Compre Online Receba uma ligação

Como melhorar o fluxo de trabalho em uma cozinha industrial

Como melhorar o fluxo de trabalho em uma cozinha industrial

Uma cozinha industrial é um ambiente movimentado. Caso não seja bem organizada, ela pode, facilmente, virar um caos. E isso não é algo que você desejaria para o seu negócio. Ainda mais porque a rapidez na preparação dos pedidos é essencial para satisfazer a clientela. Sem contar que a confusão pode tornar o espaço propício a acidentes de trabalho!

Por isso, confira a seguir algumas dicas para melhorar o fluxo de trabalho da cozinha do seu restaurante, permitindo, assim, que seus chefs sejam eficientes e produzam alimentos com alto padrão de qualidade.

Reduza a movimentação dos funcionários durante as tarefas

Algo que contribui para dificultar a organização de uma cozinha industrial é quando os funcionários precisam se deslocar de um lado a outro do espaço para realizar uma única tarefa. Sendo assim, quando você decide por separá-los em zonas, considerando quais equipamentos são necessários para cada tipo de preparação, é possível agrupá-los de maneira mais eficiente.

Você pode conferir as diferentes opções de zona em nosso blog sobre como aproveitar pequenos espaços.

Dessa forma, a movimentação ganha um fluxo melhor e ninguém atrapalha ninguém. Além disso, se os equipamentos e demais móveis tiverem um design modular, isso pode ajudar em uma melhor distribuição. Assim podem se adequar ao espaço disponível!

Crie passagens claras na sua cozinha industrial

Porém, é inevitável que haja movimentação por mais que a cozinha seja organizada em zonas. Desse modo, se pergunte: quando os funcionários precisam, por exemplo, ir dos refrigeradores até a dispensa, eles possuem passagem livre para isso? Eles precisam se esquivar? Ou esbarram em equipamentos? Ou por acaso atrapalham os demais durante esse percurso?

Isso não é apenas contra-produtivo, mas também é perigoso. Escorregões, tropeções ou queimaduras são grandes riscos em uma cozinha industrial. E normalmente são causados por cabos se arrastando por onde não deveriam. Ou por pisos irregulares. Ou devido a equipamentos mal posicionados.

Assim, se você localizar e remover obstruções pelo caminho, não só tornará o ambiente de trabalho mais seguro, como também mais eficiente.

Planeje sua cozinha industrial com eficiência desde o começo

É improvável que você seja capaz de projetar um bom layout de cozinha industrial por conta própria. Mesmo quando se tem bastante experiência com restaurantes. Por isso, é importante contar com a ajuda de um especialista desde o início para que seu estabelecimento possa funcionar com um bom fluxo. Sendo também sempre seguro para toda a equipe poder trabalhar.

Caso não saiba como procurar por um profissional confiável, é só entrar em contato com a gente que nós te ajudamos!

X