Compre Online Receba uma ligação

Por que e como o seu restaurante deve adotar a sustentabilidade

Por que e como o seu restaurante deve adotar a sustentabilidade

Um restaurante de sucesso precisa servir pratos gostosos, ter um bom atendimento, além, é claro, de ser um ótimo lugar para se comer. Mas você sabia que isso já não é mais o suficiente? O que o seu estabelecimento tem feito pela causa ambiental? Isso mesmo! Agora, mais do que nunca, é preciso fazer da sustentabilidade uma rotina no seu negócio!

Neste blog veremos que temos problemas graves a enfrentar. E, infelizmente, os restaurantes são grandes produtores de lixo e consumidores de energia e água. E, de fato, é urgente que comecemos a pensar mais sobre como os alimentos são produzidos e também consumidos.

Veja mais um pouco sobre isso, a seguir, e saiba também como a sustentabilidade pode fazer parte da sua empresa:

1. A geração de lixo orgânico

Dada à natureza de seu serviço, a indústria da hospitalidade é uma das que mais desperdiça alimento. O que, além de ser uma problema social grave, também tem efeitos bastante sérios sobre o meio ambiente. Por isso, se o seu restaurante quer aderir à sustentabilidade, é imprescindível gerenciar bem esses resíduos.

Afinal, quando nós os descartamos, não é como se fossem todos reciclados. E o prejuízo tampouco é menor por se tratar de lixo orgânico. Boa parte dele é enviado aos aterros sanitários. Um lugar que representa um mal terrível ao planeta e nós vamos te explicar o motivo.

Os resíduos orgânicos são descartados nos aterros e lá são deixados para apodrecer. Durante esse processo, a comida libera gás metano. Um dos responsáveis por contribuir com o efeito estufa. Mas além disso, ela gera também um líquido tóxico capaz de contaminar o solo e as águas subterrâneas: o chorume!

Para combater essa situação, restaurantes devem fazer tudo o que estiverem ao alcance para desperdiçar menos. Você pode, por exemplo, analisar o cardápio e identificar quais são os pratos menos pedidos. Assim, com base nessa informação, pode controlar melhor a compra dos ingredientes neles inclusos. Ou tentar utilizá-los de outras maneiras. Em outros pratos ou receitas promocionais!

Outra opção bastante recomendada para promover a sustentabilidade é a prática da compostagem. Com ela é possível transformar lixo orgânico em adubo. Esse processo pode ser realizado tanto tradicionalmente, como por meio de outras alternativas. Como com o uso de recicladoras!

2. Antes dos alimentos chegarem ao seu restaurante

A sustentabilidade alimentar envolve muito mais do que apenas a comida. Também precisamos considerar o impacto desses alimentos durante sua produção e transporte. E eles são muitos!

O cultivo demanda uma grande quantidade de água, energia e de espaço — as florestas estão diminuindo conforme a agricultura expande. Além do uso de pesticidas e fertilizantes. Ou dos equipamentos agrícolas e das fábricas que emitem grandes quantidades de carbono.

As carnes e os laticínios também são um problema, pois os animais emitem gás metano. Sem contar que é necessário alimentá-los com ração. Então o cultivo de alimento precisa ser ainda maior por conta disso.

Não podemos esquecer do transporte, no qual muito do que é produzido é desperdiçado e que precisa ser realizado por veículos que contribuem, ainda mais, com a poluição da atmosfera.

Percebeu como a sustentabilidade é um assunto sério e necessário?

Você pode estar se perguntando o que o seu restaurante pode fazer a esse respeito. Já que todas essas são ações que não estão ao seu alcance… Mas você já pensou em cultivar alguns alimentos no seu próprio estabelecimento? Mesmo que não tenha espaço para isso, tudo bem começar aos poucos! O primeiro passo é o mais importante e quando você perceber, quase não estará mais dependendo de fornecedores!

E lembra da compostagem da qual falamos lá em cima? Com ela você produz adubo! Mais uma razão para apostar na própria produção.

Outra possibilidade é adquirir produtos locais. Eles atraem clientela e ainda possuem um impacto menor sobre a natureza!

3. O plástico é um mal bem conhecido

Todos já vimos notícias falando dos impactos devastadores que o plástico causa sobre o meio ambiente. Especialmente sobre a vida marinha que acaba se alimentando desses resíduos, mesmo quando não são capazes de digeri-los. O resultado é que esses animais não conseguem mais comer e morrem de fome.

O problema com o plástico é tão grande e grave que microplásticos podem ser encontrados nos peixes que ingerimos e na água que bebemos.

E, mais uma vez, a sustentabilidade nos restaurantes tem a ver com isso, porque esses estabelecimentos consomem uma alta quantidade de plásticos descartáveis. Como os canudos, talheres, pratos, copos, embalagens, garrafas, etc.

Uma maneira simples de mudar isso é implementar o uso de copos reutilizáveis, assim como talheres, canudos e potes. Outra boa ideia é priorizar a compra de latas ao invés de garrafas plásticas. Elas são bem mais fáceis de reciclar. E por falar em reciclagem: não deixe de praticá-la, seja qual for o material! Separar o lixo já é de grande ajuda.

4. O uso de água e energia

O uso excessivo de água e energia elétrica é outro mal que afeta bastante a natureza. Já que ambos os recursos não são infinitos!
A água, por exemplo, é extremamente valiosa. Pois por mais que pareça que tenhamos muito dela, a verdade é que apenas 1% da água de todo o planeta pode ser consumida. E desse 1%, somente 0,3% representa uma água de fácil acesso: com a crescente poluição, desperdício e aumento populacional, essa porcentagem tem diminuído.

A luz, por outro lado, é responsável por muito das emissões de carbono, o qual já sabemos, contribui para o aquecimento global!

A indústria da hospitalidade depende bastante desses dois recursos para funcionar e, por vezes, abusam ao utilizá-los. E até aqui já sabemos que aderir à sustentabilidade não diz respeito apenas ao planeta. Principalmente no que se refere à água e à energia! Controlar seu consumo pode e vai reduzir o valor pago mensalmente por elas!

Você sabia que equipamentos antigos e sem manutenção regular tendem a consumir mais do que deveriam? É importante, portanto, mantê-lo sempre em dia. Isso não só garante que eles não vão te deixar na mão, mas também traz economia.

Mas, mais do que isso, sabia que, com os equipamentos certos compondo a sua cozinha industrial, você pode poupar até 90% do consumo de energia? Existem equipamentos desenvolvidos para consumir menos recursos: tanto a água como a luz!

A sustentabilidade pode ser a sua melhor estratégia de marketing!

Considerando todos esses esforços para promover a sustentabilidade, é importante mostrá-los aos clientes. Afinal, as pessoas estão cada vez mais interessadas e preocupadas em consumir de empresas conscientes. Estudos até mesmo mostraram que a maioria estaria disposta a pagar mais caro se o restaurante for ecológico.

Tendo isso em mente, é fundamental fazer da sustentabilidade um trunfo da sua estratégia de marketing. Fale sobre isso nas redes sociais, ou tenha informações a respeito visíveis no estabelecimento. O importante é compartilhar e engajar!

Com o tempo as pessoas vão passar a falar bem do seu negócio por conta própria. E todos sabem que não existe propaganda melhor do que essa! Então não deixe de aliar o importante ao lucrativo!

X