Você conhece o maior influenciador de decoração para restaurante?

Você conhece o maior influenciador de decoração para restaurante?

A primeira coisa que procuramos ao pensarmos em um bom restaurante é a qualidade da comida. Disso não há dúvidas. Mas existem muitos outros fatores que pesam no sucesso de um empreendimento. Afinal, é inevitável: clientes se sentem muito atraídos pela decoração de um restaurante. E isso é decisivo para que eles se tornem frequentadores regulares. O design, a atmosfera e o conforto que um ambiente oferece muda significativamente a nossa experiência nele.
Nem sempre é fácil encontrar inspiração para a decoração de um restaurante. Mas atualmente esses estabelecimentos estão sendo bastante influenciados por uma ferramenta crescente na internet. Mais precisamente: uma rede social. E é daí, portanto, que tiramos a nossa questão principal. Você conhece o maior influenciador de decoração para restaurantes?
O Instagram não vem apenas dando inspiração para os restaurantes. Mas também está fazendo com que os proprietários se preocupem em tornar a sua decoração irresistível para qualquer pessoa que goste de tirar fotos. Principalmente se essa pessoa possui uma conta no instagram e for um bom influenciador. Em outras palavras: se ela é popular (tem um grande número de seguidores) na rede social e se os itens consumidos por ela tem peso sobre o que seus seguidores consomem.

decoração para restaurante

Imagem: Shutterstock

A decoração do seu restaurante é “instagramável”?

O importante agora para muitos restaurantes é ser instagramável. E o que isso significa já está bem claro. Ter uma decoração de restaurante instagramável quer dizer que o seu estabelecimento chama a atenção do seu cliente. Mas não é só isso. Ela chama atenção ao ponto de ele precisar tirar uma foto e compartilhar nas redes sociais.
Essas fotos são formas de se contar experiências. E as pessoas adoram compartilhá-las. E essas experiências alcançam facilmente um grande número de pessoas. Principalmente se, como já dissemos, aquele que compartilhar a foto for um influenciador.
E essa é a grande jogada: fazer parte de experiências que desejam ser compartilhadas não traz apenas mais atenção para o seu restaurante. É, além disso, uma divulgação que soa sincera e que envolve as pessoas rapidamente. É diferente de outras formas de marketing porque muitas vezes não parece marketing. E, de fato, muitas vezes não é.
O seu restaurante chega até às pessoas de uma maneira diferente. Sem ser de uma maneira forçada: com a única intenção de se vender um produto. Afinal, não gostamos de nos sentir pressionados. E sim de nos envolver com aquilo que realmente temos interesse.
Por isso ser instagramável é o desejo de todo dono de restaurante que está por dentro das tendências atuais. Esse é o segredo por trás de uma decoração inteligente para o seu restaurante.

Como ter uma decoração para restaurante “instagramável”?

Já faz anos que o instagram lança tendências. Com alimentos e bebidas, principalmente. Com pessoas compartilhando fotos de alimentos coloridos e extravagantes, por exemplo. E esses pratos foram, muito provavelmente, pensados justamente para ficarem bonitos na foto.
Mas agora, essa estratégia também chegou até a decoração dos restaurantes. Os proprietários sempre quiseram que seus espaços fossem atraentes. Mas antes das redes sociais, ao decorar, a preocupação era principalmente com o efeito do espaço sobre os clientes. Como o ambiente ficaria se fosse fotografado não era exatamente uma preocupação. E mesmo que fosse, era algo secundário. Mas a mudança fez alguns empreendedores projetarem seus espaços físicos na esperança de inspirar o maior número possível de fotos. Vamos conhecer algumas formas de se fazer isso

decoração para restaurante

Imagem: Shutterstock

Iluminação

Para muitos, a decoração do restaurante centrada no Instagram significa investir em espaços inundados de luz natural. Assim é possível tirar fotografias mais bonitas.

Banheiros inesperados

Não é novidade que as pessoas gostam de tirar selfies em frente aos espelhos dos estabelecimentos que frequentam. Então, uma decoração mais cuidadosa nos banheiros dos restaurantes também é alvo dos proprietários. E faz bastante sentido. Mesmo que no fim não tenha muito a ver com o restaurante em si, surpreender o cliente quando ele menos espera é super interessante.

Murais

Mas não é só o interior do restaurante que é influenciado. Se o exterior do seu estabelecimento tiver uma parede sem graça e que não valorize o espaço, comece a pensar em uma forma de deixá-lo mais interessante. Muitos restaurantes adicionam ao exterior murais feitos por artistas locais. E nada impede você de fazer um mural no interior do próprio restaurante. Esses trabalhos de arte se tornam lugares ideais para uma boa fotografia. Sem falar que é uma ótima maneira de dar uma identidade mais clara ao seu negócio.

Outras formas de tornar a decoração do seu restaurante mais instagramável é investir em:

  • Papéis de paredes ou pisos diferenciados;
  • Placas de neon;
  • Luzes ou plantas suspensas;
  • Mesas com superfícies bonitas (já que elas também aparecem nas fotos dos pratos de um restaurante).

decoração para restaurante

Imagem: Shutterstock


Vale lembrar que é importante sempre ser fiel ao conceito do seu restaurante. Além disso, não adianta sobrecarregar o ambiente com informações demais. Não perca de vista a experiência do seu cliente. Não exagere para ter um ambiente surpreendente e perder de vista o que realmente importa. Mostre interesse pelas pessoas que frequentam seu estabelecimento. Faça com que a experiência que tiveram nele seja memorável e agradável o suficiente para que eles queiram compartilhar com outras pessoas. Porque, no fim das contas, o cliente sair do seu restaurante satisfeito é o que realmente importa. E a legenda das fotos nas redes sociais vão refletir isso.