5 erros comuns para evitar em projetos de cozinha industrial

Antes de abrir um restaurante é muito importante planejar bem o projeto da cozinha industrial. E mesmo que conte com a ajuda de um especialista no assunto (e isso é o ideal), você também deve conhecer alguns pontos fundamentais. Nesse sentido, acompanhe neste blog 5 erros comuns que devem ser evitados em projetos de cozinhas profissionais!

1. Ignorar o fluxo de trabalho e a segurança

Um projeto de cozinha industrial que valoriza a beleza é sem dúvidas tentador. Mas se a beleza não for combinada com um design que valorize a segurança e o fluxo de trabalho, assim que o restaurante abrir as portas, a estética será facilmente engolida pelo caos do dia a dia.

Cozinhas profissionais não param. É necessário agilidade e fluidez para que sejam capazes de lidar com a demanda de pedidos e a movimentação de funcionários. O layout do ambiente precisa prever tudo isso. Até mesmo porque a segurança da equipe depende desse cuidado: caso a movimentação não seja livre de obstáculos, é fácil esbarrar em equipamentos quentes ou coisa pior.

Confira nosso blog sobre ”Qual layout de cozinha industrial é o ideal para o seu restaurante?” para se aprofundar no assunto!

2. Não se preocupar com a ventilação

Cozinhas comerciais são espaços quentes. Trabalhar em um local desse tipo sem que exista uma ventilação adequada, afeta o bem-estar de qualquer um. E é impossível esperar que funcionários sejam eficientes sob tais condições.

Além disso, a ventilação também é responsável por lidar com a fumaça e a gordura que se acumulam facilmente em cozinhas. Sem ventilação, a saúde das pessoas que circulam na área é inevitavelmente comprometida. Também não deixe de considerar que a fumaça precisa ir para algum lugar: e é bastante provável que ela acabe encontrando um caminho livre para o salão onde estão os clientes.

Assim sendo, é imprescindível desenvolver um projeto de cozinha industrial que combine conforto e produtividade. No fim, deixar qualquer desses aspectos de fora significa prejudicar o funcionamento geral do negócio.

3. Usar materiais de construção inadequados

Esse tópico não diz respeito à importância de escolher materiais de qualidade, ainda que esse também seja um ponto essencial para um bom projeto de cozinha industrial. Estamos nos referindo, antes disso, ao tipo de material propriamente dito.

Pensemos, por exemplo, no piso que uma cozinha deve ter. Um piso liso sempre resultará em quedas. Um antiderrapante, por outro lado, é muito mais preferível — e seguro! Outras características, ainda sobre os pisos, dizem respeito à facilidade de limpar e a sua resistência ao calor. No dia a dia, esses detalhes fazem toda a diferença.

Para mais dicas como essa, visite nosso blog ”Quais as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial”!

4. Instalar estações de lavagem pequenas

Uma cozinha profissional é composta por diversas zonas. Dentre elas, a estação de lavagem. Porém, ao projetá-la, muitos designers podem negligenciá-la por se dedicarem demais à área de cozimento, por exemplo. O resultado é uma tonelada de pratos e panelas sujos sem lugar para serem colocados, e muito menos lavados.

Tendo isso em mente, é fundamental pensar em cada uma das zonas com o devido cuidado. Tente prever a quantidade de pratos, copos, panelas, talheres, bandejas etc. que serão usados e dedique os metros² adequados para a lavagem de cada um deles.

5. Ignorar o descarte e a reciclagem de lixo

A produção de lixo em estabelecimentos de food service faz parte da rotina. Por isso mesmo que devemos pensar na quantidade que será gerada, assim como em um lugar apropriado para colocar esses resíduos. Se não fizermos isso, o espaço terá lixo onde não deveria, o que traz sérias consequências.

Porém, vale dizer que o lixo orgânico merece um tratamento especial. Não é à toa que sua gestão dá tanta dor de cabeça aos proprietários de restaurante. Caso queira dicas a esse respeito, acesse nosso blog sobre Sustentabilidade e economia com a Recicladora de Resíduos Orgânicos da Topema! Você perceberá como a rotina diária será muito mais fácil, além de existirem muitos outros benefícios.

Gostou das dicas? Não hesite em falar com a gente para tirar quaisquer dúvidas!