Cocção: qual o melhor fogão industrial para seu restaurante?

Cocção: qual o melhor fogão industrial para seu restaurante?

Os fogões industriais são parte essencial de uma cozinha profissional. Porém, escolher o melhor equipamento não é tão fácil quanto se pode imaginar. Afinal, existem diferentes tipos de fogões, cada um deles ideal para os mais diversos tipos de restaurantes.

Qual o melhor fogão industrial para a sua cozinha? Neste blog reunimos informações sobre os 3 principais tipos de fogões que podem ser bastante úteis na hora da escolha. Confira com a gente:

Fogão industrial a gás, por indução ou elétrico?

Gás

O fogão a gás é aquele que vemos em grande parte das cozinhas. Ele faz uso de uma válvula, pela qual libera o gás de acordo com a necessidade. Assim, o tamanho da chama pode ser controlado, de modo a prezar pela qualidade da comida.

Nesse tipo de fogão, não existem restrições quanto ao material da panela a ser utilizado, como é o caso de outros equipamentos. Mas é importante ficar atento, pois o uso do gás e do fogo demandam a tomada de precauções para que acidentes e vazamentos sejam evitados.

Elétrico

O fogão elétrico demanda eletricidade para funcionar. Por isso, ocupará menos espaço na sua cozinha. Além disso, seu design de superfície lisa torna-o bastante prático no momento da limpeza. Mas todos sabemos que a energia elétrica custa caro e esse tipo de fogão consome bastante, ainda que isso seja compensado pela sua rapidez e eficiência.

Indução

O fogão industrial por indução gera calor através da energia eletromagnética. Tendo, por isso, como grande diferencial o aquecimento direto das panelas. Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que seu campo eletromagnético gera correntes induzidas que, em contato com panelas e frigideiras de materiais específicos, excitam suas moléculas de ferro. Dessa forma, o calor não é transmitido pelo fogão, mas gerado na própria panela. Sem que ele se espalhe pelo ambiente.

Suas vantagens são:

  • Rapidez: tem uma eficiência de 90%;
  • Seguro: ainda que o fogão esteja ligado, apenas os materiais com moléculas de ferro esquentam e somente quando em contato direto com o equipamento. Não há riscos de queimaduras, incêndios ou choques elétricos;
  • Limpeza fácil: por causa de sua superfície plana;
  • Economia: não há desperdício de calor e o cozimento é mais rápido.

Contudo, por reunir todas essas vantagens, o fogão industrial por indução tem um custo mais elevado do que os outros equipamentos.

Então, quando for escolher, é importante que você analise com cuidado o seu orçamento, junto da necessidade do seu estabelecimento, para que assim, possa chegar na melhor opção possível. Visto que outros modelos também possuem seus próprios benefícios!