4 detalhes importantes sobre geladeiras industriais

4 detalhes importantes sobre geladeiras industriais

Sem os instrumentos corretos, nenhum empreendimento pode funcionar. Então não poderia ser diferente quando pensamos no setor do food service. Um dos equipamentos mais importantes nesse ramo são as geladeiras industriais: a refrigeração é essencial para qualquer cozinha profissional, pois permite que os alimentos armazenados sejam mantidos em segurança.

O uso comercial, ainda mais que o doméstico, demanda aparelhos confiáveis, porque a qualidade das refeições e dos serviços oferecidos como um todo dependem das geladeiras industriais. Além disso, elas representam um investimento significativo. Portanto, mesmo os menores detalhes na hora de escolher esses produtos acabam sendo importantes.

Assim, a gente preparou algumas dicas que não podem ficar de fora na hora da sua compra!

1. Requisitos de armazenamento

O primeiro detalhe que você deve ficar de olho antes de gastar seu dinheiro em uma geladeira industrial são os requisitos de armazenamento. Por isso, antes de mais nada, a demanda de armazenamento do seu restaurante deve ser cuidadosamente analisada.

Afinal, o custo de funcionamento de equipamentos maiores, ou em maior quantidade, é inevitavelmente maior. Então, não faz sentido investir em muitos refrigeradores quando a sua cozinha não irá precisar deles.

Mas fique atento, porque o contrário também pode acontecer, e é ainda mais prejudicial para o seu negócio. Alimentos devem estar sempre bem armazenados e, em hipótese alguma, podem ficar expostos à temperatura ambiente por falta de espaço na sua geladeira industrial.

Para saber mais sobre o assunto, você pode acessar nosso blog sobre a temperatura ideal – prevista em lei – para os alimentos.

2. O estilo certo

Quando se trata do estilo, existem refrigeradores verticais e horizontais. Em um primeiro momento, a diferença parece importar somente quanto ao espaço que será ocupado por eles. Mas isso não é verdade.

Você sabia que geladeiras industriais verticais perdem sua temperatura mais facilmente? Isso acontece porque, quando aberta, o ar gelado escapa. Então, toda vez que isso acontece, o equipamento deve funcionar com uma potência maior para compensar a mudança de temperatura. O mesmo não acontece em refrigeradores horizontais.

Por outro lado, produtos verticais oferecem mais facilidade para organizar e ter acesso aos alimentos por conter prateleiras e gavetas.

É por isso que equipamentos como o que vemos na imagem abaixo são ótimas opções, pois evitam que o ar gelado escape ao mesmo tempo em que facilitam durante o acesso e na organização.

Geladeira Industrial

Mas fique atento também ao fato de que hoje a refrigeração compreende variados equipamentos, com diferentes formatos e funções. Assim, muitas vezes é necessário mais do que simplesmente escolher uma geladeira para a sua cozinha industrial.

Também temos um post que vale a pena conferir com uma lista completa com diferentes tipos de refrigeradores e suas muitas funções. Assim, você pode ter certeza de que seu empreendimento tem tudo o que precisa.

3. Marca confiável

Já dissemos que a qualidade prestada pelo seu negócio depende significativamente da sua geladeira industrial. Por isso, é muito importante investir em uma marca que seja confiável. Marcas mais conhecidas ganharam boa reputação no setor devido à qualidade dos aparelhos que eles oferecem.

Investir em quem merece sua confiança reduzirá o risco de falha do equipamento. Isso é importante por duas razões: o custo com manutenção será menor e não haverá risco de acontecer uma falha inesperada que comprometa suas operações e a segurança dos alimentos.

4. Eficiência energética

Os refrigeradores representam grande parte das despesas mensais, já que geralmente consomem bastante energia elétrica. Assim, para evitar que suas operações tenham um custo muito alto, é importante investir em aparelhos eficientes (outro bom motivo para que você escolha equipamentos de qualidade de marcas competentes).

Existem produtos no mercado capazes de gerar uma economia de até 41%!

Então, você já sabe: pesquise bem para não se arrepender depois. Com esse post ficou fácil de perceber que o barato acaba saindo caro!