Reciclador Orgânico: compostagem de resíduos, educação e tecnologia

Reciclador Orgânico: compostagem de resíduos, educação e tecnologia

Levar a compostagem para as escolas, além de ser educacional, traz mais facilidade no descarte de lixo orgânico. Mas o processo precisa levar tanto tempo? Conheça nosso Reciclador Orgânico!
A sustentabilidade é um assunto que já vem sendo abordado há algum tempo. O que não faz dela menos atual. O meio-ambiente é um tópico cada vez mais presente – e urgente. Levá-lo para as escolas é uma maneira mais acessível e simples de abordar e conscientizar crianças desde muito cedo. Porque, querendo ou não, é muito mais fácil cativá-las e envolvê-las do que convencer um adulto de que ele deve mudar seus hábitos pelo bem da natureza.

Quanto de lixo orgânico a sua instituição produz por dia?

Temos certeza de que bastante. A compostagem é uma ótima maneira de transformar resíduo orgânico em fertilizante natural. Que não apresenta nenhum risco para o meio ambiente. Muito pelo contrário. O lixo orgânico que seria enviado para um aterro sanitário, gerando gases prejudiciais (metano – CH4) e causando uma série de danos, volta à natureza como um biofertilizante. Ou seja: volta a fazer parte de onde um dia foi retirado e de uma forma ecologicamente correta.
Que outra maneira melhor existiria para conscientizar as crianças e fazê-las colocar a mão na massa? A compostagem de resíduos orgânicos proporciona uma experiência prática de vida sustentável valiosa!

Mas a compostagem é um processo demorado…

Mudar de hábito pode ser desmotivador quando não vemos resultados imediatos. A compostagem é um processo demorado que leva aproximadamente 4 meses… Em todo esse período é quase impossível manter os mais jovens interessados. Além disso, não podemos esquecer que a quantidade de lixo orgânico em uma escola não é pequena.
Com o Reciclador Orgânico, os alunos podem ver a transformação dos resíduos em biomassa em poucas horas. O que facilita também as operações de descarte da própria instituição.
Compare os resíduos orgânicos que têm por destino os aterros sanitários com a transformação desse mesmo lixo em adubo com o Reciclador. Um produto que pode ser vendido ou usado na horta da própria escola. Ou quem sabe na casa dos estudantes se eles levarem essa experiência para as próprias vidas.
Com o Reciclador Orgânico, que atende à necessidade por rapidez de todos e não só das crianças, sentimos de fato a diferença sendo feita.

compostagem

Imagem: Shutterstock

A compostagem de resíduos orgânicos é uma valiosa ferramenta de ensino

Nos referimos acima à sustentabilidade e ao meio-ambiente como um tópico. A verdade, no entanto, é que esses temas são amplos e não se limitam à conscientização, ainda que deva, sim, ser seu foco principal. Explorá-los a favor da educação como um todo é uma estratégia possível e inteligente.
Quando os alunos participam de uma compostagem de lixo orgânico, é possível também desenvolver outros assuntos relacionados e relevantes no ambiente escolar e na vida como um todo: ciência, química, sociologia, economia, matemática, comunicação e até mesmo arte.

  • Ao parar para pensar no que acontece com o desperdício, os alunos aprendem a se tornar consumidores mais responsáveis, afinal os resíduos, mesmo os orgânicos, não desaparecem ao entrar na lata de lixo;
  • A compostagem é uma ótima maneira de aprender sobre a produção de alimentos, a eliminação de resíduos, bem como a respeito do próprio meio ambiente, tão prejudicado pelo descarte impróprio;
  • O ciclo de decomposição da compostagem fornece a oportunidade de compreender todo um processo bastante complexo. O que, por sua vez, é uma ótima base para uma abordagem interdisciplinar dos recursos naturais, do ciclo de vida e da cadeia alimentar;

Além de tudo isso, com o uso de um Reciclador Orgânico, os estudantes ainda aprendem que a tecnologia pode e deve trabalhar a favor do meio ambiente e não o contrário, como vem fazendo desde séculos anteriores.

compostagem

Imagem: Shutterstock

Está mais do que na hora de compensarmos anos e anos de uso irresponsável da tecnologia: afinal, sem a natureza nada seria possível.
O nosso Reciclador Orgânico pode mudar a forma como a sua escola ensina e se posiciona, fortalecendo-a frente à causa ambiental.