, ter um restaurante sustentável também te ajuda a melhorar a gestão de resíduos do seu estabelecimento.

E não precisa se preocupar com a demora e o trabalho que a produção de adubo resultaria. Afinal, você já vai ter uma horta para cuidar! Clique aqui e confira uma alternativa super eficaz para realizar esse processo. Você vai descobrir que pode ter seu adubo orgânico em poucas horas!

Parceria com produtores locais

Mas o cultivo orgânico exige um tempo e um esforço que nem todo estabelecimento possui. E não podemos esquecer que há, também, a questão do clima e do espaço para o plantio. Por isso, não fique desanimado se encontrar obstáculos como esses pelo caminho. Há ainda a possibilidade de entrar em contato com produtores locais a fim de estabelecer parcerias que podem ser benéficas para ambos!

E sabe o adubo que você pode produzir usando o lixo orgânico da sua cozinha? Quem sabe também não possa utilizá-lo para fazer um negócio ainda melhor? Esse tipo de adubo é rico em nutrientes. Por isso é bastante valioso. Então vale a pena tentar!

Além disso, é possível optar por fazer uma combinação dos dois. Você pode cultivar uma pequena horta, com algumas ervas de fácil cultivo — e quem sabe expandi-la depois. E, ao mesmo tempo, adquirir de produtores locais outros ingredientes que exigem mais esforço e espaço.

Assim você não precisa desistir de ter um restaurante sustentável, que satisfaz a clientela tanto em sabor, como em comprometimento com a natureza!

Por fim, te convidamos para ler nosso blog sobre Por que e como o seu restaurante deve adotar a sustentabilidade. Lá nós explicamos isso um pouco melhor. Então, não deixe de conferir.

X