Equipamentos para fast food: escolha as melhores opções!

Equipamentos para fast food: escolha as melhores opções!

São diversos os equipamentos básicos presentes em todos os tipos de cozinhas industriais. Mas não podemos esquecer que também existem particularidades únicas a cada uma desses ambientes. Assim, a lista de equipamentos voltados para restaurantes fast food é composta por produtos básicos e essenciais, além daqueles mais específicos, e nem por isso menos importantes.

Com isso em mente, a gente preparou este blog com alguns dos principais equipamentos para fast food. Além disso, também aproveitamos para dar algumas dicas bem interessantes, com a tecnologia e a inovação que a sua cozinha sem dúvida alguma irá precisar. Afinal, se tem uma coisa que nós, da Topema, entendemos bem é sobre as melhores soluções para todos os tipos de cozinha industrial!

1. Fogão industrial

O fogão é um equipamento fundamental em qualquer tipo de cozinha – fast food ou não. O que mudará são as características específicas de cada tipo de fogão. Então, primeiramente, você deve selecionar aquele que mais se adeque às intenções do seu negócio: o fogão industrial a gás, elétrico ou por indução.

Depois, você deverá analisar a variedade de pratos, além da demanda diária de clientes, para definir o tamanho e a quantidade certa de equipamentos. Por isso, tenha o menu do seu restaurante em mãos e reserve um tempo para fazer a estimativa do volume de comida.

Para te ajudar nessa decisão, temos um blog completo com o que considerar antes de comprar.

2. Fritadeira

Outro equipamento essencial, especialmente para fast foods, são as fritadeiras. Os alimentos fritos são mais práticos e rápidos de preparar, enquanto outros métodos demandam mais tempo. A transferência de calor do óleo para os alimentos sólidos é muito mais rápida do que se feita pelo ar quente dos fornos, por exemplo. Por isso, quando se trata de velocidade, as frituras sempre estarão incluídas – ainda que, claro, não seja a única opção.

Mas não é qualquer fritadeira que deve fazer parte da sua cozinha profissional. Produtos de maior qualidade devem ser priorizados, porque, com o tempo, são eles que garantirão uma economia maior para você.

equipamentos para fast food

A fritadeira da Topema, a Eco Filtro, é a melhor escolha e a gente vai te mostrar o porquê. Fast foods utilizam bastante óleo, então um equipamento que te ajuda a economizar com isso é muito bem vindo!

A Eco Filtro possui uma capacidade de filtragem de 13 litros por minuto! Ela vem acompanhada de uma bomba especial para líquidos de maior viscosidade e seus filtros são confeccionados através de uma combinação de celulose de alta pureza e carvão ativado. Isso triplica a vida útil do óleo ou da gordura hidrogenada, que podem ser utilizados até 6 vezes mais.

3. Refrigerador

O sistema de refrigeração é composto por diversos tipos de equipamentos, que são fundamentais para manter a temperatura e a segurança dos alimentos, de acordo com normas ditadas pela Anvisa. Isso garante o bem-estar dos clientes, assim como do seu negócio.

Além disso, você já ouviu falar do cook and chill? Trata-se de uma técnica bem vantajosa para fast foods que fazem uso de equipamentos de refrigeração. Com a cook and chill, o alimento é preparado e então congelado. Dessa forma, quando for preparado para o cliente, tudo o que você precisará fazer é retorná-lo ao seu estado original! É rápido e prático.

Então, selecione os refrigeradores cuidadosamente, para que todas as necessidades sejam supridas.

4. Fornos

Os fornos também são importantes e estão disponíveis no mercado em diversos tipos. A essa altura, sabemos bem que conhecer os detalhes sobre as diferentes variedades de produtos é essencial. Os fornos combinados, por exemplo, são multifuncionais. Isso significa que podem preparar alimentos de diferentes maneiras – cozidos, assados, fritos – e de forma simultânea!

Já os fornos de convecção cozinham mais rapidamente do que outros modelos de fornos comerciais. Isso faz com que seja um equipamento bastante útil em fast foods, que necessitam sempre de velocidade. Além disso, graças ao seu ventilador interno, cozinha os alimentos de maneira uniforme, sem variação de temperatura!

5. Estufa para Proteínas (PHU)

O seu restaurante fast food não pode depender apenas de equipamentos como os vistos até então para providenciar refeições rápidas para seus clientes. Pensando nisso, a Topema, além de todos os equipamentos básicos, também oferece produtos ideais para necessidades específicas.

O serviço rápido e eficiente que está na base dos fast foods não pode significar uma qualidade menor para os alimentos servidos. Por isso, nossa equipe desenvolveu equipamentos inovadores capazes de garantir esses dois aspectos: eficiência e qualidade. Assim, o seu cliente fica sempre satisfeito.

O primeiro deles é a Estufa para Proteína. Muitos fast foods trabalham com hambúrgueres, ou algum outro tipo de proteína. A demanda é alta e não dá para prepará-los um de cada vez, de acordo com os pedidos feitos. Mas, por outro lado, o sabor é prejudicado caso deixemos que saiam da temperatura ideal depois de preparados para voltarem a ser aquecidos posteriormente.

Assim, com a nossa estufa, essas proteínas são mantidas na temperatura adequada, conservando-as até o momento de serem servidas. A máquina funciona com uma temperatura em torno de 90ºC e é produzida em aço inox! Um equipamento resistente que traz muita praticidade para o seu fast food.

6. Keep My Food

O Keep My Food é um expositor portátil aquecido e segue a mesma ideia da Estufa para Proteínas. A diferença é que qualquer alimento pode ser mantido sobre ela, contanto que esteja dentro de um recipiente adequado, como panelas por exemplo.

equipamentos para fast food

É bem parecido com os rechauds. Mas, diferente deles que precisam de água e fogo para funcionar, o Keep My Food tem uma superfície plana. Ele mantém o alimento na temperatura correta (indo até 140ºC) de maneira constante e uniforme, com o uso de um controlador digital. Sem dificuldade ou necessidade de monitorá-lo constantemente – como acontece com outros produtos de mesma função.

Além disso, permite fazer uma apresentação elegante e sofisticada dos produtos, já que é um equipamento de fast food que combina tecnologia e design!

7. Airflow

Uma das melhores características dos alimentos fritos é sua textura crocante. Não é nada agradável comprar batatas-fritas com a textura de um alimento que já foi feito há bastante tempo. O sabor não é o mesmo, nem a satisfação.

Com o equipamento AirFlow, o seu fast food sempre servirá salgados e batatas-fritas de qualidade. Conservando os alimentos na temperatura certa, para não ter risco de contaminação.

O AirFlow é um produto construído em aço inox, com chave liga/desliga, um escorredor de óleo e sal perfurado para que não fiquem acumulados no fundo e acabem prejudicando o alimento, além de uma gaveta coletora que torna a limpeza super prática! Outro grande benefício é que, quanto mais salgados mantidos dentro dele, menor será seu consumo de energia!

equipamentos para fast food

Imagem: Shutterstock

A Topema está sempre preocupada em trazer a inovação que o seu negócio precisa para funcionar cada vez melhor. Esperamos que essa lista de equipamentos fast food tenha sido útil para você e para o seu sucesso!