Comer com os olhos: por que o marketing para restaurantes é importante?

Comer com os olhos: por que o marketing para restaurantes é importante?

A tecnologia está aí para ser usada, não é mesmo? Todos se beneficiam e aqueles com um verdadeiro espírito empreendedor não podem deixar de explorar as novas ferramentas disponíveis. Caso contrário, acabam ficando para trás. É inevitável. O marketing para restaurante, se feito de maneira inteligente, ajuda a desenvolver uma boa reputação. Além de alcançar consumidores que, de outra forma, nunca ouviriam falar do seu estabelecimento. É uma questão de sobrevivência!
E se você estiver pensando que o que faz a reputação de um restaurante é a qualidade da comida servida… Não está errado. Longe disso!
Porém, um bom marketing garante ao consumidor quase que uma experiência prévia do serviço do restaurante que escolherá ir. E muitos deles não vão a estabelecimentos que não oferecem essa amostra antecipada.

Marketing para restaurante: como a sua marca pode inspirar desejo nas pessoas

Já ouviu a palavra branding em algum lugar? No passado, quando se falava em branding, estaríamos nos referindo simplesmente ao nome de um produto, ao seu slogan, ao seu design. Ou ao conjunto de todas essas coisas.
Mas hoje, com o avanço do marketing, branding se tornou algo muito mais complexo e ainda mais importante. Ele abrange tudo o que um consumidor pensa ao ver ou ouvir o nome da sua empresa, seu serviço ou o produto que fornece. Com um marketing inteligente para o seu restaurante, ao pensar no nome da sua marca, serviço ou produto, o cliente vai imediatamente associá-lo ao desejo que tem de obtê-lo.
Mas não se trata apenas de um marketing que faça o consumidor escolher o seu restaurante e não o do concorrente. Trata-se de se apresentar como a única solução viável para atender a necessidade dele ou resolver seu problema.
Portanto, o sucesso do seu branding depende do entendimento que você tem dos desejos e necessidades do seus clientes. Ou seja, é importante atender às expectativas daquele que procura pelo seu serviço!

Marketing para restaurante: a importância da fotografia dos alimentos

marketing para restaurante

Imagem: Shutterstock

Seu restaurante tem uma personalidade distinta e a imagem da comida pode ajudar a mostrar isso de uma forma significativa. O importante é não perder de vista a essência do prato que você serve.
É fundamental ter fotos que realmente transmitam a identidade do seu negócio, da comida nele servida e da sua atmosfera. As pessoas costumam negligenciar os fotógrafos profissionais. Mas a verdade é que captar tudo isso ao tirar uma foto não é tarefa simples. Profissionais sabem a técnica certa para isso e serão capazes de passar a mensagem que o marketing pretende sobre seu restaurante.
É importante falarmos daqueles anúncios de comida que nada condizem com a realidade e acabam gerando reclamações entre os clientes. Mas saiba que no mercado atual, a tendência é evitar ao máximo fazer qualquer alteração nos alimentos fotografados.
Fotógrafos profissionais contam com técnicas especiais que garantem mostrar através da imagem a qualidade da comida. De modo a deixá-la agradável aos olhos. Sem afastar a clientela com fotos artificiais. Mas atraindo-a, instigando o paladar com a imagem.
A fotografia é o seu cardápio para além das portas do seu restaurante. Ela tem o grande papel de conquistar os clientes, onde quer que estejam. E levá-los até você.

