Abrir um restaurante delivery ou para atender no salão: qual é o ideal pra você?

Abrir um restaurante delivery ou para atender no salão: qual é o ideal pra você?

Há alguns custos que, dependendo do tipo de restaurante que você pretende abrir, vão variar bastante. Não estamos falando da comida oferecida. Está claro que os ingredientes e técnicas de preparo influenciarão bastante no valor. Mas estamos falando de uma mudança muito mais drástica que isso. Oferecer serviço de atendimento ao cliente, ou dedicar-se somente à cozinha e entregar refeições?
A modalidade de restaurante delivery tem popularidade crescente e exige menos investimento e custos recorrentes que um restaurante tradicional. Mas será que é a melhor escolha para todo mundo?
Vamos comparar alguns custos para podermos descobrir se um restaurante focado apenas no delivery é ideal para você.

Funcionários

São várias as funções exigidas em um restaurante: gerente, cozinheiros, o pessoal da limpeza, atendentes, lavadores de prato, anfitriões. Cada uma dessas funções contribui para o bom funcionamento geral do estabelecimento.
Mas em um restaurante delivery as coisas mudam. Todo os funcionários destinados ao atendimento direto ao público deixam de ser necessários. Em seu lugar ficam menos funcionários, responsáveis por atendimentos telefônicos e pelos aplicativos online, como o iFood, que vem tornando muito mais prática a vida de restaurantes por entrega. Além disso, não podemos esquecer, é claro, dos motoboys. Eles são muito importantes.

restaurante delivery

Imagem: Shutterstock


Funcionários de limpeza são reduzidos, elimina-se a necessidade de hostess, as contas de energia, água e vários outros custos podem ser eliminados com esta nova tendência. O foco deste tipo de estabelecimento é na cozinha e na produção.
Ressaltamos, no entanto, que a rapidez e a qualidade do serviço, em ambos os tipos de restaurante, não podem ser negligenciadas. O restaurante tradicional deve contar com um atendimento e entrega presencial eficientes. Por outro lado, no delivery o atendimento e a entrega feitas a distância pedem igual cuidado. Tanto com o tempo quanto com a qualidade do alimento.

Decoração

Um restaurante que atende em salão precisa, obviamente, de mais espaço do que um restaurante delivery que não precisa comportar os clientes. Consequentemente, um restaurante tradicional precisa de móveis, uma decoração agradável e a altura. Afinal, na experiência do cliente a decoração conta muito. Um restaurante bem decorado, que fala sobre o seu tipo de culinária e tem a atmosfera certa, pode fazer toda a diferença. Independentemente do orçamento, decorar deve ser uma das principais preocupações.
Porém, ainda que o restaurante delivery não precise se preocupar com a decoração, a presença online e o visual da marca são ainda mais essenciais. Já que não haverá um lugar físico para que o cliente entre em contato com o restaurante, esses dois itens serão os únicos que moldarão a percepção do consumidor.
Se bem feitos irão sem dúvida atrair novos clientes e impulsionar as vendas. Portanto, a presença física pode não existir, mas a online precisa estar mais forte do que nunca. O marketing é vital.

Restaurantes delivery são a tendência do momento

Na época dos smartphones, e seu uso frenético e generalizado, faz muito sentido que os restaurantes delivery sejam a preferência. Levando a comida diretamente para os consumidores sem exigir que saiam do conforto de suas casas em dias cada vez mais corridos. Sair para jantar se tornou bem mais difícil.

restaurante delivery

Imagem: Shutterstock


Como o seu investimento nesse tipo de restaurante é muito menor em diversas frentes, a sua cozinha industrial é o local perfeito para receber mais atenção. Crie o layout ideal e se abasteça do que há de melhor no mercado de equipamentos profissionais. A qualidade deles tem um grande efeito sobre a comida preparada. Então, tenha certeza de entregar ao seu cliente sempre o melhor.