Projeto de cozinha industrial: diferentes escolhas para diferentes negócios
Não importa se você pretende abrir um novo restaurante, ou se deseja reformar seu estabelecimento atual. Em qualquer dos casos, montar um espaço capaz de otimizar as operações do dia a dia parece um desafio. Até porque nenhuma cozinha industrial é igual. Elas contam com menus diferentes e espaços diferentes, nos quais precisam comportar uma rotina de trabalho movimentada. Por isso, o primeiro passo é avaliar com cuidado as possibilidades e ter um projeto de cozinha industrial que considere as necessidades como um todo.
Conheça bem o seu cardápio e o seu espaço disponível. Decida quais princípios de design são os mais valiosos e incorpore-os em seus planos. Esse é o caminho ideal, e, para te ajudar com isso, reunimos alguns desses princípios a seguir:
1. Simplicidade a favor da eficiência
A regra geral para fazer o projeto de uma cozinha industrial é prezar pela simplicidade. Desse jeito é possível utilizá-la da maneira mais eficiente possível. Especialmente se o ambiente for pequeno. Mas, para que isso possa acontecer, precisamos ter plena ciência do que nossa cozinha precisa. Afinal, não adianta dispensar itens que vão acabar fazendo falta porque desejamos simplificar as coisas.
Tendo isso em mente, o melhor é contar com o auxílio de quem entende bem do seu estabelecimento. O chef, por exemplo, sabe tudo sobre o menu do seu restaurante. E o menu é o que mais influência nas escolhas feitas em um projeto de cozinha industrial. Por isso, não deixe de contar com a ajuda de um especialista. Assim você descobre qual tipo de simplicidade seu negócio precisa e aproveita o espaço com inteligência.
2. Fluxo
É bastante comum que os food services tenham um fluxo de atividades que passa pelas seguintes etapas: recebimento de ingredientes > armazenamento > preparação dos alimentos > cozimento > entrega ao cliente (por delivery ou no salão) > limpeza.
Porém, existem diversas variações nesse esquema. A depender, mais uma vez, do menu do restaurante e do tipo de serviço que ele propõe ao cliente. Sendo assim, quando um projeto de cozinha industrial é planejado, precisamos saber qual será o fluxo de trabalho adequado para ela.
Com isso, é possível pensá-la de modo a acomodar os movimentos que ocorrem em seu interior. Ou seja, uma tarefa não pode se colocar no caminho da outra e a passagem entre as etapas deve ser a mais simples possível. Isso reduz bastante a confusão e os acidentes!
Confira nosso blog sobre Qual layout de cozinha industrial é o ideal para o seu restaurante para começar!
3. Flexibilidade
Os menus, no entanto, estão sempre mudando. Seja por causa das diferentes estações do ano, de especialidades diárias, de novas tendências e técnicas culinárias, ou quem sabe de criações únicas. Sabendo disso, o projeto deve prever uma cozinha industrial que seja capaz de se modificar junto com o menu.
Para lidar melhor com isso, considere incluir estantes, prateleiras e mesas de preparação com rodas. Assim fica mais fácil ajustar a disposição do espaço quando as necessidades mudarem. Além disso, investir em equipamentos multifuncionais pode ajudar bastante dependendo da variedade de preparação a ser considerada.
4. Higiene
Manter a higiene de uma cozinha depende, majoritariamente, de uma equipe de funcionários diligente e bem treinada. Mas é inegável que a maneira como fazemos nosso projeto de cozinha industrial influencia significativamente para facilitar a rotina de limpeza!
Essa é uma parte fundamental para a manutenção da saúde e segurança das operações do seu foodservice. Então escolha sempre equipamentos e móveis feitos de aço inox, pisos claros que não escondam a sujeira, uma iluminação eficiente que atinja todos os cantinhos escuros, entre outras medidas que facilitem a limpeza.
Para saber mais detalhes a esse respeito, confira nosso blog Quais as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial?
Além disso, esteja sempre atento ao que está previsto em lei. Vários padrões são determinados por normas que não podem deixar de ser cumpridas.
5. Supervisão também deve ser considerada em projetos de cozinha industrial
A supervisão é algo que nem todos os estabelecimentos precisam ter em mente. Como é o caso de restaurantes menores. As operações de grande escala, por outro lado, contam com equipes maiores, as quais são comandadas por um chef executivo.
Assim, se a supervisão for uma prioridade para você, o projeto de cozinha industrial deve ter menos paredes ou divisórias. Com isso o chef executivo poderá supervisionar o trabalho dos demais funcionários adequadamente. Uma vez que não terão obstáculos que impossibilitem uma boa visão do todo.
E então? Como fará para considerar todos (ou quase todos) esses aspectos no projeto da sua cozinha industrial?
Caso precise de ajuda, não deixe de entrar em contato com a gente. Estamos sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e guiar na execução do melhor planejamento!