A polêmica do canudo plástico: vale a pena banir o canudinho?

A polêmica do canudo plástico: vale a pena banir o canudinho?

Quando pedem bebidas em restaurantes, as pessoas automaticamente esperam que elas sejam acompanhadas de um canudo plástico. Mas essa pequena comodidade vale todas as consequências? Você já pensou no destino de cada canudinho que perde sua utilidade depois que a bebida termina e ele vai para o lixo?
Nas praias do Brasil, por exemplo, o que mais se encontra são canudinhos pela areia. Não é difícil de imaginar que no mar sua quantidade é tão grande quanto. Até mesmo maior. Não são raras as tartarugas marinhas que aparecem sofrendo por causa dos canudos plásticos. E essas são apenas as que chegam até nós e que podem ser salvas. Mas e todo o resto da vida marinha?
Cada canudinho leva 500 anos para se decompor na natureza.
Cada. Um. Deles.
E para termos uma ideia, nos Estados Unidos, é estimado que o consumo de canudos plásticos é de 500 milhões por dia! Não possuímos dados desse tipo no Brasil, mas com certeza não ficamos para trás. É só observar as nossas praias.

Não aos canudos plásticos: lugares onde o canudinho é proibido

Segundo dados levantados pela ONG Meu Rio, 10 países já proibiram por lei o uso do canudo plástico. Os Estados Unidos, grande vilão com suas incontáveis redes de fast food e canudinhos por toda parte, também têm mostrado comprometimento pela causa. Aos poucos, mais e mais cidades do país estão tomando medidas. Seja banindo ou limitando o uso do plástico.
Mas e aqui no Brasil? Infelizmente ainda estamos engatinhando dentro dessa luta. Em junho de 2018, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a lei que obriga os estabelecimentos comerciais a utilizarem canudos de papel biodegradáveis. Mas essa medida ainda precisa da sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella. Em São Paulo, por outro lado, há uma lei que proíbe os canudinhos ainda em discussão na Câmara. Mas, além desses dois casos, não temos nada concreto. Na verdade, o uso de canudinhos em nosso país só aumenta.

Alternativas para o uso dos canudinhos

canudo plástico canudinho

Imagem: Shutterstock

O ideal mesmo seria que todos parassem de usar os canudos plásticos. Afinal, eles não são mesmo necessários, são? De qualquer forma, caso você não consiga abrir mão deles há outros meios de ajudar.
O McDonald’s, por exemplo, a partir de setembro já não usará canudos plásticos. Mas por enquanto essa medida só serve para o Reino Unido e para a Irlanda. A alternativa encontrada pela rede de fast food foi o uso de canudinhos de papel, que se decompõem com mais facilidade. Mas é preciso lembrar que esses canudos continuam sendo descartáveis e nocivos, ainda que em escala menor. De qualquer forma, é um grande avanço! Só que o mais encorajador disso tudo é que, segundo o McDonald’s, foram os próprios clientes que pediram por uma mudança no serviço. Os próprios consumidores desejaram que a empresa tomasse alguma medida em prol das causas ambientais.
O Reino Unido pretende banir os canudos plásticos até o fim deste ano.
Restaurantes dos Estados Unidos, como o Union Square Cafe, também estão fazendo o mesmo. Mesmo que não exista ainda uma lei que os obrigue a isso.
Se pensarmos em outras alternativas de canudos, há também o de silicone. Porém esse material se desgasta com facilidade e não é reciclável.

Os canudinhos de vidro e de inox

Mas você já pensou no canudo de vidro? Ele é reciclável e dura bastante. Além de ser bem charmoso. Confira aqui os produtos da Mentah! Responsável pelo primeiro canudo reutilizável do Brasil!
Outra alternativa é o canudo de inox. Conheça aqui os produtos da Beegreen!
E não se preocupe com a limpeza. Existem limpadores internos para esses tipos de canudo!

Copos alternativos

canudo plástico canudinho

Imagem: snoopy/divulgação

Existem restaurantes que optam pelo copo com tampa e que já possui uma maneira do cliente beber sem canudo. É o caso do Snoopy Cafe que abriu recentemente aqui no Brasil!
Quer fazer mais do que só se preocupar com os canudinhos? Dá uma conferida nesse blog. Você vai encontrar tudo sobre reciclagem e também sobre descarte de resíduos na sua região!

Por que ser sustentável?

canudo plástico canudinho

Imagem: Shutterstock

Pessoas pelo mundo todo estão sensibilizadas e se mostram cada vez mais interessadas em cuidar do meio ambiente. O exemplo que vimos anteriormente com o McDonald’s é prova disso. Os clientes esperam empresas que se preocupem em cuidar do mundo do qual fazemos parte. Empresas que não esperam por proibições judiciais para ter iniciativa. Por isso, a imagem de um negócio sustentável é bem diferente daquele que não é. E o planeta agradece! Assim como nós mesmos, afinal é onde vivemos.
A cozinha industrial da Topema, por exemplo, é desenvolvida de modo a ajudar o meio ambiente. As vantagens são imensas! Em níveis planetários, literalmente.
Por isso, não deixe de fazer parte desse movimento também! Ela precisa do máximo de envolvimento possível. Enquanto nosso país está apenas começando (ou tentando começar), para proibir os canudos plásticos, vamos fazer desde já a nossa parte!