7 dicas para você montar um restaurante de sucesso

7 dicas para você montar um restaurante de sucesso

O ramo de restaurantes só cresce. Isso significa uma concorrência cada vez mais acirrada. Mas isso não precisa ser encarado como um problema. Se você quer montar um restaurante o que precisa é planejar o seu negócio com cuidado. Tomar as decisões certas no seu novo empreendimento faz com que a concorrência deixe de ser um real problema.
O que você precisa ter em mente é a sua paixão. Essa é a base de todo bom restaurante: um chef que ama o que faz. Afinal, você precisará investir tempo e dinheiro nisso. Não existe sucesso imediato. Então, se você amar o que faz não tem erro. O resto depende de um bom planejamento. Porque, no fim, não há quem negue uma boa refeição em um estabelecimento de qualidade. Um bom restaurante sempre atrai uma boa clientela e pessoas satisfeitas costumam falar bem do seu negócio por aí.
Pensando nisso, a gente preparou 7 dicas para você montar um restaurante de sucesso. Comece a tirar o seu sonho do papel.

1. Tenha certeza de quanto dinheiro você vai precisar

Não adianta você ter o capital para montar o restaurante apenas. É preciso ter dinheiro guardado para o futuro. Tenha em mente, pelo menos, dinheiro guardado para conduzir seu estabelecimento por cerca de seis meses. As razões por trás disso são bem simples.
As pessoas adoram novidade. Durante um tempo, com a inauguração do seu restaurante, é possível que você já tenha bastantes clientes. Mas isso não costuma durar para sempre. Depois do “boom” inicial, é bem provável que o movimento diminua e até mesmo que você passe por momentos críticos.
Mas isso é comum e não é razão para desistir. Por isso que conquistar seus clientes, se mostrar interessado pela opinião deles e cativá-los é algo bastante importante (falaremos mais sobre isso). Então, se esforce para transformar todo cliente em um cliente regular. Mantenha-se motivado. É preciso ter um pouco de paciência para saber se seu negócio está no caminho certo. Durante os seis meses iniciais é provável que você não tenha lucro. Mas aos poucos os clientes vão aparecendo.
Por isso lembre-se: nunca deixe o sucesso inicial subir à sua cabeça. O sucesso real só é determinado anos depois.

2. Seja criativo no conceito ao montar seu restaurante

Em meio a tantos outros estabelecimentos, ao montar seu restaurante, você precisa ser criativo. Explore o seu conceito. Ele será a ideia geral ou o tema que define o seu restaurante. O conceito que você escolher afetará o design do seu menu, estilo de serviço, decoração e também o estilo da sua comida.
Muitos restaurantes são criados com base nas experiências ou interesses pessoais do seu dono. Herança, ingredientes locais, tradições familiares… Mas há muitas outras fontes de inspiração. Como viagens que você tenha feito ou o seu próprio interesse em uma determinada área. Artística, científica ou cultural. Se quiser saber mais como criar o conceito para o seu restaurante visite esseblog. Pode te ajudar. Afinal, além de uma boa comida, costumamos escolher sempre um lugar com um ambiente agradável, e quem sabe agradável de um jeito bem criativo, para levar nossas famílias ou amigos.

3. Conte com bons funcionários

montar um restaurante

Imagem: Shutterstock


Você ama o que faz. Mas e os outros chefs que te ajudarão a conduzir seu restaurante? Ao montar seu restaurante escolha outros chefs que se mostram tão apaixonados quanto você. Pessoas que tenham vontade de se dedicar, aprender e contribuir. Afinal, as pessoas que compõem a sua equipe terão tanto a ver com o seu sucesso quanto a sua comida. Por isso, nada de negligenciar as pessoas que atendem os clientes diretamente. Funcionários grosseiros ou esquecidos, chefs mal treinados ou até mesmo funcionários de limpeza distraídos podem fazer com que a experiência de um cliente mude completamente.
Por isso, seja cuidadoso nas entrevistas. Contrate as pessoas certas, por mais difícil que isso possa ser.

4. Pesquise bem antes de definir sua localização

Com um restaurante, a localização é tudo. Você precisa de um local capaz de atrair as pessoas. Que seja de fácil acesso. Montar seu restaurante em um lugar acessível é essencial.
Além disso, é ideal que você escolha um lugar que tenha potencial de crescimento. Afinal, você não precisa montar um grande restaurante do começo. Mas, depois, com o desenvolvimento do seu negócio, mudar a localidade pode não ser uma boa ideia.
Seja qual for sua decisão, alugar um espaço ou construir do zero, selecionar um local é uma das maiores decisões que você tomará como proprietário. Então pesquise bastante e tente encontrar o melhor lugar dentro do seu orçamento.

5. Não economize na qualidade

O dinheiro mais importante que você vai gastar ao montar seu restaurante é o dinheiro que traz qualidade para aquilo que chega até seu cliente. A qualidade vem desde os alimentos selecionados, ao equipamento utilizado na sua cozinha. E até mesmo no conforto que o cliente sente dentro do seu estabelecimento.
Muitos donos inexperientes cometem o erro de economizar em coisas que influenciam diretamente no sucesso do seu negócio. Não faça isso. Pesquise e invista em fornecedores de alimentos confiáveis. Procure equipamentos de qualidade para a sua cozinha profissional. Crie um ambiente confortável, com móveis, além de bonitos, acolhedores.

montar um restaurante

Imagem: Shutterstock


Recomendamos que sempre reserve uma porcentagem dos seus lucros para incluir melhorias que afetam o cliente. Visando aprimorar constantemente a experiência dele. O marketing é importante, como ainda veremos. Mas gaste dinheiro principalmente com as pessoas que já estão no seu restaurante. Afinal, essa é a melhor maneira de fazer com que seus clientes falem bem de você para os amigos, famílias ou conhecidos. E melhor marketing que esse não existe.

6. Teste seu menu

Testar o menu já nos leva a presumir que seu cardápio trará novidades. Tente criar algo seu e que chame a atenção das pessoas. Mas na hora de botar a mão na massa no que realmente te interessa (cozinhar) é importante também ter em mente o conceito do seu estabelecimento. Conciliar a comida servida com o seu conceito é outra dica importante ao montar o seu restaurante.
Considere ter um jantar servindo os pratos do seu futuro cardápio. Onde você pergunta para as pessoas por um opinião honesta. Então, nada de convidar amigos próximos ou membros da sua família para avaliar a sua comida. Não se trata apenas de uma opinião honesta, mas também de uma opinião variada. Pessoas próximas a você podem ter gostos parecidos com o seu. Mas outras pessoas podem não apreciar os mesmos pratos que você.

7. Não se esqueça do marketing

Os clientes que já estão no seu restaurante merecem o melhor, como já vimos. Mas o sucesso do seu restaurante não pode depender somente deles. Então, é necessário sempre manter seus esforços com o marketing. Mesmo bem depois da inauguração. Para garantir, não só que o fluxo de clientes se mantenha, mas aumente. Invista em anúncios de jornais ou revistas, mas principalmente nas redes sociais.

montar um restaurante

Imagem: Shutterstock


Para montar um restaurante de sucesso é preciso ficar atento a muitos fatores. E a verdade é que todas as decisões tomadas precisam ser tomadas em conjunto. Já que tudo tem seu papel importante. Então, seja cuidadoso e não tenha pressa. Com a sua paixão e um planejamento inteligente, montar um restaurante de sucesso não é um sonho tão distante.