Compre Online Receba uma ligação

Cozinha industrial pequena: aproveitando pequenos espaços com grandes ideias

Cozinha industrial pequena: aproveitando pequenos espaços com grandes ideias

Há muito no que se pensar quando planejamos abrir um restaurante. E um dos pontos mais importantes é a cozinha, sem a menor dúvida. Afinal, ter o espaço ideal, onde você possa preparar o melhores pratos para a sua clientela é mais do que fundamental para o seu sucesso. É a alma do negócio. E seria perfeito contar com um lugar amplo e confortável, para fazer tudo o que precisa sem preocupação, certo? Mas, se os seus planos incluem uma cozinha industrial pequena, saiba que ter um ambiente comercial completo é definitivamente possível!

Neste blog, nós vamos dar algumas dicas para que você possa ter sua cozinha industrial pequena perfeita. Você só precisa usar o espaço com sabedoria!

Estratégias de design

A escolha de design é essencial para valorizar sua cozinha industrial pequena. É assim que você pode optar pela disposição de equipamentos e móveis que melhor permite a locomoção dentro do espaço apesar de ele ser limitado.

As estratégias de design mais utilizadas em cozinhas comerciais são 3. Vamos conhecer cada uma delas:

Ao longo das paredes

Nesse design tudo é posicionado ao longo das paredes e o espaço de trabalho é dividido em diferentes zonas. Ou seja: uma zona de preparação, uma de lavagem, uma de armazenamento etc. Isso possibilita aumentar o fluxo de trabalho. Então lembre-se de ordenar as zonas de modo a contribuir para esse fluxo.

Linha de montagem

O design no estilo das linhas de montagem são pensados para restaurantes especializados na preparação de muitos alimentos do mesmo tipo. Além de, é claro, prezar por um serviço realizado com maior rapidez.

Para isso, a organização é geralmente feita em uma “linha”, começando com os equipamentos de preparação da comida em uma extremidade e terminando com os equipamentos de preparação final do prato na outra. Assim a montagem avança de forma prática em direção ao seu destino final.

No caso das cozinha industriais pequenas, nem sempre é possível montar essa “linha” de equipamentos. Mas isso não é um problema já que a disposição também pode ser feita em círculo de acordo com o espaço.

Centro da cozinha

A última opção de design consiste em uma variação das cozinhas de montagem e de zona. Nele se utiliza tanto o centro da cozinha quanto o seu perímetro. Por isso acaba sendo necessário um espaço um pouco mais amplo.

Os equipamentos colocados no centro são os de uso principal. O perímetro é destinado para zonas de trabalho menos importantes, como o armazenamento por exemplo. Assim se obtém um fluxo circular.

Use o espaço vertical da sua cozinha industrial pequena

Uma dica preciosa para toda cozinha pequena, seja ela industrial ou não, é saber tirar proveito das paredes da melhor forma possível. Afinal, fazendo uso dela, você não ocupa nada do que tem disponível no chão. E nós sabemos que é um espaço valioso demais (e escasso).

Então coloque nelas armários suspensos, ou equipamentos, como os micro-ondas. As prateleiras também são uma ótima ideia. Desse jeito, o espaço de trabalho vai ficar mais agradável e confortável para todos.

E por falar em utilizar o espaço com mais inteligência, existem também diversos modelos de equipamentos que são feitos para ocupar a menor quantidade de espaço possível. Sem falar nos móveis moldáveis, que se adequam ao que você tem. Então fique tranquilo que é possível fazer a sua cozinha parecer mais ampla do que ela realmente é! Se quiser saber mais sobre isso, vem dar uma conversada com a gente. Nós te contamos tudo!

A experiência de um engenheiro ou um arquiteto pode ser decisiva

Contar com um profissional experiente, que saiba exatamente como enxergar além do espaço que você tem disponível, pode fazer toda a diferença. A visão de um profissional é treinada para encontrar e criar projetos ideais para o seu espaço, assim como para você. Eles sabem o que fazer para facilitar a comunicação entre os funcionários do seu estabelecimento, assim como facilitar o trabalho! Desse modo, nada é deixado de lado.

Então, se estiver em dúvida se consegue ou não dar conta de tudo sozinho, é melhor ter a ajuda de quem sabe como pôr em prática o que você tem em mente!

Nós sabemos, no entanto, que nem sempre temos a sorte de encontrar profissionais confiáveis. Então vamos deixar aqui uma sugestão nossa: Erlise Tancredi, a arquiteta com a qual trabalhámos já há muitos anos. Ela é especializada em projetos para cozinhas industriais! Não perca a oportunidade de dar o pontapé inicial perfeito para os seus sonhos.

Boa sorte!

X