8 dicas de como limpar equipamentos de inox

8 dicas de como limpar equipamentos de inox

Existe uma razão bastante clara para o aço inoxidável compor grande parte das cozinhas industriais: ele é resistente, fácil de limpar e também deixa o espaço com uma aparência elegante e moderna! Isso não significa, porém, que esse material está livre de ter uma forma adequada de manutenção: é preciso saber como limpar o aço inox do jeito certo!

Felizmente, cuidar de talheres, utensílios, mesas de preparação, pias e até mesmo equipamentos de inox não é uma tarefa difícil – como já sabemos. Tudo o que você precisa é das dicas certas. Por essa razão preparamos este post para você!

1. Use o produto certo

Os produtos certos para limpar inox são os alcalinos, alcalinos clorados ou sem cloreto. Então a melhor solução costuma ser bastante simples: um pano úmido acompanhado de detergente. Eles não apenas limpam e deixam a superfície brilhando, como também protegem.

2. Nunca use esponjas abrasivas ou palhas de aço

Instrumentos de limpeza abrasivos arranham o aço inox, causando também a ferrugem do material. Por isso é necessário sempre fazer uso de panos macios durante a higienização, ou qualquer outro material de superfície suave.

3. Limpe na direção do acabamento

É comum que as superfícies de aço inoxidável tenham acabamento escovado ou granulado. Dessa forma, ao limpar o inox, passe o pano na direção do acabamento, caso contrário a superfície pode ser danificada.

4.Limpe derramamentos imediatamente

É importante limpar imediatamente caso qualquer alimento caia sobre a superfície dos equipamentos de inox. A camada protetora do material pode ser danificada caso esses derramamentos sejam deixados lá por muito tempo. Especialmente se possuírem teor ácido.

Além disso, isso também facilitará a limpeza uma vez que, com o passar do tempo, essa substância secará e será mais complicado removê-la.

limpar inox

Imagem: Shutterstock

5.Use limpador de vidro para remover marcas de dedos

As marcas de dedo são bastante comuns, principalmente quando o inox é polido e espelhado. O recomendado para retirar essas manchas, que tanto incomodam, é usar um limpador de vidro ao final de cada dia. Assim não tem risco do acabamento ser danificado permanentemente.

6. Lave a superfície do inox durante a limpeza

Assim como alimentos podem ser prejudiciais caso deixados por muito tempo sobre o inox, qualquer sabão ou detergente residual também pode ter o mesmo efeito. Então é essencial lavar o equipamento com água limpa e um pano úmido logo após a higienização.

7. Seque o inox logo após a limpeza

A água, quando deixada para secar naturalmente, também deixa manchas. Por isso é muito mais fácil simplesmente secar o inox após a limpeza para evitar a formação de marcas que podem danificar o material com o tempo.

8. Não faça uso de cloro

Ainda que não restem dúvidas quanto à eficácia do cloro para eliminar bactérias, ele também tem poderosos efeitos sobre a camada protetora do inox. Assim, para não danificá-la, opte por uma solução à base de amônia quando precisar realizar uma limpeza mais profunda para matar microrganismos.

Gostou dessas dicas? Que tal conhecer as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial? Elas têm tudo a ver com aço inox e limpeza!