Chef de cozinha: 5 qualidade essenciais para se tornar um bom chef

Chef de cozinha: 5 qualidade essenciais para se tornar um bom chef

Os chefs de cozinha mais bem sucedidos de todo o mundo possuem uma característica em comum: uma habilidade fabulosa dentro da cozinha. Porém, quando se trata de ter sucesso realmente, não basta ser habilidoso apenas. Um grande chef de cozinha tem em si um conjunto de qualidades essenciais que fazem da sua jornada um caminho de conquistas.
Por isso, neste artigo, listamos 5 qualidades que compõem um chef bem sucedido. Fique atento às que você já possui e cultive aquelas que ainda não fazem parte de você. Ainda que você não conte com todas elas, sempre é possível melhorar!

1. Criatividade

Quem diz que cozinhar é uma espécie de arte está completamente correto. Sempre existirão novas técnicas e habilidades a serem aprendidas. Mas é com a criatividade que essas habilidades ganham forma. E é com ela que você será capaz de impressionar e criar novos pratos.
Um bom chef de cozinha deve sempre estar disposto a experimentar e assumir riscos. Se estiver em uma cozinha com a postura de um verdadeiro chef, você se envolverá naturalmente: todos os equipamentos estão lá, apenas esperando para serem usados para criar. Deixar de atender a esse “chamado” é praticamente impossível. É experimentando que você dará sabores novos aos pratos, montará cardápios especiais e, o que é muito importante na gastronomia atual, fará apresentações únicas que irão agradar muito os clientes.
Ao desenvolver ideias novas, você é capaz de se destacar e diferenciar diante dos tantos chefs que compõem o mercado da culinária, que é tão competitivo. Então, não deixe o medo do erro limitar a sua arte!

2. Capaz de trabalhar em equipe

Você nunca estará trabalhando sozinho na sua cozinha. A partir do momento em que as portas do seu restaurante estiverem abertas, muitas outras pessoas formarão a equipe que fará o seu estabelecimento funcionar.
Então, mesmo que você seja um chef de cozinha muito talentoso e habilidoso, se você não tiver a capacidade de trabalhar em equipe, isso será um grande problema. É essa capacidade que determinará se seu restaurante será ou não bem-sucedido. É imprescindível que todos os membros da sua equipe façam bem o seu trabalho individualmente, mas também é fundamental trabalhar bem em conjunto. E você é a peça essencial desse time.
Além disso, sendo o chef da cozinha, você é o responsável por ela. A sua equipe precisa de uma voz de autoridade, de um líder capaz de orientá-los de modo a fazer com que o conjunto funcione bem. Então, não esqueça do seu posicionamento dentro do todo. Exerça seu papel com firmeza e sempre mantenha a atmosfera amigável.

chef de cozinha

Imagem: Shutterstock

3. Capaz de lidar com diversas tarefas

Uma cozinha industrial sempre estará envolvida em diversas tarefas e você, como chef, terá uma lista extensa de coisas para fazer. Ao mesmo tempo. Não é como se você pudesse lidar com um prato e finalizá-lo para então dar início a outro. Clientes estarão esperando – mais de um cliente – e você terá de ser capaz de lidar com muitas tarefas simultaneamente se quiser ser um chef de sucesso.
Preparar legumes, enquanto continua a saltear o frango, para em seguida selecionar ingredientes necessários para outro prato. Tudo sem esquecer das demais funções que acabaram de ser atribuídas há minutos atrás.
Ter a capacidade de se manter calmo e lidar facilmente com essas situações complicadas, em que você precisa se concentrar em múltiplas tarefas, é uma característica encontrada em todos os melhores chefs de cozinha do mundo.
É uma habilidade valiosíssima saber gerenciar diversas tarefas de uma só vez, tendo sempre em mente a maior das responsabilidades: a satisfação dos clientes.

4. Estar sempre atento aos detalhes

Os detalhes fazem uma grande diferença. Ainda que cozinhar seja uma arte, ela também é uma ciência. Um processo complexo que envolve medidas e misturas diversas para que então a sua obra-prima seja criada.
Detalhes simples podem arruinar uma refeição perfeita: desde um bife que foi deixado fritando um minuto a mais, até um fio de cabelo dentro da salada. Para ser um bom chef de cozinha, você deve estar sempre atento, reconhecendo imediatamente quando uma coisa não está como deveria.

5. Lidar bem com críticas

Até mesmo os melhores chefs de cozinha ainda podem melhorar. É praticamente impossível agradar todo mundo. Então, quando um de seus pratos receber uma crítica ruim, não a leve para o lado pessoal. Veja as críticas como uma maneira de aperfeiçoamento. Só assim você poderá aprender e se tornar um chef cada vez melhor.
Seguir uma jornada de sucesso exige que você procure criar uma versão melhor de si mesmo constantemente. Tenha a mente aberta e esteja preparado para ajustar um pouco seu estilo se isso significa manter os clientes satisfeitos.

chef de cozinha

Imagem: Shutterstock

E então? Qual dessas qualidades você possui? Lembre-se que para que se torne um bom chefe, antes de mais nada você precisa ter paixão pelo que faz. Essa será a base: a sua paixão!
Mas e o seu restaurante? Falta muito para que você consiga abrí-lo? Caso ainda esteja precisando de ajuda com a sua cozinha profissional, acesse outro de nossos blogs e saiba como montar a sua cozinha, do 0 ao 100%!