Cozinha de pousada com qualidade de hotel 5 estrelas

Cozinha de pousada com qualidade de hotel 5 estrelas

Uma das áreas mais requisitadas em estabelecimentos de hospedagem é a cozinha. Uma boa cozinha de pousada ou hotel deve dar conta da demanda das baixas até as altas temporadas. Trazemos para vocês algumas dicas para que a cozinha do seu hotel (dos maiores às menores pousadas) seja eficiente em qualquer época do ano.

Está chegando a época em que muitos trabalhadores e estudantes se transformam em turistas! A alta temporada é uma grande fonte de receita para o setor hoteleiro. Mas pode ser também um período exaustivo. Hotéis e pousadas precisam ser capazes de atender todos os seus hóspedes com qualidade e eficiência. E isso pode se provar uma dificuldade nesta época.
Preparação, organização e eficiência são vitais para que os donos de pousadas e hotéis causem ótimas impressões. E ótimas impressões trazem os hóspedes de volta no próximo ano!

Como uma cozinha de pousada pode impressionar?

A qualidade da alimentação pode ser o ponto alto ou o ponto baixo da estada de seu hóspede. A preocupação com a eficiência, conservação e qualidade da cozinha de hotel deve ser constante.
Uma cozinha bem planejada permite que você faça pratos melhores e entregas mais rápidas. Hóspedes em período de férias querem ser servidos e querem ser servidos logo! A eficiência da cozinha pode impressionar os paladares mais exigentes e apressados. E todo o setor hoteleiro sabe a importância de impressionar os hóspedes.
Além disso, uma cozinha eficiente previne problemas de saúde nos hóspedes. A falta de higiene ao manipular os alimentos, por exemplo, pode implicar em graves problemas. A contaminação cruzada é um dos maiores motivos de intoxicação alimentar nos hóspedes.
Aí a questão passa de impressionar a responder processos por danos na justiça.

Cozinha de pousada: limpeza em primeiro lugar

Para evitar o problemão acima, atente-se:
Equipamentos devem estar devidamente limpos. Assim como o ambiente e os funcionários que circulam ali.
Quanto a materiais para equipamentos e superfícies, opte por inox. Esse material é o melhor amigo da higiene e limpeza. Sua superfície lisa facilita na limpeza e não acumula bactérias e odores.
Tenha um espaço em que os funcionários possam lavar, higienizar e desinfetar as mãos antes de entrar na cozinha. Ali devem ficar detergente, escovinha de unhas e álcool gel.
Separe um local para que os funcionários deixem: anéis, brincos, piercings, colares, relógios e celulares. Nenhum destes equipamentos é bem vindo na cozinha!
Invista em uniformes e toucas para os funcionários da cozinha. A regra é: para entrar na cozinha, cabelos têm de estar presos e escondidos sob a redinha.

Cozinha de pousada com serviço de Chef!

O tamanho do hotel não é indicativo de qualidade! Até mesmo a menor pousada pode contar com um serviço de alimentação impecável.
Com a tecnologia atual, estações versáteis podem ser construídas em espaços bem reduzidos. Isso otimiza o espaço e aumenta o leque de opções no seu cardápio. E aí é só deixar suas habilidades gastronômicas fluírem.

Planejando a cozinha da sua pousada

O planejamento profissional destas estações tem importâncias que passam despercebidas! O projeto deve levar em conta espaço de circulação, por exemplo. Isso pode evitar acidentes gravíssimos com esbarrões em panelas com conteúdo fervente.
Desde a cocção até o refrigeramento, estrutura do seu cômodo tem que ser planejada para favorecer um serviço ágil.
Devem ser levados em conta:
seu espaço
o volume de pedidos nas diversas temporadas
quantidade de funcionários
tipos de preparo que você vai oferecer
estrutura do imóvel

Da cozinha da pousada à mesa do hóspede

A apresentação do prato e do serviço são de igual importância. Imagine a entrega de um jantar, no quarto. Após a entrega, o hóspede percebe marcas de dedos no copo e nos talheres.
Nos clientes mais exigentes, isso pode destruir toda a experiência do jantar. “Será que o dedo estava limpo?”; “Vou colocar essa garfo sujo na boca?”; “Se o copo está sujo, imagine as panelas”. Um simples descuido pode desencadear uma série de questionamentos.
A apresentação do prato, inclui também o próprio prato, e os utensílios que o acompanham. Atente-se sempre a eles.

Cozinha eficiente, pousada econômica

E se a cozinha da sua pousada te ajudasse a diminuir a conta de energia elétrica em até 90%?
Pois é – esta possibilidade existe e está ao seu alcance. Além de econômica, esta é uma solução ecológica, porque pode utilizar os resíduos orgânicos da sua cozinha. Estamos falando dos aquecedores a biomassa.
Os resíduos podem também ser processados em adubo. Para isso existem máquinas processadoras de resíduos. Elas têm capacidades de 2kg a até 100kg – ou seja – qualquer tamanho de pousada pode se beneficiar de uma.

Cozinha profissional para pousadas

Parece que pequenas pousadas são incompatíveis com cozinhas industriais, certo? Errado!
Como já falamos, o tamanho da pousada está longe de indicar o nível de qualidade e profissionalismo que ela pode oferecer. O que uma pousada precisa é de uma cozinha profissional que atenda exatamente às necessidades daquele negócio em particular.
Este planejamento conta desde o espaço, passa pelo preparo, a gestão de resíduos, o tamanho de seu orçamento… ufa! São diversas variáveis, e você não tem como ser especialista em todas elas.
Mas nós somos. E a gente quer compartilhar isso com você. Nossas soluções são pensadas para reduzir gastos no futuro, enquanto aumentam sua qualidade desde a instalação.
A Topema é uma fabricante líder no segmento de cozinhas industriais. Nosso diferencial é construir cozinhas de qualidade excepcional nos mais diversos tipos de espaço. Trazemos soluções inteligentes, econômicas e sustentáveis para nossos clientes.
A ideia não é vender cozinhas, apenas. É aumentar o acesso à comida de qualidade, para todos os estabelecimentos. Antes de fechar um orçamento, procuramos entender as verdadeiras necessidades dos nossos clientes.
Não deixe de falar com nossos especialistas, para descobrir como a gente pode ajudar sua pousada.
Foi assim com o Hotel Blue Tree Premium localizado na região de Alphaville em Barueri. Preocupados com a gastronomia e tecnologia de forma sustentável, eles aderiram à Processadora de Resíduo Orgânicos da Topema. Ela pode reduzir em 90% o volume dos resíduos orgânicos do hotel. O adubo é utilizado nos jardins e gramados. O outro resíduo do processo é água limpa – que pode ser reutilizada na limpeza diária.

Para ver mais equipamentos e entender suas vantagens, entre no nosso site. Fale conosco para ter ideias e planejar a cozinha de sua pousada.