Marketing para restaurante: os grandes meios de comunicação

Os grandes meios de comunicação são a principal ferramenta utilizada pelos anunciantes para transmitir sua mensagem aos seus potenciais clientes. Os principais meios de comunicação são os jornais, as revistas, o rádio e a televisão.
Essa forma de marketing para restaurante é bem fácil de implementar e atinge um grande número de pessoas em um período curto de tempo. No entanto, são extremamente caros, ainda mais no caso da televisão. Chegando facilmente nos 6 dígitos dependendo do horário transmitido.
Essa forma de marketing não requer qualquer envolvimento por parte do cliente. Tudo o que ele tem que fazer é ouvir ou ver. Mas a verdade é que as pessoas simplesmente ignoram a maior parte dos anúncios desse tipo. Por terem aquela sensação de sempre ter alguém tentando lhe vender um produto. O tempo todo. Sem descanso.
As pessoas gostam de se sentirem valorizadas e com essa forma de marketing isso não costuma acontecer. Pelo contrário, elas se sentem quase pressionadas.
Como já dissemos, a tecnologia está aí para ser explorada. Com a internet e o crescimento, em grande escala, das redes sociais, o marketing, obviamente, desenvolveu estratégias muito mais interessantes do que essa. As redes sociais são uma ferramenta muito mais barata e efetiva.

Marketing para restaurante: as redes sociais

marketing para restaurante

Imagem: Shutterstock

No mundo atual, para se ter sucesso em um empreendimento, é impossível ignorar as redes sociais. É raro existir alguém que não esteja conectado diariamente. Pesquisas mostram que a rede social é a chave para alcançar um grande número de pessoas de uma só vez.
Resumidamente, esse tipo de marketing é essencial porque:

  • Os clientes estão online apenas esperando para que você capture a atenção dele;
  • Cria diálogo entre você e os seus clientes. Lembra quando falamos que com anúncios de televisão os consumidores não se sentem valorizados? Com esse método de marketing para o seu restaurante isso passa a ser bem diferente;
  • Custa bem menos que o método tradicional.

O diálogo

O diálogo é a base do marketing nas redes sociais. Se as pessoas não estão falando do seu restaurante, postando na sua página ou interagindo com o conteúdo que você posta online, não existe milagre. Não tem como conseguir resultados assim. Afinal não é como na televisão. Onde o anúncio invade a casa das pessoas. Ninguém vai se deparar com suas mensagens como se estivesse assistindo TV.
E é por isso que, quando se trata do marketing digital do seu restaurante, tem que existir dedicação. As pessoas não vão começar a falar do seu estabelecimento de uma hora para outra. Mas se elas começarem a falar… As proporções podem ser realmente imensas. A sua reputação cresce. O seu negócio também. Afinal, não tem propaganda melhor do que o seu próprio cliente falando bem do seu estabelecimento para outras pessoas.

marketing para restaurante

Imagem: Shutterstock

Não deixe de explorar outras ferramentas para o marketing digital do seu restaurante

A internet oferece outras ferramentas além das redes sociais. Então as explore ao máximo!
Uma ótima ideia é disponibilizar reservas online para os seus clientes. Confira o The Fork Manager para saber mais e descubra as vantagens! O site também oferece vários conselhos para donos de restaurantes. Que tal conferir o blog deles clicando aqui? Afinal a internet é uma ótima fonte de conhecimento se você souber onde procurar!

Marketing para restaurante: não esqueça de escutar os seus clientes

Com as redes sociais, existe ainda mais oportunidade de ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Tenha certeza de não negligenciá-los. Um comentário ruim na internet pode te custar muito. Ainda mais quando é ignorado por você. Com a internet o cliente pode se expressar mais abertamente. Então os restaurantes não tem outra opção a não ser fornecer o melhor serviço.
Dedique-se a responder e-mails de perguntas ou reclamações. Os clientes, ou potenciais clientes. podem comentar o conteúdo da sua página, então tenha certeza de valorizá-los e mostrar interesse pelas suas opiniões.
A avaliação pode nem sempre ser positiva, mas vale a pena ouvi-la e atendê-la. Especialmente se você quiser melhorar seu restaurante. Isso mostra sua preocupação e engajamento!

marketing para restaurante

Imagem: Shutterstock

O marketing digital favorece especialmente os pequenos restaurantes! Então ponha mais ainda a mão na massa e explore essa ferramenta. Invista no marketing para o seu restaurante. Crie seu branding. Espalhe-o. Faça as pessoas gostarem de falar de você. Crie sua própria base de fãs!