Quais as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial?

Quais as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial?

Um bom projeto de cozinha industrial deve considerar vários fatores para que sejam eficientes, sejam eles gerais ou individuais. Quando pensamos no design devemos ter em mente uma estrutura que possibilite um fluxo adequado de trabalho. Os equipamentos, por outro lado, devem ser selecionados de acordo com as necessidades do seu negócio. Já outras características como o material escolhido para compor o piso, as paredes, ou os próprios equipamentos, também são fundamentais quando consideramos a limpeza do ambiente!

A gente fez um blog pensando em todos esses detalhes. Confira a seguir as melhores tendências de projetos para cozinhas industriais!

Projeto para cozinha industrial: Pisos

Vamos começar conhecendo os melhores pisos para a cozinha do seu estabelecimento. Quando selecioná-lo, tenha em mente as seguintes características:

  • Resistente: lembre-se que esse ambiente deve estar sempre limpo, então o piso deve ser capaz de resistir a limpezas diárias e ao uso de desinfetantes. Além disso, o tráfego é intenso – apenas um piso resistente será capaz de tolerar tamanho fluxo;
  • Impermeável e antiderrapante: uma cozinha sempre estará sujeita à presença de substâncias escorregadias como gorduras, óleos, ou mesmo detergente;
  • Liso: a limpeza é diária então é importante que seja facilitada.

Dito isso, o piso de cerâmica é a opção mais recomendada para o projeto da sua cozinha industrial se considerarmos sua relação custo-benefício!

Paredes

Todos os aspectos vistos referentes aos pisos servem também para as paredes: resistentes, lisas e impermeáveis. Portanto, o revestimento de cerâmica é mais uma vez recomendado. Use-o por toda a extensão da parede e preze também por ângulos arredondados em seu contato com o chão e o teto. Além disso, a luz do ambiente são melhores refletidas em cores claras. Então, dê preferência a elas também.

Forros ou tetos

A escolha de forros ou tetos específicos também é importante. Confira o que você deve ter em mente ao selecionar o material para a sua cozinha:

  • Resistência a bolor, mofo, bactérias e arqueamento;
  • Lavável;
  • Acabamento liso e impermeável;
  • Durabilidade, tornando-o imune a goteira, umidade, vazamento e rachaduras.

Dê prioridade a forros com alto índice de reflexão de luz. Assim como as paredes claras, isso ajuda a iluminar o ambiente. Além disso, caso sua laje seja de concreto, tenha certeza de que será rebocada com pintura PVC ou esmaltada.

projeto cozinha industrial

Imagem: Shutterstock

Equipamentos necessários para uma cozinha industrial

Cada restaurante é único e vai precisar de equipamentos que atendam a requisitos específicos, tais como os tipos de alimentos preparados e o espaço disponível.

Em qualquer dos casos, porém, as superfícies de preparação, as prateleiras de armazenamento e todos os demais ítens de uma cozinha profissional devem ser de materiais lisos, próprios ao contato com alimentos, assim como facilmente laváveis e desinfetados.

Os fogões industriais, por exemplo, geralmente são pensados de maneira a evitar junções que acumulam alimentos. Possuir cantos arredondados também é uma ótima característica que facilita bastante a limpeza.

A conclusão a que chegamos então é que superfícies lisas, sem fendas ou buracos que facilitem o acúmulo de bactérias, são características ideias para um bom projeto de cozinha industrial. O aço inoxidável é o material mais recomendado justamente por atender a todas às exigências de um ambiente limpo e livre de contaminações.

A cozinha contemporânea é fácil de limpar e tem aparência profissional!

Iluminação

Manter o ambiente com uma iluminação uniforme impede que sua cozinha seja tomada de cantos escuros, sombras, contrastes ou ofuscamentos que atrapalham os resultados e a rotina de trabalho.

Além disso, uma iluminação inadequada pode, por exemplo, distorcer as características sensoriais dos alimentos. Por isso, utilize luzes brancas sempre.

Não se esqueça também de levar a ventilação em conta no seu projeto de cozinha industrial. Uma ventilação apropriada deve ter comunicação com a área exterior.

Design e fluxo de trabalho

O seu projeto também deve considerar previamente como o tráfego fluirá na sua cozinha industrial: do fornecimento até o preparo da comida e sua lavagem. Mapear a cozinha com cada uma das etapas em mente minimiza erros básicos. O design da cozinha terá um peso grande sobre como as pessoas se deslocam e o quão fácil e confortavelmente fazem isso.

O objetivo é fazer uma distribuição de espaço e equipamentos adequada para que toda a equipe possa desempenhar sua função normalmente – e com eficiência – sem interferir no trabalho dos demais.

projeto cozinha industrial

Imagem: Shutterstock.

As melhores tendências de projetos para cozinhas industriais são, portanto, aquelas que trazem praticidade, eficiência e a melhor refeição para os seus clientes!

Depois de ler este post, você pode estar se perguntando como poderá começar a pensar em tudo isso. É por isso que temos um blog completo preparado para você com muitas informações sobre como montar uma cozinha industrial do 0 ao 100%! Lá você vai encontrar mais detalhes sobre qual design seria o ideal para o seu negócio, bem como uma lista completa de equipamentos! Falamos até mesmo das exigências legais. Então não deixe de conferir!

Montar uma cozinha industrial exige um planejamento complexo, com projetos e pesquisas. Mas o fato de você já contar com todas essas informações já é um grande passo – e um bem importante por sinal! Então, tenha certeza de sempre pensar em todos os detalhes para garantir o seu sucesso.