A nova geração de fornos que tem revolucionado as cozinhas

A nova geração de fornos que tem revolucionado as cozinhas

O que a nova geração de fornos promete fazer pela sua cozinha profissional?
Alimentar as pessoas não é uma tarefa simples. Requer muita responsabilidade e comprometimento. Por isso, quando se tem um negócio no ramo alimentício, sempre há uma dúvida: quais são os equipamentos com maior custo-benefício para ajudar na produção dos alimentos? Essa preocupação está presente seja em lanchonetes, grandes restaurantes, redes de fast-food, ou até mesmo em cozinhas hospitalares.
Diante disso, é extremamente importante para o responsável por esse tipo de estabelecimento avaliar os modelos de produtos oferecidos no mercado. Assim, ele se atualiza sobre novas tecnologias e pode escolher quais são aquelas que mais se adequam às particularidades do seu empreendimento.
Hoje em dia, muitos produtos estreiam no mercado e inovam as cozinhas (tanto residenciais, quanto profissionais). Esse é o caso da nova geração de fornos que vêm sendo lançados. Eles possuem novas capacidades com função de convecção, grill, airfrying. Se você deseja se informar mais sobre esse assunto, acompanhe as explicações abaixo!

Tipos de fornos

Existem muitos tipos de fornos industriais no mercado. Entretanto, é preciso conhecê-los bem. E, na hora de escolher qual é o melhor, deve-se levar em consideração qual é a finalidade dele. Cada tipo de forno trabalha melhor para atender a um fim específico.

Forno Combinado

É um equipamento completo e inteligente. Muito tecnológico, pode atender vários tipos de preparações: cozidos, frituras, assados. Ou seja, muitas refeições podem ser preparadas nesse forno combinado, simultaneamente ou não. Por conta desses aspectos, é um tipo de forno que atende muitos segmentos de cozinhas, como restaurantes, cozinhas de hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos que precisam de produção em grande escala. Ainda, é conhecido por ser um produto muito econômico e que, ao mesmo tempo, tem uma alta capacidade de produção.

Forno de Convecção

Hoje, o forno de convecção é o destaque! Esse novíssimo tipo de forno tem uma alta e vantajosa performance. Ele funciona de maneira a providenciar a circulação de ar aquecido por meio de uma ventoinha dentro dele próprio.
Como consequência, o calor é distribuído de forma homogênea dentro de sua câmara, cozinhando o alimento que está em seu interior uniformemente. Esse forno pode chegar à temperatura de 280ºC. Por causa de sua performance rápida e ágil, esse é um tipo de forno muito utilizado em estabelecimentos que pedem um trabalho veloz, como redes de fast-food, padarias, lojas de conveniência, cafeterias… Desse modo, é possível atender o maior número de clientes no menor tempo possível. Suas principais aplicações estão relacionadas aos tipos de preparo de pão, massas, croissants, bolos, entre outros produtos semelhantes.
Além de sua rapidez, outras qualidades desse tipo de forno podem ser citadas. Ele é compacto; ou seja, não ocupa muito espaço no estabelecimento e te dá maior mobilidade. Suas dimensões giram em torno de 591 x 652 x 450 mm, comportando uma média de 4 assadeiras de 35 x 35 cm. Esse tipo de forno também conta com uma tecnologia que não o permite liberar muito calor enquanto está sendo utilizado. Esse fator com certeza é uma grande vantagem para os dias quentes de verão!

fornos

Imagem: Shutterstock

Fornos Residenciais

E, por último, para que não fiquem de fora de nossa lista: os fornos residenciais. Eles são aqueles mais comuns, que todos estão acostumados a ver em casa. Pode abranger o forno a gás, forninho elétrico e o micro-ondas.
Atualmente, vêm surgindo também novas opções para as residências: grills, que preparam os alimentos grelhando-os; e a airfryer, que, literalmente, prepara os alimentos fritando-os com ar (muito quente). Ela funciona de forma que pequenas hélices fazem o ar quente entrar e circular dentro da bandeja de preparação, cozinhando os alimentos rapidamente.
Esses tipos de fornos são utilizados para preparar alimentos em menor escala. Dessa forma, só conseguem aprontar refeições para famílias ou estabelecimentos muito pequenos.

Qual forno escolher?

Foi possível observar até aqui algumas semelhanças entre os aparelhos. É o caso da semelhança entre a airfryer (uso residencial) e o forno de convecção (uso industrial): ambos têm um tipo de mecanismo que joga o ar quente para o seu interior, assim cozinhando rapidamente os alimentos. E, ainda por cima, sem utilizar óleo.
Agora que você já entendeu algumas das principais diferenças e semelhanças entre alguns dos vários tipos de fornos que existem no mercado, com certeza já está mais apto para refletir sobre os seus benefícios.
Como já foi apontado, cada forno é indicado para um tipo de atividade diferente. Cabe a você, a partir de agora, pensar em qual é o forno adequado para seu tipo de empreendimento do ramo alimentício. Assim, você estará pronto para revolucionar suas produções e tirar ainda mais proveito do seu estabelecimento!