Quais são os equipamentos para fast food mais importantes?

Quais são os equipamentos para fast food mais importantes?

O nome fast food já diz tudo. Os serviços que um restaurante desse tipo deve oferecer envolvem velocidade, eficiência e são bastante convenientes. E é precisamente por meio dos equipamentos utilizados que o seu fast food poderá atender a todos esses requisitos.

Então a pergunta que realmente importa é: os equipamentos do seu restaurante fast food são rápidos e eficientes o suficiente para prestar o serviço com a qualidade esperada?

Cada restaurante apresenta particularidades. Então, dependendo do tipo de comida servida pelo seu estabelecimento, o maquinário que o comporá será diferente. É importante ter em mente o que será servido para só então fazer a seleção adequada. Sempre tendo em mente, como já sabemos, a eficiência do equipamento.

De qualquer forma, nós selecionamos alguns equipamentos fundamentais. Confira a seguir:

1. Fogão industrial

O fogão é indispensável e não podemos deixar ele de fora. Ao escolher um fogão industrial para o seu restaurante fast food, como vimos, você deve considerar a variedade de pratos, e também a quantidade servida. Verifique o seu menu e faça uma estimativa do volume de comida que será servida diariamente.

O tamanho e a quantidade de fogões dependerá dessa estimativa. Há diversos tipos de fogões industriais: a gás, elétrico ou por indução.

Confira nosso blog e saiba o que considerar antes de comprar esse equipamento para o seu fast food!

2. Fritadeira

Um dos benefícios imediatos desses equipamentos para os donos e chefs de restaurantes fast food é a velocidade da preparação de alimentos fritos em comparação com qualquer outro método. A transferência de calor entre o óleo e os alimentos sólidos é muito mais rápida do que por meio do ar quente nos fornos, por exemplo.

Não estamos dizendo, é claro, que todos os tipos de alimento podem ser preparados por fritadeiras. Mas em restaurantes em que as frituras são componente principal no cardápio, as fritadeiras são sem dúvida uma escolha que adere velocidade ao fluxo diário!

3. Refrigerador

O sistema de refrigeração é composto por diversos tipos de equipamentos que são extremamente importantes para se manter a segurança dos alimentos. Então você deverá, mais uma vez, selecionar cuidadosamente o tipo certo de refrigeração para o seu fast food: esses equipamentos garantirão que sua cozinha profissional funcione sem problemas. Tanto no que diz respeito a manter os alimentos bem conservados e livre de contaminação, quanto ao proporcionar uma experiência positiva para a equipe e os clientes.

Além disso, existe uma técnica muito útil, e faz uso de refrigeradores, chamada cook and chill. Ela é bastante vantajosa para restaurantes fast foods, já que estes demandam agilidade na preparação de suas refeições. Com o cook and chill, o alimento é preparado previamente e então congelado. Assim, quando for preparado para o cliente, tudo o que precisará ser feito é retorná-lo ao seu estado original!

equipamentos para fast food

Imagem: Shutterstock

4. Fornos

Mais uma vez, existem diferentes tipos de fornos. É importante saber cada detalhe a seu respeito para que você escolha aquele que realmente precisa ter em seu negócio. Os fornos combinados, por exemplo, são multifuncionais e preparam alimentos de diferentes formas – cozidos, fritos, assados. Os fornos de convecção, por outro lado, cozinham alimentos mais rapidamente do que qualquer outro forno comercial. O que, como sabemos, torna-o um equipamento bastante útil em fast foods.

Para saber mais a respeito de cada tipo de forno, basta acessar nosso blog.

5. Fornos de microondas

Esse equipamento é importante para o seu fast food por aquecer alimentos já preparados em poucos minutos. Contudo, todos sabemos que aquecer alimentos dessa maneira nem sempre é preferível, já que a qualidade original é perdida. Não podemos esquecer que ainda que se preze a rapidez em fast foods, a qualidade não deve ser negligenciada.

Então, ao invés de recorrer aos fornos de microondas para aquecer os salgados ou as batatas fritas, ou mesmo os sanduíches, é preferível mantê-los em uma estufa que os mantenha aquecidos. Preservando a crocância, textura e sabor tão apreciados nesses alimentos!

equipamentos para fast food

Imagem: Shutterstock

Se necessário consulte quem entende do assunto. Isso pode ser de grande ajuda se você estiver com dúvidas sobre como montar uma cozinha que atenda às suas necessidades. Porque, como vimos, a escolha de equipamentos depende muito de negócio para negócio!

Locação ou compra de equipamentos para fast food

Agora, tendo em mente essa lista de equipamentos fundamentais para fast foods, lembre-se que você precisará contar também com os produtos certos. Só assim sua equipe poderá dar conta da rotina corrida desses restaurantes. Muitos proprietários se contentam com o mínimo necessário, negligenciando a qualidade de seu maquinário. Afinal, não é raro que a quantia prevista no orçamento para equipamentos seja insuficiente para suprir essa necessidade.

Contudo, existe uma opção bem melhor do que essa. As pessoas irão ao seu restaurante em busca de refeições agradáveis e rápidas. Não cumprir com essa exigência é um grande problema. Não gostamos de esperar – especialmente quando temos pressa. Então, caso não seja capaz de custear toda a variedade de equipamentos necessários e de alta qualidade para fazer o seu fast food funcionar do jeito certo, sempre existirá a opção da locação.

Dessa forma, você pode oferecer aos clientes um serviço rápido e de qualidade, sem esgotar o orçamento!