Fogão industrial: o que considerar antes de comprar

Fogão industrial: o que considerar antes de comprar

Raramente uma cozinha profissional poderia funcionar sem um fogão industrial. Existem muitos modelos e possibilidades disponíveis no mercado. E isso se deve, claro, à quantidade igualmente variada de tipos de cozinhas. Diferentes ambientes exigem equipamentos diferentes. E foi com isso em mente que preparamos esse texto, reunindo várias informações importantes para que você possa adquirir o fogão industrial ideal que atenda à necessidade da sua cozinha.

Fogão industrial de alta ou baixa pressão?

Alta pressão

  • Fogões industriais de alta pressão são mais potentes do que fogões de baixa pressão. Isso se deve ao fato de não possuírem reguladores de gás. Além disso, na maioria dos casos, o gás sai diretamente do botijão para o fogão. Consequentemente, a regulagem da intensidade da chama é mais complicada;
  • Costumam ser mais baratos do que fogões de baixa pressão;
  • São indicados para a preparação de frituras, já que a regulagem do calor nesse caso não é uma preocupação, ou para restaurantes de alta produção;

Baixa pressão

  • Aproveita-se melhor o uso de gás com fogões industriais de baixa pressão, já que eles possuem reguladores. Isso possibilita fazer um uso mais econômico do fogão;
  • É recomendado para casos em que a preparação dos alimentos deve ser feita mais cuidadosamente. Afinal, para isso a regulagem da chama é necessária. O resultado obtido com o fogão de baixa pressão é, portanto, superior.

Fogão industrial a gás, por indução ou elétrico?

fogão industrial

Imagem: Shutterstock

Gás

O fogão a gás é o fogão tradicional que se vê em grande parte das cozinhas. O gás é liberado por uma válvula que permite que controlemos a quantidade que será liberada. Assim, o tamanho da chama pode ser regulado. Quanto mais gás, mais calor. No caso de fogões de alta pressão, no entanto, isso não é possível.
Além disso, com o fogão a gás não há restrições quanto ao material da panela utilizada (como é o caso de um fogão que veremos a seguir). Esse fogões exigem, porém, algumas precauções para que acidentes sejam evitados. Como vazamentos de gás, queimaduras e incêndios. Então, tome as precauções necessárias para manter o ambiente sempre seguro.
Pensando nisso, os equipamentos da Topema possuem algumas medidas extras para dar mais segurança durante o manuseio do equipamento. Como isolantes térmicos e registro de acionamento de gás. Também garantimos que o consumo de gás seja o mínimo possível, sem deixar de manter o alto rendimento de queima.
Confira nossas linhas de fogões a gás:

Elétrico

Como o próprio nome indica, o fogão elétrico utiliza eletricidade para funcionar. Logo, ocupa menos espaço por não fazer uso de gás. Ele é prático e graças à sua superfície lisa a limpeza é feita com muito mais facilidade.
Apresenta um alto consumo de energia, mas isso é compensado pelo fato de ter um cozimento rápido e eficiente.

Indução

O fogão industrial por indução utiliza energia eletromagnética para gerar calor. O seu diferencial é que essa tecnologia permite que aqueçamos panelas e frigideiras diretamente. Isso é possível porque o campo eletromagnético gera correntes induzidas que, ao entrarem em contato com materiais especiais (panelas e frigideiras específicas), excitam as moléculas de ferro neles presentes. Isso significa que o calor é gerado na própria panela.
Nos outros tipos de fogão o calor é gerado por ele e transmitido para a panela. Por causa disso esse calor se espalha por todo o ambiente. Portanto, com a indução o calor não é desperdiçado ao se espalhar pela cozinha. E tampouco há riscos de queimaduras, choques elétricos ou incêndios. Apenas a panela é aquecida.
Suas vantagens são:

  • Mais rapidez: possui uma eficiência de 90%, o que traz mais rapidez para cozimento;
  • Mais seguro: superfície permanece fria fora do alcance de materiais com moléculas de ferro mesmo se o fogão estiver ligado;
  • Fácil de limpar: devido à sua superfície plana, assim como os fogões elétricos;
  • Economia: o calor não é desperdiçado e o cozimento é mais rápido.

Se deseja saber mais sobre o fogão por indução basta acessar outros de nossos blogs que trata do assunto com mais detalhes!
No entanto, trazendo todas essas vantagens, esse tipo de fogão industrial é um pouco mais caro do que as outras opções. Por isso, cabe a você balancear o seu orçamento e as necessidade do seu restaurante para optar pela melhor escolha. Não podemos esquecer que os outros modelos não deixam de ter também as suas próprias vantagens.

Quantidade de queimadores ideal

Queimadores são popularmente conhecidos como as “bocas do fogão”. Essa escolha dependerá das exigências da sua cozinha: o tamanho, o cardápio e a quantidade de pessoas que precisam ser servidas.

  • Dois queimadores: ideal para cozinhas menores que não possuem muito espaço. Mas fique atento ao seu cardápio. Se houver uma variedade grande de opções que exigem o fogão para serem preparadas, ter apenas dois queimadores pode ser um problema! Eles não irão dar conta;
  • Quatro queimadores: o tamanho tradicional costuma ser a opção da maioria das pessoas que estão abrindo um novo restaurante;
  • Seis queimadores: um fogão industrial com seis queimadores exige espaço, então são ideais para cozinhas grandes e com uma grande demanda de produção;

Felizmente, nossas linhas de fogões industriais oferecem diversas opções de tamanho para se adequarem aos diversos tipos de restaurante. Para que fique mais claro, as dimensões de nossos equipamentos são as seguintes:
Linha Premium 700:

  • 350x750x270mm (2 bocas);
  • 700x750x270mm (4 bocas);
  • 1050x750x270mm (6 bocas).

Linha Premium 800:

  • 400x800x320mm (2 bocas);
  • 800x800x320mm (4 bocas);
  • 1200x800x320mm (6 bocas).

Fogão industrial de Aço Carbono ou Inox?

Fogões de aço carbono costumam ser escolhidos pelo seu valor de investimento menor. No entanto, quando se pensa em um investimento inteligente e a longo prazo o fogão inox é sem dúvida a melhor escolha.
A pintura de fogões de aço carbono não costuma durar muito ainda que seja resistente. O ambiente da cozinha não favorece esse tipo de fogão. É um ambiente corrosivo devido à gordura, às temperaturas altas e ao uso constante do equipamento. Portanto, em pouco tempo esse fogão já teria de ser substituído.
Fogões de Inox, por outro lado, são resistentes à corrosão e possuem uma superfície lisa. Isso facilita bastante na hora da limpeza e da manutenção.

fogão industrial

Imagem: Shutterstock


Versáteis e confiáveis, nossas linhas profissionais são desenvolvidas para trabalhar com eficiência em operações de todos os tamanhos! Nossos equipamentos foram feitos para se adequarem ao que você precisa. Caso ainda esteja indeciso sobre qual fogão industrial comprar, entre em contato conosco. A equipe da Topema irá ajudar com qualquer dúvida que você possa ter. Envie uma mensagem no chat ao lado ou ligue para a gente: (11) 2134-7400 ou no whatsapp (11) 99902-2481.