Checklist: Equipamentos para restaurante

Checklist: Equipamentos para restaurante

Ter uma cozinha completa para seu restaurante vai ficar mais fácil depois deste texto. Fizemos uma lista com equipamentos para restaurante que são imprescindíveis para sua cozinha.

Confira abaixo tudo o que sua cozinha deve ter:

Equipamentos para restaurante: cozinha

1. Fogão Industrial

Ele pode ser a gás, mas a tendência é que seu fogão seja por indução no futuro. Ele gasta menos energia e traz mais segurança à operação. Já falamos sobre como escolher seu fogão neste blog.
E você pode conferir vários modelos de fogões e fornos industriais neste link.

2.Forno combinado

equipamentos para restaurante2
Um único equipamento que assa, grelha, gratina, frita, cozinha no vapor. Que permite preparar mais de um alimento ao mesmo tempo (desde que utilizem o mesmo processo). Estamos falando do forno combinado, que será um auxiliar de primeira na sua cozinha.

3.Fritadeira

As frituras ainda encontram espaço na cozinha brasileira. Para realizar a fritura com mais segurança e menos desperdício de óleo, invista numa fritadeira elétrica.

4. Coifa

Para dissipar os gases da sua cozinha e manter o ambiente saudável para os funcionários, não deixe de instalar uma coifa. A instalação da coifa é obrigatória, e, mais que isso:
Segundo a norma da ABNT que rege a ventilação em cozinhas profissionais, cada cozinha deve ter exaustão exclusiva. Ela não deve ser ligada a outros sistemas de ventilação que por ventura existirem no local. A regra se aplica, inclusive a food trucks e qualquer local coberto.

5.Área de refrigeração

No calor brasileiro é impossível ignorar a necessidade de refrigeração. Alguns restaurantes exigem de refrigeradores comuns a freezers. Outros pedem por uma câmara frigorífica, para armazenamento seguro de alimentos. É importante se atentar, pois grande parte do consumo de energia de um restaurante se deve à refrigeração. Aqui você encontra diversas soluções inteligentes para refrigeração.

6.Equipamentos de limpeza

Para otimizar tempo e manter a qualidade do serviço, o ideal é deixar a limpeza de copos, louças e talheres para máquinas. Elas economizam água, produtos químicos e mão de obra. Lavadoras e secadoras de copos e utensílios são investimentos que valem o retorno. Elas permitem que você realoque funcionários para tarefas mais importantes que limpar e polir copos e talheres. A economia com a mão de obra paga o investimento nas máquinas.

7.Mobiliário de apoio

Balcões para estação de produção, carrinhos de higienização e transporte, estoque de alimentos. Estes equipamentos facilitam muito a operação do seu restaurante. Confira uma lista completa de mobiliário de apoio para cozinhas.

8.Buffet

Para os restaurantes self-service e refeitórios, os balcões são imprescindíveis. Eles mantém os alimentos na temperatura correta, sejam eles frios ou quentes. Confira estas opções de balcões.
Os balcões ainda têm design que vai melhorar o aspecto visual do restaurante, proporcionando um ambiente mais confiável e agradável ao cliente.

9.Recicladores

https://www.topema.com/wp-content/uploads/2018/01/equipamentos-para-restaurante3.jpg
Para fechar o ciclo de um restaurante produtivo, o ideal é a redução máxima de resíduos. Os resíduos orgânicos de um restaurante podem ser tratados com os processadores de resíduos.
Eles reduzem o volume e o peso do lixo orgânico em até 90%. Além disso, o lixo passa por um processo que elimina o chorume e os odores de apodrecimento. Dessa maneira, as baratas, ratos e outras pragas não serão atraídas para seu restaurante.
Mais que um equipamento de sustentabilidade e economia, a processadora de resíduos protege sua reputação. Afinal… quantos clientes voltam a um restaurante depois de ver ali uma barata?

Com esta lista, você já sabe onde investir na hora de montar seu restaurante. Você pode contar com toda a expertise da Topema no projeto de sua cozinha completa.

Translate »