Cocção por indução: tecnologia que garante eficiência e segurança

Cocção por indução: tecnologia que garante eficiência e segurança

Muitas pessoas só conhecem fogões elétricos ou a gás. Mas a cocção por indução é um tecnologia que já está a algum tempo no mercado e que merece mais atenção. Afinal, ela oferece muitos benefícios, sem vários dos inconvenientes dos outros tipos de cocção. Um chefe profissional sabe bem que o gás sempre superou os fogões elétricos no Brasil. Mas dessa vez é diferente. A cocção por indução é, de forma geral, um fogão elétrico. Já que precisa da energia para funcionar. Mas a indução funciona de um jeito bem diferente e tem uma eficiência superior ao fogão a gás. E essa é apenas uma de suas vantagens.

Cocção por indução: como funciona?

A indução é única porque utiliza energia eletromagnética para aquecer diretamente panelas e frigideiras. Os fogões a gás e elétricos, por outro lado, aquecem indiretamente. Isso significa que o calor, assim como para a panela, também é direcionado para todo o equipamento e para o ambiente.
Mas como a cocção por indução consegue aquecer apenas a panela? Um campo eletromagnético é criado através da energia empregada em uma série de ímãs dentro do equipamento. Esse campo eletromagnético excita as moléculas de ferro presentes em uma panela. É isso que gera o calor. Portanto, a não ser que haja uma panela sobre o equipamento, ele não irá aquecer. E mesmo que, por exemplo, você coloque o dedo sobre o fogão, perto da panela, no mesmo instante em que ela estiver sendo aquecida, você não irá sentir o calor diretamente no seu dedo. Muito menos se queimar. Afinal o seu dedo não possui moléculas de ferro para produzir o calor.

cocção por indução

Imagem: Shutterstock


Por isso, é necessário escolher as panelas e frigideiras corretas para o adequado funcionamento da cocção por indução. Nada de vidro, cobre, cerâmica ou alumínio. A panela precisa ser feita em materiais magnéticos. Como ferro fundido ou aço inoxidável.
Agora já sabe por que a cocção por indução é tão eficiente: o calor não é desperdiçado. Ele é direcionado exatamente para a superfície desejada. A indução é capaz de fornecer cerca de 80 a 90% de sua energia eletromagnética para a comida na panela. Isso significa que essa tecnologia não apenas aquece muito mais rápido, mas o seu controle de temperatura também é muito mais preciso.

Vantagens da cocção por indução

Mais rápido

A sua eficiência é de 90%. Enquanto que no fogão a gás é de 60% e no elétrico é de apenas 40%. Isso significa maior rapidez no cozimento. A cocção por indução te dá o dobro de velocidade. Como vimos, a energia é transferida diretamente para o interior do panela. Em cozinhas profissionais de restaurantes, por exemplo, rapidez é essencial. Afinal, tempo é dinheiro.

Mais seguro

A cocção por indução é muito mais segura. Ao ligar o fogão, sua superfície permanece fria em contato com materiais que não possuem moléculas de ferro. O risco de acidentes por queimaduras diminui de maneira significativa. Afinal, o calor é direcionado para a panela apenas. E isso também quer dizer que não há transferência de calor para o ambiente. O que traz muito mais conforto na hora de fazer o que você gosta: cozinhar.

Mais fácil de limpar

A superfície de fogões por indução são planas. Nada de componentes de difícil limpeza. Basta usar o pano úmido e a superfície será limpa rapidamente.

Econômico

A cocção por indução cozinha com muito mais eficiência. Disso já sabemos. Mas o seu alto rendimento térmico também resulta num baixo consumo de energia elétrica. Quando se usa essa tecnologia, a energia consumida é direcionada para onde você quer: a panela.
Em outros fogões, o calor se dispersa e é perdido. Consequentemente, no caso do fogão elétrico, você vai precisar de mais energia para fazer o mesmo trabalho. Em um período maior de tempo. Com o fogão a gás não é diferente. Afinal, ele precisa de gás para funcionar.
Além disso, quando você remove a panela da superfície do fogão por indução, ele entra imediatamente em modo de espera. Por isso, não há desperdício de energia.

cocção por indução

Imagem: Shutterstock


Quer levar essas inovações para a sua cozinha industrial? Conheça a nossa linha de equipamentos por indução. A Topema sempre busca soluções que levem qualidade e economia até você. Entre em contato conosco para saber mais: (55) 11 2134.7400 ou (11) 99902-2481 (whatsapp).