Como cozinhas profissionais podem começar a se dedicar ao uso de ingredientes sustentáveis?

Contar com ingredientes de qualidade em uma cozinha profissional é essencial para um negócio de food service ter sucesso. Mas o objetivo não deveria estar limitado a preparar pratos deliciosos para a clientela. Dependendo de como os ingredientes são escolhidos, eles podem levar a clientes insatisfeitos independente do sabor. Sabe por que? As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o quanto o meio ambiente pode sofrer por causa de escolhas ruins. E a produção de alimentos pode ter um impacto extremamente negativo sobre o bem-estar da natureza!

A demanda dos consumidores por alimentos de procedência ecológica ​​nunca foi tão alta. Uma pesquisa realizada pelo Hartman Group, por exemplo, aponta que os hábitos alimentares estão mudando. As pessoas têm um interesse crescente em opções mais saudáveis, sustentáveis e frescas — e todos sabem como a produção envolvendo agrotóxicos não é nada boa. Tendo isso em mente, comprar ingredientes sustentáveis é parte fundamental para uma boa estratégia!

Porém, comprar ingredientes sustentáveis pode não ser tão fácil: como podemos lidar com os custos mais altos e como podemos ter certeza de que os produtores realmente empreendem práticas ecológicas? Neste blog, veremos como começar com algumas etapas mais simples e que já fazem toda a diferença. Confira:

Comece do básico

O primeiro passo para começar a trabalhar com ingredientes sustentáveis na sua cozinha profissional é escolher os fornecedores certos. Isso inclui descobrir tanto a origem de cada produto quanto a distância que percorrem até chegar a você. Até porque de nada adianta encontrar um fornecedor que tenha uma produção ecoconsciente se a mercadoria precisa ser transportada em um veículo que emite gás carbônico por todo o trajeto de entrega,

Por isso os produtores locais são ideais: geralmente são produções familiares, que fazem parte da comunidade e que você pode visitar (como veremos a seguir). Contudo, se não houver muitas opções disponíveis, uma boa alternativa é entrar em contato com outros negócios da área para, em conjunto, comprar a granel de outras empresas sustentáveis. Assim, os custos de compra podem ser mais baixos e a mercadoria pode ser transportada de uma só vez.

Estabeleça parcerias com produtores locais

Caso encontre produtores locais com os quais trabalhar, que tal firmar parcerias com eles? Desenvolver relacionamentos desse tipo traz diversos benefícios. Você pode, por exemplo, reservar um tempinho para visitar as fazendas uma vez ao ano. Desse jeito é muito mais fácil garantir que os produtores estão agindo com responsabilidade e que sua cozinha profissional receberá o que precisa.

Quem sabe você pode até aproveitar e usar o que aprender para uma campanha de marketing eficiente!

Um menu sustentável precisa ser planejado com antecedência e flexibilidade

O cardápio deve ser sempre planejado com antecedência para evitar imprevistos. O de verão, por exemplo, deve ser planejado durante a primavera. Assim é possível obter a quantidade certa de ingredientes para sua cozinha profissional. Sem que para isso seja necessário fazer pedidos de última hora (pedidos desse tipo custam mais caro!)

Além disso, considere também as frutas e os vegetais da estação. Alimentos da época são mais saborosos, nutritivos e baratos!

Mas não esqueça que a natureza é tudo menos previsível. Então, se você possui uma sobremesa de morango deliciosa no cardárpio, tenha sempre em mente que alimentos orgânicos podem demorar mais do que o previsto para chegar até você. Sempre vai depender de como o clima muda.

Então seja flexível. Até porque você também pode usar a falta de ingredientes ao seu favor, ou seja, trocar o morango por outra fruta. Faça disso uma oportunidade para trazer maior reconhecimento ao seu negócio e atrair clientes fiéis. Sabe como? Dizendo a eles a razão para ter que trocar o ingrediente da sobremesa: seu restaurante trabalha com ingredientes sustentáveis.

Por isso a flexibilidade é tão importante na hora de planejar um menu sustentável. Dessa forma, além de não ser deixado na mão, isso mostra o quanto sua cozinha profissional se preocupa com o meio ambiente!

Cultive uma horta dedicada à sua cozinha profissional

As cozinhas profissionais podem se beneficiar muito com o cultivo de suas próprias frutas, vegetais e ervas. Além de poder contar com ingredientes sustentáveis ​​de qualidade, é possível economizar com os custos de compra e de transporte.

Mas não deixe de fazer uso de técnicas ecológicas na sua plantação. O uso de fertilizantes, por exemplo, não deve ser considerado. Em vez disso, aplique adubo orgânico: aquele que é realmente nutritivo e que faz bem às plantas. E não se preocupe com o custo da compra do adubo também. Você mesmo pode produzi-lo e beneficiar ainda mais o seu negócio. Clique aqui para saber como!

Por fim, utilize o tempo que for necessário para se planejar e tornar, de fato, sua cozinha profissional mais sustentável. Caso não possa aplicar as mudanças imediatamente, não desanime. Dê um passo de cada vez se assim for necessário. O importante é começar de algum lugar!

Gostou do blog? Entre em contato com a gente para saber mais e tirar dúvidas. Sempre estaremos à sua disposição.