5 maneiras de economizar energia no seu hotel

5 maneiras de economizar energia no seu hotel

Como proprietário ou gerente de hotel, você já sabe o quanto os gastos com a energia elétrica são altos e o quanto precisa encontrar maneiras de economizar.
Essas contas representam grande parte das despesas e muitas vezes impedem que seu negócio se mantenha lucrativo. Como resultado, comprometem também sua capacidade de expandir ou realizar melhorias nas instalações.
Por isso, vamos falar de 5 maneiras para que seu hotel comece a economizar o mais rápido possível.

1. Monitore e faça relatórios

Antes de buscar economia de energia no seu hotel, você precisa saber onde ela é realmente utilizada e onde a redução de gastos é possível. Monitore e relate o uso de energia, montando um plano e registrando os valores essenciais.
Ao analisar os resultados de monitoramento podemos perceber os excessos e demais possibilidades. À medida que as mudanças são implementadas, você também poderá ver se elas estão surtindo efeito. Assim, é muito mais fácil continuar a realizar medidas ainda mais favoráveis.
Além disso, esses dados podem e devem ser passados para a equipe, para que todos possam contribuir com a economia de energia no seu hotel de acordo com suas funções. Vamos falar um pouco mais sobre como a participação dos funcionários é importante.

2. Treinamento de pessoal

De fato, os seus funcionários podem ser sua maior arma contra o desperdício de energia, além de também oferecerem o suporte necessário.
As mais diversas tarefas no seu hotel são responsabilidade de cada um deles. Por isso, não se surpreenda se sua equipe conhecer o seu estabelecimento melhor do que você.
Então, é fundamental incluí-los das discussões a respeito de alterações para a economia de energia. Nas quais eles também poderão contribuir com suas próprias ideias e experiências. Luzes acesas sem motivo, variação de temperatura, uso inteligente de equipamentos etc. São aspectos simples e de grande peso nos quais funcionários podem possuir mais domínio do que você.
Ainda que não sejam beneficiados com a economia de energia, tente incentivá-los de alguma maneira. A melhor forma de engajá-los é já possuir um histórico de relacionamento saudável entre todos, de modo que não medirão esforços para ajudar. Porém, você pode também enfatizar as questões sustentáveis envolvidas, além do corte nos gastos.
Assim, a equipe poderá contribuir diretamente, através de seu próprio comportamento.

3. Manutenção

A manutenção regular de toda a iluminação e equipamentos de uso diário é essencial se você busca reduzir o consumo de energia.
Por um lado, equipamentos bem conservados têm um desempenho melhor e por um período de tempo maior, além de não gastarem energia desnecessária. O sistema de iluminação bem preservado, por outro lado, permite obter o máximo de tempo de uso das lâmpadas com o mínimo de energia. Sem deixar de oferecer, é claro, uma iluminação de qualidade para sua equipe e hóspedes.
Além disso, a manutenção do sistema AVAC (sigla que se refere ao sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado ) é indispensável, uma vez que possui um alto consumo de energia. Tendo isso em mente, não deixe de substituir os filtros conforme o necessário, seguindo também as demais recomendações do fabricante.
Gastos constantes com manutenção podem ser, porém, desanimadores para qualquer um que esteja procurando economizar. Mas não tem problema. Continue a ler que nós temos uma solução para esse ponto.

4. Otimize o sistema AVAC

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado são realmente importantes para a economia de energia. Para que tenhamos uma ideia, eles podem corresponder de 20 a 50% dos custos de energia de um hotel. Então, vamos falar um pouco mais sobre eles.
As diferentes partes do hotel têm requisitos diferentes de aquecimento e refrigeração em diferentes momentos. Encontrar a temperatura ideal nestes locais tem um grande impacto no consumo de energia. Os funcionários podem ser de grande ajuda nesse momento, como já vimos.
Além disso, a economia de energia pode ser conseguida de outras formas. A quantidade de luzes em uso, por exemplo, tem impacto sobre os ares-condicionados. Reduzir o calor gerado pelo uso desnecessário de luz evita que os aparelhos tenham de trabalhar mais para equilibrar a temperatura com resfriamento adicional.

Economia de energia em hotel

Imagem: Shutterstock

5. Envolva os hóspedes

Os hóspedes também podem ser incentivados na sua busca por mais economia de energia. Ao passar a mensagem da maneira certa, emoldurando-a por razões ambientais, é provável que a reação seja positiva. Eles estarão felizes em ajudar.
Há muitas formas de envolvê-los sem comprometer a estadia no seu hotel. Algumas delas incluem:

  • Conselhos sobre reutilizar toalhas;
  • Lembretes para desligar luzes e aparelhos quando não estiverem em uso;
  • Sugestões das temperaturas ideais, se os quartos possuírem controles de AVAC individuais.

As pessoas, como dissemos, estão cada vez mais dispostas a contribuir quando se trata de realizar pequenas ações que ajudem o meio ambiente. No entanto, não adianta apenas utilizar a palavra sustentabilidade como uma desculpa para incentivar os demais. Prove para as pessoas (sejam os clientes ou os funcionários) que você, assim como o seu hotel, se preocupa de fato em contribuir e ajudar o meio ambiente.
Há muitas possibilidades de como fazer isso, e economizar no processo. Confira no blog do Portal Eco Hospedagem formas de aderir a essa ideia.
Outra maneira de fazer isso é investir em equipamentos sustentáveis que também trazem economia a longo prazo.
A cozinha industrial de um hotel, por exemplo, representa uma grande parcela dos gastos com energia, água e manutenção. Descubra como ser sustentável, gastar pouca água, energia e ainda ter menos necessidade de manutenção lendo nosso artigo: Cozinha industrial: 5 coisas que você precisa saber para economizar!

Economia de energia em hotel

Imagem: Shutterstock


Ao incluir algumas dessas ideias, você começará a reduzir o consumo de energia do seu hotel: economizar também torna possível investir em outros pontos que talvez estejam precisando da sua atenção!