Manutenção e higienização de um fogão industrial: tudo o que você precisa saber!

Manutenção e higienização de um fogão industrial: tudo o que você precisa saber!

Como qualquer outro equipamento de uma cozinha industrial, o fogão deve receber limpeza e manutenção regulares. Por um lado, uma cozinha limpa é uma exigência básica em qualquer estabelecimento de food service. Por outro, certificar-se sempre de que não há vazamentos de gás, por exemplo, evita acidentes maiores, como incêndios ou mesmo explosões.

Além disso, precisamos ter em mente que são os cuidados adequados que garantem um melhor desempenho e uma maior durabilidade para esses equipamentos – que custam uma soma de dinheiro significativa.

Sabendo da importância da higienização e da manutenção, podemos agora saber o que você precisa para se certificar de que tudo está sendo feito como deve no seu restaurante!

Limpeza e manutenção de fogão industrial

O equipamento precisa ser limpo diariamente

É imprescindível que o fogão industrial faça parte da rotina de limpeza do seu restaurante. Na maioria das vezes, uma limpeza leve no final do dia é suficiente. Caso isso não seja feito, a área do equipamento se torna um terreno bastante fértil para baratas e bactérias. Isso representa uma clara ameaça à saúde dos seus clientes e funcionários.

fogão industrial

O tipo de fogão da sua cozinha definirá se essa será uma tarefa trabalhosa ou não. A limpeza de fogões elétricos ou por indução são mais práticas devido à superfície lisa do equipamento.

Não utilizar produtos de limpeza cáusticos, alcalinos ou abrasivos

Soluções cáusticas incluem hidróxido de sódio; as alcalinas contêm borato e amônia. Além disso, se o produto de limpeza utilizado na sua cozinha é arenoso, provavelmente é abrasivo.

Esses tipos de produtos podem deixar um tom azulado ou nebuloso no equipamento da sua cozinha e também são corrosivos. Mesmo pequenos arranhões deixados por esses produtos podem se tornar áreas de reprodução para bactérias.

Fazer uso de panos e esponjas macias

Limpadores ásperos e resistentes, como as esponjas de lã de aço, também são abrasivos e representam um problema para fogões industriais de aço inoxidável.

O ideal é fazer a limpeza diária com uma esponja (parte macia), com detergente ou sabão neutro e um pano úmido. Certifique-se de que seja seco logo depois de limpo, com um pano macio e seco, para evitar o aparecimento de manchas.

Uma limpeza mais profunda pode ser feita uma vez por semana, jogando um pouco de água com detergente sobre o equipamento.

O fogão industrial não deve ser limpo enquanto quente

Os fogões não devem ser limpos enquanto estiverem ligados ou antes de terem esfriado o suficiente para se poder tocar neles com segurança. Além disso, mudanças bruscas de temperatura podem levar a rachaduras. Isso também pode marcar o inox.

Outras dicas importantes para fogões a gás:

  • A avaliação profissional desses equipamentos deve ser feita de seis em seis meses. Os técnicos especializados verificarão a existência de possíveis vazamentos de gás e realizarão o desentupimento, caso necessário;
  • O regulador de gás deve ser verificado sempre. É um grande perigo continuar a utilizá-lo mesmo depois de vencido;
  • Utilizar mangueira de cobre aprovada pelos órgãos reguladores;
  • Em caso de dano ou vazamento, o técnico deve ser chamado sempre.

Essas são dicas simples, mas fundamentais! Caso esteja interessado em saber um pouco mais sobre fogões, recomendamos que confira nosso blog com 4 detalhes importantes sobre fogões industriais! Nós falamos de design, performance, economia, entre outros pontos importantes. Vale a pena conferir.