Compre Online Receba uma ligação

Etapas de criação de um projeto de cozinha industrial

Etapas de criação de um projeto de cozinha industrial

Na hora de abrir um restaurante, nada impede que você planeje tudo por conta própria. A cozinha, o salão e tudo mais que o estabelecimento precisar. Afinal, não é como se existisse muito segredo, não é mesmo?

É só ter o espaço necessário para cada equipamento, utensílio, funcionário, cliente… O que pode dar errado?

É melhor falarmos isso desde o começo: as coisas não são tão simples assim. Você pode até fazer seu próprio projeto de cozinha industrial e então abrir um negócio. Mas as chances de as operações diárias não funcionarem muito bem são altíssimas. A não ser que você seja um especialista no assunto, é fácil tomar uma decisão errada, prejudicando bastante o seu negócio .

Uma cozinha comercial é um espaço bastante agitado, cheio de pessoas e tarefas que precisam ser cumpridas. Isso significa que é preciso analisar cada detalhe para que o fluxo de trabalho seja o melhor possível. Caso contrário, o caos pode tomar conta de seu espaço.

Que tal entendermos tudo isso um pouco melhor? Vejamos a seguir quais são as etapas de criação de um projeto de cozinha industrial e o que se leva em conta em cada uma delas!

Diferentes necessidades, diferentes soluções

Antes de mais nada, precisamos pensar que existem muitos tipos de cozinhas industriais. Elas podem estar em um hotel, em um hospital, em uma escola, em um estabelecimento em plena Avenida Paulista, ou em uma lanchonete na esquina de um bairro familiar. Isso quer dizer que, além de cada uma delas atender a um público diferente, em uma demanda diferente, também podem estar focadas em tipos de alimentos diferentes!

Um fast food não tem as mesmas necessidades de design que um restaurante sofisticado, por exemplo. Em um fast food, tudo precisa ser rápido. E o mesmo não acontece em negócios que trabalham com comida requintada.

Além disso, os m² disponíveis nunca são os mesmos entre os diferentes tipos de cozinha profissional. Mas você sempre precisará acomodar tudo, da maneira certa, independente se o espaço for grande ou não. Em um ambiente pequeno é preciso pensar em tudo com ainda mais cuidado. Aqui, as paredes, por exemplo, são vistas como aliadas essenciais!

Sequência de planejamento de projetos de cozinhas industriais

Descoberta

Nessa etapa a equipe responsável pelo projeto visitará o espaço em que ficará a cozinha. Eles coletarão informações necessárias para incorporar no desenho do novo lugar todas as necessidades do projeto!

Briefing

Mas quais são essas necessidades no projeto de sua cozinha industrial? Já percebemos que isso varia conforme o tipo de cozinha e é responsabilidade do proprietário do local fornecer à equipe de projeto todas as informações a respeito do empreendimento.

É imprescindível que já se saiba exatamente o tipo de comida que será preparada e a maneira como o serviço será prestado, entre diversos outros detalhes do empreendimento.

Design do projeto

Chegou a hora em que a equipe realiza o projeto da cozinha industrial, a partir das informações coletadas e recebidas.

Nessa etapa, é preciso considerar todas as seções que compõem uma cozinha: armazenamento, refrigeração, higienização, preparação, cocção, distribuição etc. É preciso considerá-las e combiná-las com as necessidades do estabelecimento,

Essas seções precisam ser muito bem dispostas pelo ambiente, de modo a facilitar o fluxo de trabalho. Dependendo do tipo de comida e serviço prestado, essa disposição muda por completo.

Um layout em ilha, por exemplo, onde uma seção fica ao centro, sendo rodeada pelas demais, é perfeita para uma lugar que precisa de um centro de comando (o chef) e uma boa comunicação entre a equipe.

Mas existem cozinhas em que tudo se posiciona nas paredes, enquanto o centro fica livre. As possibilidades são muitas, então precisamos agir com inteligência!

Quer saber um pouco mais sobre layouts? Clique aqui para conhecer mais sobre sua importância e principais tipos!

Há muito para pensar quando se faz o design de uma cozinha profissional. Daí a importância de um especialista. Afinal, quando se é especialista em algo, se dispõe de um olhar muito mais atento ao que de fato importa!

No processo de fazer um projeto de cozinha industrial, deve-se garantir o design mais efetivo para o tipo de negócio no espaço disponível. Isso, levando em conta todos os componentes e equipamentos necessários, bem como o fluxo de trabalho da equipe. Só assim podemos ter certeza de que os funcionários trabalharão confortavelmente e evitamos estresses.

Está convencido sobre seu próximo passo? Seja ele qual for, entre em contato com a Topema. Nós podemos te ajudar com as melhores soluções para o seu negócio, inclusive quando se trata do seu projeto.

X