Compre Online Receba uma ligação

5 práticas sustentáveis para serem adotadas na sua cozinha industrial

5 práticas sustentáveis para serem adotadas na sua cozinha industrial

Adotar práticas sustentáveis faz um bem imenso para o planeta. Além de ter um impacto muito positivo ao minimizar custos. Ações conscientes garantem, também, o apoio e fidelidade de clientes mais engajados. Por isso, neste blog, nós vamos te mostrar algumas tendências que você não vai se arrepender de colocar em prática na sua cozinha industrial!

1. Design ecológico

Ter uma cozinha industrial sustentável começa a partir do momento em que escolhemos onde o restaurante será instalado. Muitos prédios hoje são projetados de modo a consumirem uma quantidade menor de energia, evitando também o desperdício geral de recursos. Com canalização de água, ou com uma iluminação mais eficiente, por exemplo.

Sem contar, é claro, que ainda existe a possibilidade de serem construídos com práticas menos prejudiciais. Com um material de origem mais responsável. E em um local que valorize a circulação de vento e a iluminação solar.

Mas além disso, o design e os componentes da própria cozinha industrial são de muita importância. Pense na quantidade de horas semanais que funcionários passam dentro dela. Assim, escolher equipamentos desenvolvidos para consumir menos recursos (tanto luz quanto água) representa também um grande ganho com o passar do tempo. Para o seu bolso e para a natureza!

2. Fornecedores locais

A forma como são produzidas as mais diversas mercadorias têm contado como um fator fundamental quando buscamos por uma vida mais sustentável. Por isso, a origem dos alimentos utilizados na sua cozinha industrial deve ser um das principais considerações feitas na hora de decidir pelos seus fornecedores.

Tendo isso em mente, valorize produtores locais. A produção deles é ética e sustentável. E você ainda estará economizando com o transporte. Não se esqueça do papel que a quantidade excessiva de veículos causa à nossa atmosfera, bem como à vida diária das pessoas devido aos congestionamentos intermináveis.

3. Evitar o uso de materiais descartáveis

O uso de canudinhos plásticos é o exemplo mais claro dessa ação. Ele já causou uma grande polêmica e foi proibido em muitos lugares. Isso porque, além da pressão exercida por órgãos ambientais, o próprio consumidor também está se tornando cada vez mais consciente. Por isso, é comum que busquem consumir com maior responsabilidade, valorizando, assim, as empresas que fazem o mesmo.

Então você também pode fazer a sua parte ao:

  • Abandonar o uso do plástico descartável;
  • Priorizar materiais biodegradáveis ​​e reciclados;
  • Disponibilizar itens descartáveis apenas em casos especiais, quando o cliente solicitar.

Esses pequenos detalhes dizem muito sobre o seu empreendimento e sobre as práticas da sua cozinha industrial. Muitas pessoas irão se encantar e se tornarão clientes fiéis ao perceberem isso!

4. Reciclagem de lixo inorgânico e orgânico

A reciclagem de materiais inorgânicos (papel, latas de alumínio, etc.) já se tornou uma prática comum, que vem sendo adotada tanto no ambiente profissional quanto no residêncial. Por isso, praticá-la na sua cozinha industrial é mais do que uma boa ideia. É algo fundamental. Ademais, faça com que ela possa ser realizada pelos clientes também ao disponibilizar cestos de lixo para coleta seletiva no salão do estabelecimento!

Contudo, por que não damos um passo adiante e pensamos na reciclagem de lixo orgânico? Esse tipo de resíduo causa um impacto negativo tão grande quanto o lixo inorgânico. Além de representar um dificultador de relevância dentro da rotina dos restaurantes. Saber como gerenciá-lo com eficiência facilita bastante o dia a dia. Mas e se soubermos gerenciá-lo com eficiência e consciência? A solução para isso podem ser as recicladoras de lixo orgânico!

Acesse nosso blog sobre como equipamentos ecoeficientes transformam cozinhas profissionais!

Nesse texto você poderá encontrar o que precisa sobre produtos que consomem menos recursos e sobre recicladoras de lixo orgânico!

5. Faça com que as pessoas saibam sobre sua cozinha industrial sustentável!

Por fim, e não menos importante, tenha certeza de fazer com que as pessoas saibam o quanto seu estabelecimento está comprometido. Faça uso inteligente do marketing para mostrar a uma quantidade maior de consumidores as políticas de consumo consciente do seu restaurante.

Promova posts na sua página na internet compartilhando os principais benefícios das práticas sustentáveis ou eventuais prêmios recebidos. Você também pode colocar algumas informações no menu do restaurante a respeito dos produtos de origem conscientemente utilizados. Ou seja, as opções são muitas. O importante é promover as ações realizadas pelo seu negócio!

Afinal, não podemos esquecer que ter um empreendimento ecoeficiente é por si só uma ótima propaganda!

X