Compre Online Receba uma ligação

Meio ambiente: como equipamentos ecoeficientes transformam cozinhas profissionais!

Meio ambiente: como equipamentos ecoeficientes transformam cozinhas profissionais!

Existem muitas maneiras que podem te ajudar a ter uma cozinha profissional mais sustentável, alguns pequenos exemplos são o engajamento de funcionários, e a escolha de fornecedores ecologicamente conscientes – e quem sabe até de produtores locais. Esses são alguns exemplos básicos. Mas existem mais: você sabia que os equipamentos que escolhe para compor seu restaurante também podem ter um papel importante nisso?

Equipamentos ecoeficientes são uma realidade e a Topema tem se dedicado a eles durante anos. Por isso, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho) preparamos um blog especial para mostrar que a sua cozinha profissional também pode ser sustentável. Confira com a gente e reinvente-se!

Minimizando o consumo de energia de cozinhas profissionais

Toda cozinha profissional é composta por diversos equipamentos que demandam um uso significativo de energia para que possam funcionar. De fato, o valor da conta de luz ao fim de cada mês não deixa que isso passe despercebido. E todos sabem que a energia é um recurso gerado a partir do uso de outros recursos, só que naturais e limitados.

Mas se disséssemos para você que seu restaurante pode economizar até 90% do consumo de energia? Além de ser bom para o planeta o seu bolso também iria agradecer bastante.

Reduzir o investimento em recursos operacionais sempre estará em foco entre os donos de restaurantes e negócios em geral. É por isso que a busca por soluções e inovações que atendam a esse quesito já faz parte da identidade da Topema. Como resultado, nós oferecemos a sua cozinha o que ela precisa para ajudar o seu bolso enquanto também ajuda a natureza!

Administrando resíduos com consciência

Não são apenas os resíduos inorgânicos que prejudicam o meio ambiente. Você sabia disso? Além de gerar diariamente uma grande quantidade desse tipo de lixo, as cozinhas profissionais também produzem restos de alimentos em excesso e que também deveriam ser conscientemente descartados.

Resíduos orgânicos, quando enviados para aterros sanitários, liberam gases de efeito estufa durante sua decomposição e ainda poluem as águas subterrâneas e o solo. O impacto causado sobre o planeta é gigantesco, especialmente porque são poucos os que realizam uma gestão de resíduos eficiente.

Como o seu restaurante cuida do lixo que produz? A reciclagem é uma ação importante e, no caso do lixo orgânico, a melhor opção acaba sendo a compostagem. Um processo no qual os resíduos são transformados em adubo, ou seja, em um fertilizante natural super nutritivo. Que pode ser vendido ou usado em uma horta própria! Isso é algo que, sem dúvida, desperta o interesse da clientela, já que as pessoas então cada vez mais preocupadas em consumir apenas de empresas ecologicamente responsáveis.

Mas, caso ainda não saiba, a compostagem é um processo que leva de 3 a 4 meses e pede um espaço dedicado para que aconteça. Esse pode ser um problema, e com certeza é um dos motivos que a impede de ser colocada em prática com mais frequência.

Assim, são em momentos como esse que a tecnologia se transforma em uma de nossas maiores aliadas! Com equipamentos dedicados, como nossas recicladoras de resíduos orgânicos, a transformação desse resíduo em biomassa rica em nutrientes é feita em poucas horas e sem ocupar muito espaço.

Dessa forma, algo que tinha o objetivo de ajudar a natureza, ajuda também sua cozinha profissional a ter uma rotina mais prática, eficiente, sem o mau cheiro e os inconvenientes causados pelo lixo!

Controlando o desperdício de água

A escassez de água sempre será uma preocupação pois, ainda que ela seja indispensável para a vida em todas as suas formas, ela, lamentavelmente, é desperdiçada todos os dias e de maneira descontrolável. E é essa mesma água que também utilizamos nas tarefas mais simples, inclusive nas operações de uma cozinha profissional.

Como já dissemos, ser capaz de poupar recursos é sempre uma boa notícia. E a água não poderia ser ignorada pela nossa equipe de desenvolvedores. Por isso, nossos equipamentos também pensam nela, de modo a poupá-la o máximo possível!

O Dia do Meio Ambiente é apenas um lembrete para uma prática que deve ser diária. O bem que fazemos ao planeta é o bem que fazemos a nós mesmos. Por isso, hoje, compartilhamos um pouco de nossos projetos com você. Talvez eles sejam o empurrão que você procurava para começar a fazer a sua parte!

Entre em contato conosco, vamos continuar a conversar sobre isso juntos!