Compre Online Receba uma ligação

5 erros para evitar ao projetar uma cozinha de hotel

5 erros para evitar ao projetar uma cozinha de hotel

Uma cozinha de hotel bem projetada tem grande impacto sobre sua eficiência e sucesso. Mesmo as menores falhas de planejamento podem afetá-la em diversos aspectos, que com certeza afetarão também a satisfação do consumidor e os lucros do negócio. Neste blog, listamos 5 erros comuns que devem ser evitados. Veja a seguir!

1. Ignorar as necessidades de utilização do espaço

A utilização eficaz de um ambiente é uma consideração essencial ao se planejar um layout. O projeto de uma cozinha de hotel deve garantir que as tarefas diárias sejam realizadas com o mínimo de movimentação possível. Assim, funcionários podem fazer o que precisam com pouco deslocamento. Isso contribui para a não obstrução do fluxo de trabalho da cozinha e sua decorrente eficiência.

Mas não é raro que não seja dado o devido valor, por exemplo, a um armazenamento adequado e acessível, a uma área de preparação espaçosa o suficiente e a equipamentos bem posicionados. E o prejuízo dessa má distribuição é percebido só mais tarde, quando realizar alterações é mais difícil.

Para que tenha uma ideia, a falta de armazenamento adequado leva a um ambiente desorganizado — e não tenha dúvidas que isso afeta a eficiência da equipe. Além do mais, também colabora para que ferramentas fiquem espalhadas e expostas a danos de má conservação.

Outro bom exemplo são as cozinhas pequenas. Aqui é imprescindível saber usar não apenas o chão, mas as paredes, assim como contar com equipamentos multifuncionais. A falta de espaço livre pode, inclusive, gerar obstáculos, seja de carrinhos, que são bastante utilizados em cozinhas de hotel, ou simplesmente de pessoas. Criando, com isso, o cenário perfeito para acidentes.

A demarcação de zonas de trabalho pode ser feita de diferentes maneiras, mas não pode ser feita arbitrariamente. E sim de acordo com as necessidades da cozinha do seu hotel. Tanto para facilitar o processo de preparação quanto para facilitar a movimentação da equipe, evitando colisões e caos desnecessário.

Acesse o blog ”Qual layout de cozinha industrial é o ideal para o seu restaurante?” para compreender melhor como cada layout afeta a cozinha do seu hotel.

2. Priorizar determinadas zonas da cozinha do hotel

O segundo erro para se evitar na cozinha do seu hotel é um desdobramento do primeiro. Vamos prestar um pouco de atenção nas estações de lavagem para que possamos entender realmente as consequências de um ambiente mal planejado.

Essas zonas são extremamente importantes para a higienização dos alimentos. Porém, ao considerar a distribuição de espaço, muitos se preocupam demais com as áreas de cozimento ou preparação. Até porque quando pensamos em um estabelecimento que serve comida, pensamos principalmente em como os pratos serão feitos.

Mas a limpeza dos alimentos não pode ser negligenciada! Caso a estação de lavagem seja mal planejada, o risco de contaminação aumenta. Não só porque a higienização do alimento não recebe a atenção necessária, mas porque o risco de respingos cresce e o espaço ao redor, incluindo as outras seções, se tornam anti-higiênicas!

E estamos falando só das estações de lavagem. Pense que cada uma das zonas é igualmente importante!

3. Não prezar por equipamentos de qualidade e que facilitam a rotina

Selecionar bem os equipamentos da cozinha do seu hotel é indispensável para conseguir o desempenho, a eficiência e a praticidade necessários para alcançar os resultados esperados. Isso, obviamente, só pode ser obtido por meio de produtos de qualidade.

É graças a esses equipamentos que seu negócio pode entregar pratos mais saborosos, feitos com maior rapidez e, claro, fazendo uso de uma quantidade menor de recursos. Isso mesmo: equipamentos de fornecedores confiáveis e que buscam manter suas tecnologias atualizadas propiciam consistência, eficiência e custos operacionais mais baixos.

Selecionar equipamentos de baixa qualidade atrapalha o fluxo de trabalho, prejudica o resultado final dos preparos e leva também a custos altos de manutenção ou mesmo prováveis substituições.

Além disso, é inteligente considerar equipamentos que possam realizar múltiplas tarefas. Como os fornos combinados, que podem fritar, cozinhar no vapor, assar etc. Tudo isso em pouco espaço. Outro equipamento valioso é o fogão por indução, que, além de ser mais seguro, proporciona um ambiente mais agradável, reduzindo também os custos com ventilação.

4. Descarte impróprio de lixo

A gestão de lixo é sempre um grande problema para as cozinhas de hotéis. Especialmente de lixo orgânico. Já que com o tempo ele passa a cheirar mal, atraindo também visitantes indesejados. Por isso, o que se tende a fazer é deixar a área de descarte longe da cozinha. Mas não deve ser assim. As áreas de descarte devem ficar próximas. Já que isso reduz significativamente a movimentação e o trabalho necessário para transferi-lo.

Um descarte de lixo eficaz, com uma separação adequada e armazenamento correto, ajuda a manter a higiene e eliminar o cheiro ruim. Além disso, existe um método bastante eficaz para a gestão de lixo orgânico, que evita todos os problemas e ainda traz benefícios. Você pode descobrir tudo sobre isso acessando este blog! Não perca.

5. Refrigeração ineficiente

Uma refrigeração ineficiente resulta no desperdício de alimentos, o que pode levar a problemas bastante sérios. Tanto por causa da saúde do consumidor, que pode consumir alimentos impróprios, quanto por causa das multas referentes à segurança alimentar.

Mas isso não é tudo. Se você adquirir mais equipamentos do que deve, para não correr o risco de faltar armazenamento, eles ocupam um excesso de espaço que, como já sabemos, é precioso. Sem contar que a conta de energia será, sem dúvida, mais cara. Ou ainda, esses equipamentos acabarão caindo em desuso.

Mais uma vez te convidamos a conferir outro de nossos blogs, no qual mostramos diferentes tipos de refrigeradores, com diferentes funções! Isso pode te ajudar a selecionar com maior eficiência.

Esperamos que este blog tenha oferecido a você informações valiosas sobre como gerenciar a sua cozinha de hotel.

X