Compre Online Receba uma ligação

Fogão industrial a gás: prós e contras

Fogão industrial a gás: prós e contras

O fogão é certamente um dos componentes mais importantes de uma cozinha. Não só por ser essencial no preparo de grande parte dos alimentos, mas também porque o tipo de produto escolhido determinará também o nível de quantidade e qualidade da produção. Existem muitos modelos diferentes disponíveis. Por isso, neste post falaremos das vantagens e desvantagens do tipo mais tradicional dentre eles: o fogão industrial a gás. Confira:

Prós do fogão industrial a gás

Aquece rapidamente

O fogão industrial a gás depende do gás natural ou propano para funcionar. O equipamento faz uso de válvulas: a principal – a partir da qual flui o gás liberado -, e as demais válvulas de queima, localizadas nas bocas do fogão e para as quais o gás é conduzido. A função dessas válvulas é regular a quantidade de gás liberado por meio de um botão de controle.

Assim, já podemos perceber aqui a primeira vantagem do fogão industrial a gás. Com ele, você pode controlar a chama facilmente: quanto mais gás for liberado, maior será o calor e o aquecimento para o cozimento.

O gás

Ao contrário dos fogões elétricos que dependem do uso de energia, o fogão a gás faz uso, claro, do gás. Seja qual for a opção escolhida, o gás natural ou propano, você não precisará se preocupar com altos custos decorrentes do uso de energia elétrica. A economia a longo prazo é bastante significativa.

Além disso, caso falte energia, o problema é resolvido rapidamente com o uso de fósforos ou isqueiros!

Versatilidade

O fogão industrial a gás faz uso de chamas para aquecer os recipientes utilizados durante o preparo. Então não há restrição: qualquer tipo de panela poderá ser usada. Isso não acontece quando se faz uso dos fogões por indução, que precisam de panelas feitas de um material específico.

Contras do fogão industrial a gás

Difícil de limpar

Esses equipamentos não possuem uma superfície lisa, o que impossibilita a limpeza imediata e sem dificuldades. Para realizar uma limpeza completa, é necessário retirar as grades pesadas de ferro, assim como os queimadores, que ficam posicionados sobre o fogão. Por essa razão, o fogão elétrico e por indução são bem mais práticos nesse quesito.

Segurança

Apesar do gás ser uma opção mais barata se comparada à eletricidade, ele demanda algumas precauções. O escape de gás pode ser tóxico, tornando-se também extremamente perigoso caso entre em contato com qualquer fonte de energia. Então é muito importante que se tenha instalado algum tipo de um sensor na sua cozinha industrial, de modo a identificar possíveis vazamentos que possam causar acidentes graves.

Fogão industrial a gás

Imagem: Shutterstock

Caso ainda esteja precisando de mais informações antes de realizar a sua compra, acesse nosso blog sobre o que considerar antes de adquirir um fogão industrial, seja ele a gás ou não!

X