Eficiência durante o trabalho: a importância do design das cozinhas de hotel

O projeto adequado para uma cozinha de hotel permite que os funcionários trabalhem com segurança, eficiência, rapidez e conforto. Mas não só isso: graças a um ambiente propício, os alimentos manipulados são preparados e servidos sem desperdício de tempo e esforço.

Por isso é imprescindível que o projeto preze por um layout que esteja de acordo com o fluxo de trabalho: de modo a contribuir para que tudo ocorra em um ritmo mais eficiente. Ou seja, sem que os membros da equipe se coloquem no caminho uns dos outros, ou que precisem se movimentar mais do que o necessário.

A importância de uma cozinha de hotel bem planejada

Quando alguém decide ter um negócio de food service, a escolha de design é um dos primeiros aspectos que precisam ser avaliados. Contudo, infelizmente, a maioria não chega a de fato considerar como a posição de cada equipamento, móvel ou parede é essencial. Isso acontece também nas cozinhas dos hotéis. Elas normalmente são “planejadas” sem uma finalidade funcional. Em outras palavras, as tarefas que serão executadas e os pratos que serão preparados não são levados em conta como deveriam.

Todo ambiente profissional possui requisitos operacionais que determinam como ele precisa ser pensado e colocado em prática. Sendo assim, devemos abandonar a ideia de que uma cozinha é apenas um espaço no qual precisamos colocar equipamentos para que possa começar a funcionar. É necessário entender como será a rotina de atividades do local e analisar o que essas atividades exigirão do espaço. Caso contrário, o design não pode ser bem planejado, e a rotina agitada não irá funcionar bem.

Ingredientes

Um dos pontos principais para planejar o design da cozinha de um hotel é o seu cardápio. É imprescindível estudar todos os itens contidos nele, assim como avaliar a preparação dos principais pratos. Foque especialmente nos ingredientes crus, que demandam uma atenção, cuidado e tempo maiores. Estudar esses itens inclui saber:

  • Como são adquiridos (frescos, congelados etc.);
  • Os requisitos de armazenamento (congelados, a seco, em prateleiras fechadas, abertas etc.);
  • As etapas de preparação;
  • Os intrumentos, espaço e equipamentos necessários para sua manipulação;
  • Como são mantidos após o cozimento.

Isso permite determinar o tipo de armazenamento, o espaço de preparação, os instrumentos, os equipamentos e o espaço de movimentação necessários. O que leva também a outra questão essencial: o ideal é que o design da cozinha do seu hotel seja feito por um especialista no assunto. Alguém que entenda sobre os dois ramos envolvidos. Como sabemos, não basta dizer onde fica o que, é preciso conhecer as necessidades de uma cozinha industrial. E mais especificamente: de cada cozinha industrial.

Assim, além de planejar bem o layout, poderão recomendar equipamentos adequados ao cardápio e à clientela. Por essa razão, a ajuda de quem trabalhará no espaço também é mais do que bem-vinda. Afinal, o maior objetivo é garantir um fluxo fácil em toda a área do restaurante, bem como no restante do hotel. Até porque os pedidos muitas vezes precisam ser entregues nos quartos e não no salão!

Aproveite e confira nosso blog ”5 dicas para o bom funcionamento da cozinha do seu hotel”. É um post muito útil para o planejamento da movimentação, entre outros pontos importantes.

Ventilação

Não podemos deixar de fora do planejamento da sua cozinha de hotel o bem-estar dos funcionários. Sem isso, não tem como esperar que eles sejam eficientes.

Um ponto bem importante nesse quesito é a ventilação. As cozinhas por si só são ambientes quentes. E isso se intensifica ainda mais quando estamos em um momento no qual as temperaturas não param de aumentar.

Sendo assim, é inviável planejar uma cozinha sem também planejar um excelente sistema de ventilação. Caso contrário, além do estresse, a equipe também pode ser afetada com problemas de saúde, tais como falta de ar, fadiga, dor de cabeça etc.

Sem contar que a falta de boa ventilação no local leva ao aumento de gordura. E ela acaba grudando nos equipamentos e demais instrumentos. Dessa forma, haveria também um trabalho adicional para remover esse tipo de sujeira — o que também demanda mais esforço.

Treinamento

Por fim, cabe lembrar que o treinamento também tem impacto no melhor desempenho dentro da sua cozinha de hotel. Com ele, é possível garantir que a equipe tenha o conhecimento e as habilidades necessárias para trabalhar no espaço planejado. Até porque de nada adianta preparar o layout ideal, com os equipamentos recomendados para cada tarefa, se os funcionários não sabem como utilizá-los.

Gostou do blog? Deu para perceber o quanto planejar uma cozinha profissional é algo que necessita ser muito bem pensado? Caso precise de ajuda, ou simplesmente queira esclarecer algumas dúvidas, entre em contato com a gente! A Topema tem uma longa experiência em ajudar a planejar cozinhas industriais de sucesso!