Compre Online Receba uma ligação

Por que você não pode ignorar a gestão de resíduos na sua cozinha industrial

Por que você não pode ignorar a gestão de resíduos na sua cozinha industrial

Os donos de restaurante costumam dedicar todas as energias para fazer o que é necessário para garantir maiores receitas e maiores margens de lucro. Nesse processo, porém, acabam esquecendo (ou ignorando) um aspecto crítico para as operações: a gestão de resíduos da cozinha industrial. E essa é uma decisão que prejudica o negócio mais do que poderiam esperar!

Neste blog, mostraremos a você o porquê da gestão de resíduos ser tão importante para o seu restaurante — além disso, traremos também dicas que você não vai querer perder.

As principais consequências de uma gestão de resíduos falha em uma cozinha industrial

A gestão de resíduos compreende dois aspectos:

  • Garantir que o mínimo de resíduos seja gerado.
  • Realizar a reciclagem e o descarte responsável dos resíduos: é impossível não produzir nem que seja um pouco de lixo Nesse momento, o reaproveitamento e destinação correta cumprem um importante papel.

Tendo isso em mente, podemos entender com mais clareza a relação que o lixo produzido na sua cozinha industrial tem para o negócio como um todo. Acompanhe!

Faz você perder dinheiro

Como vimos, gerenciar os resíduos não se trata somente de se preocupar com o lixo em si, mas sim com a produção propriamente dita: quanto menos, melhor. Agora, se refletirmos a respeito da origem desses resíduos, veremos que grande parte disso vem da compra ou do preparo excessivo de alimentos.

As matérias-primas, claro, custam dinheiro. Então se a cozinha industrial gera grandes quantidades de lixo, isso é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Vejamos um exemplo: se você não tem uma média de quantos clientes vão ao seu estabelecimento e sua equipe prepara o dobro de comida que seria necessária para atender ao público diário, então a comida sobra. De duas uma: o excesso terá de ser congelado ou jogado fora, dependendo do alimento. Em qualquer das situações, você sai perdendo.

Sem contar que uma grande quantidade de lixo, principalmente quando mal administrado, atrai visitantes nada desejáveis. E a higiene da sua cozinha industrial deve ser prioridade!

Impacta o meio ambiente de maneira negativa

O desperdício de alimentos vem se tornando uma preocupação crescente, porque, além de ser um problema social, é também um problema ambiental. Afinal, quando a comida é descartada erroneamente em aterros sanitários, ela é condenada a apodrecer e gerar metano no processo. O metano é um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa e, consequentemente, pelo agravamento do aquecimento global.

Mas isso não é tudo: o alimento desperdiçado na sua cozinha industrial significa desperdício também de todos os recursos utilizados durante a produção desse alimento— entre eles, hídricos e energéticos.

Agora, de que forma isso afeta o seu negócio?

A resposta é simples. Clientes estão cada vez mais preocupados com a causa ambiental. Por isso, tendem a optar por alternativas mais ecológicas. Um estabelecimento que contribui para a crise que o planeta está passando não é bem visto, logo não será uma escolha. Um restaurante verde, que toma decisões conscientes, por outro lado, ganha pontos extras e clientes satisfeitos em utilizar seus serviços.

E então? Está convencido da importância da gestão de resíduos para o seu negócio? Pois agora é hora de encontrar soluções! Convidamos você a conferir nosso blog sobre Como reduzir o desperdício de comida na sua cozinha industrial!

Também nos colocamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas! Não deixe de entrar em contato com a gente!

X