Compre Online Receba uma ligação

Cozinhas profissionais precisam ser sustentáveis: saiba como começar

Cozinhas profissionais precisam ser sustentáveis: saiba como começar

Nos últimos anos, a conscientização sobre as mudanças climáticas vem crescendo. Muito tem se falado sobre os danos do consumo em excesso. Mas é inevitável que as pessoas consumam e/ou comprem. E isso não significa que elas queiram contribuir para as mudanças climáticas. Muito pelo contrário. Por isso, muitas acabam procurando alternativas como consumir de empresas conscientes e que promovam ações sustentáveis. Essa procura não é seletiva. Ela é bastante abrangente e chega também à sua cozinha profissional.

E, de fato, os restaurantes possuem um importante papel dentro da causa ambiental. O desperdício de alimentos é um problema grave e, infelizmente, em ambientes comerciais ele é ainda maior. Outro ponto é o consumo de energia e água extremamente alto. Além disso, o uso do plástico e de qualquer outro item descartável também tem presença marcada em diversos food services. Por isso, se você deseja ter uma cozinha profissional sustentável e ainda chamar mais clientes, que tal começar mudando esses hábitos?

Veja como neste blog!

Substitua o uso de materiais descartáveis sempre que possível

Não existe quem não tenha ouvido falar sobre a polêmica dos canudinhos de plástico. Mas, ainda que tenha sido o alvo principal, esse não é o único produto que pode ir parar nos oceanos, prejudicando com isso a vida marinha. O lixo é um problema grave e ainda falaremos muito dele por aqui.

É importante reduzir ao máximo a produção de resíduos. Para isso, você pode começar substituindo produtos de materiais descartáveis por aqueles que sejam biodegradáveis e reutilizáveis. Essa é uma iniciativa essencial para a sua cozinha profissional. Itens descartáveis devem ser disponibilizados apenas em casos especiais.

Pequenos detalhes fazem toda a diferença, inclusive quando se trata de encantar a clientela!

Recicle tanto o lixo inorgânico quanto o orgânico da sua cozinha profissional

A cozinha é a parte de uma casa que mais produz lixo. Então é óbvio que um negócio de food service vai produzir uma quantidade muito maior. Afinal, a cozinha é profissional. Por isso, levando em consideração a tendência das empresas em reconhecer sua parcela de responsabilidade quanto aos danos causados à natureza, é mais do que necessário implantar práticas sustentáveis mais proativas.

A gestão consciente de lixo é uma das principais ações nesse sentido. Então a reciclagem, que já é uma prática bem disseminada, deve fazer parte da rotina o quanto antes. Mas ela não pode se concentrar somente nos materiais inorgânicos, como o papel ou as latas de alumínio. Recicle também os restos de comida. Porque, quando descartada indevidamente, ela produz substâncias poluentes, ainda que muitos pensem que não!

Os ganhos são mais do que ambientais quando o lixo é gerenciado adequadamente em uma cozinha profissional. A rotina torna-se mais bem organizada, o espaço fica mais limpo e livre de pragas, o restaurante produz seu próprio adubo, entre muitas outras facilidades.

Não entendeu como seu estabelecimento pode produzir adubo com a reciclagem de lixo? O lixo orgânico da sua cozinha pode ser transformado em adubo! E ele pode ser vendido ou utilizado na sua própria horta. Legal, não é? Quer saber como?

Confira outro de nossos blogs, no qual falamos sobre inovações que ajudam a sua cozinha profissional a ser mais sustentável!

Compre de fornecedores locais

Já que nosso foco são negócios voltados para a preparação de alimentos, precisamos falar também da origem desses produtos. A forma como as mercadorias utilizadas em cozinhas profissionais são produzidas tem tudo a ver com ser um empreendimento mais sustentável. Já que durante o processo de produção podem ser empregadas diversas práticas ambientalmente prejudiciais. Tais como o desperdício de água, o uso de agrotóxicos, o desmatamento etc.

Por isso, valorize os produtores locais. Além de sua produção ser ética e sustentável, você também estará economizando com o transporte e, com isso, poupando a atmosfera da emissão de poluentes que são liberados pelos veículos.

Reduza o consumo de energia e o desperdício de água na sua cozinha profissional

Cozinhas profissionais são compostas por diversos tipos de equipamentos que precisam da energia elétrica para funcionar. Isso quer dizer que o uso de energia é bastante significativo. Assim como o uso da água para diversas tarefas diárias.

O problema disso é que a energia demanda o uso de recursos naturais limitados para ser gerada. E a água, apesar de muitos a considerarem um bem infinito, está constantemente em escassez e precisa ser economizada.

Tendo isso em mente, o que você diria se disséssemos que o seu restaurante pode, sim, reduzir o uso excessivo desses recursos? E, consequentemente, reduzir também o valor altíssimo das contas no final de cada mês?

Existem equipamentos para cozinhas profissionais pensados especialmente para poupar recursos. Ou seja, utilizar menos energia e água nas operações! Afinal, empresas conscientes desenvolvem equipamentos, também conscientes, para negócios como o seu. Assim, você é capaz de encontrar os meios necessários para abraçar uma causa que é tão importante!

Quer saber mais sobre isso? Clique aqui!

Práticas sustentáveis têm tudo para atrair mais clientes, então invista para ser um negócio mais ecológico e divulgue o seu trabalho o máximo que puder!

X