4 motivos para ter uma cozinha industrial sustentável

4 motivos para ter uma cozinha industrial sustentável

Em época de conscientização sobre o meio ambiente, é inviável deixar a cozinha industrial longe disso. Essa ideia está sendo disseminada desde os fornecedores de alimentos até na hora de preparar o prato que chega na mesa do cliente. Um projeto de cozinha industrial funcional deve incluir o fator “SUSTENTABILIDADE” para agregar valor ao seu estabelecimento.
Além disso, uma cozinha sustentável bem planejada pode alcançar o objetivo da maioria dos chefs e gestores: a economia. É possível sim ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro no fim do mês.
Restaurantes, bares, hoteis, todos que aderem a essa ideia, repensam toda sua filosofia de trabalho – e o cliente repara nisso! Se você ainda não está convencido de que vale a pena ter uma cozinha industrial sustentável, repense com os nossos próximos tópicos:

projeto de cozinha industrial

1 – Agrega uma imagem positiva ao seu estabelecimento:

Tudo que é sustentavelmente correto é bem visto pelos clientes. Isso os estimula a consumirem sem culpa, frequentarem e indicarem aos seus amigos.
Consumir em um lugar que tem um projeto de cozinha industrial em prol do meio ambiente traz um valor positivo. Por que comer em um restaurante que joga o lixo em local inapropriado em vez de em um que faz o descarte apropriado ou recicla? Hoje em dia, isso é muito mais divulgado e tem grande destaque nas redes sociais.
Então, repense a sua filosofia de trabalho e sobre qual a imagem que você quer que seus clientes tenham do seu negócio. Você andou se preocupando com isso? Falta muito para alcançar seu objetivo? Você é o diferencial entre os demais concorrentes? Acredite, isso pode ser sua diferença e seu destaque entre os demais! Especialmente porque o público que exige maior cuidado com o meio-ambiente não para de crescer, e seu restaurante pode crescer junto com ele.

2 – Redução de Resíduos:

Muitos restaurantes pecam quando o assunto é descarte do lixo. Por produzirem muito lixo diariamente, se o lixo não tiver o descarte apropriado, pode gerar consequências ruins. Não se preocupar com os resíduos e deixá-los acumulados na porta do restaurante esperando o lixeiro não é a melhor escolha. Lixo acumulado traz mau cheiro e moscas para perto do seu restaurante. As pragas urbanas sentem o cheiro de restos de comidas de longe e vão direto atrás do alimento.
Além disso, algumas cidades têm transferido a responsabilidade da coleta em grande volume, para os próprios produtores do lixo. Muitas também têm adotado a aplicação de multa para o descarte indevido de lixo.
Essas situações acabam se você faz o descarte apropriado do seu lixo. Repense sobre seu lixo, sobre tudo que você produz. Tem muita coisa que pode ser reaproveitada durante o preparo dos pratos. As cascas de muitas frutas e legumes são super nutritivas e podem ser reutilizadas em várias receitas!
Para fazer seus resíduos orgânicos ocuparem menos espaço, já pensou em transformá-lo em adubo? Com isso, seu restaurante elimina a carga excessiva que todos os aterros sanitários recebem diariamente. Há equipamentos que fazem todo esse trabalho para você, sem dor de cabeça e mão de obra pesada. Tem forma mais sustentável do que isso? Pegar algo que ia prejudicar o meio ambiente e transformá-lo naquilo que vai ajudar muitas plantinhas e hortas? Existem projetos sociais envolvendo esse tema, vale a pena conferir.

3 – Conservação da biodiversidade

O mundo já está cheio de estabelecimentos que não se preocupam com o meio ambiente. Não seja parte dessa grande leva, quando você pode fazer o certo sem se prejudicar! Ninguém está exigindo que você seja o salvador verde que vai mudar o mundo, mas cada atitude faz diferença!
Diminuir com a emissão de gases na atmosfera, economizar na água, apagar as luzes, fazer reciclagem consciente do seu lixo. Tudo isso já ajuda no meio ambiente e faz com que ele não se esgote ou se danifique ainda mais! Lembre-se sempre que uma atitude inspira outra.

projeto de cozinha industrial

4 – É economia de dinheiro para você!

Esse motivo realmente faz diferença no final do mês. Sabemos que é complicado querer mudar muito o planejamento do seu negócio e não ver retorno lucrativo. Pois bem, saiba que uma cozinha industrial sustentável bem planejada economiza muito dinheiro.
Ao selecionar os equipamentos adequados, você consegue economizar dinheiro e ser sustentável. Existem formas de aquecer água com a combustão completa de biomassa e que não emite fumaça. Acredite ou não: isso permite a economia em até 90%.. Ou de uma fritadeira que consegue filtrar o óleo, reutilizá-lo 6 vezes e reduzir o consumo da gordura. Existem diversos produtos que otimizam seu tempo na cozinha industrial, não agridem o meio ambiente e economizam dinheiro.
Se você quiser investir nessa área, procure a Topema! Somos a empresa fabricante líder em equipamentos para cozinhas industriais de todos os portes. Nossas diretrizes se baseiam em inovação e sustentabilidade. Para pedir um orçamento, ligue para nosso telefone: (11) 2134-7400 ou entre no nosso site para conhecer todos os equipamentos.