Ventilação em cozinhas profissionais: necessidade ou luxo?

Ventilação em cozinhas profissionais: necessidade ou luxo?

Elas podem ser bonitas e estilosas ao incrementarem o design de uma cozinha industrial, mas as coifas vão além disso. Toda cozinha industrial é obrigada a possuir uma coifa segundo as normas da ABNT. Apenas ela consegue dissipar odores e manter a cozinha em uma temperatura agradável ao mesmo tempo.
Pode acreditar quando dizemos que a ventilação em cozinhas profissionais é um dos itens mais importantes do segmento alimentício! Quer manter sua cozinha nos padrões da fiscalização? Então saiba mais sobre as coifas!

Como funcionam as coifas?

Existem diversos modelos de coifas com funcionalidades específicas. Algumas coifas funcionam com um motor que coleta todo ar da cozinha e o joga para fora, dizendo de maneira simples. As coifas também são usadas na função de exaustor com sua tubulação interna que leva o ar coletado da cozinha para fora do local. Seu exaustor interno é responsável pela sucção e transferência do ar.
Essas coifas demandam saída externa de ar, por isso precisam de um quebra-quebra na parede. Se você não quer ter esse problema com a estrutura da sua cozinha, você pode optar por uma coifa sem duto. Ela não dissipa nenhum ar de gordura, odor ou fumaça para o meio ambiente. Para conseguir tirar o odor da cozinha, ela tem sistema de filtragem do ar. Os filtros conseguem captar o ar, eliminar os odores e devolver o ar depurado para a cozinha.

Ventilação em cozinhas profissionais

É regra, não tem como fugir!

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – demanda algumas normas básicas para o segmento de ventilação das cozinhas industriais. Seja um fogão, fritadeira ou chapa, todos emitem calor, vapores gordurosos que devem ser captados o tempo todo.
Para conseguir remover todos os poluentes e deixar o ar da cozinha puro novamente, é preciso ter um sistema de ventilação completo. Ele é composto por captores (coifas), rede de dutos, ventiladores e elementos de prevenção contra incêndios. Anote essa parte importante: Os sistemas de exaustão de cozinhas profissionais devem ser independentes de qualquer outro tipo de sistema de ventilação. Toda cozinha profissional deve ter um sistema de exaustão exclusivo. (ABNT, 2000, p. 4)
O material deve ser específico para facilitar na higienização. O ideal é ser de material metálico, alvenaria e concreto – a fim de assegurar resistência ao fogo por bastante tempo.

Ventilação em cozinhas profissionais

E sobre as coifas?

Os filtros das coifas devem ser de material metálico, totalmente removíveis e laváveis. Não tem como ter uma cozinha que emite muito vapor de gordura e não ter uma coifa com filtro. Os fogões, fritadeiras e fornos de convecção geralmente não possuem sistemas de exaustão próprios.
Todo filtro e coifa devem ser limpos diariamente pelo serviço de limpeza da cozinha. Os demais componentes do sistema devem ser lavados esporadicamente conforme a necessidade. Ao limpar, use produtos eficazes para retirar qualquer substância incrustada na superfície. Mas jamais pense em usar solventes inflamáveis – ninguém quer uma combustão ou corrosão na sua cozinha, não é mesmo? Opte por detergentes biodegradáveis.

É o item que falta na sua cozinha!

Já mencionamos como os fornos combinados podem ser práticos e otimizar muito o serviço do seu restaurante. Existe a opção de colocar uma coifa sem duto no forno combinado também! A coifa sem duto vai aprimorar o funcionamento do nosso forno combinado. Vantagens da nossa coifa sem duto:
100% de eliminação dos odores e fumaças;
Exclusivo sistema de exaustão embutido;
Baixo custo de instalação;
Fácil locomoção;
Fácil utilização, pois só precisa ligá-lo na tomada;
Sistema com nicho para módulos de cozimento e tecnologia de extração integrada;
Cortina de ar que elimina os vapores e gorduras;
Auxílio de componentes elétricos e chave de acionamento com sistema de proteção contra umidade;
Aço inox para ter mais higiene na limpeza;
Silencioso e discreto;

Como eu consigo adquirir uma coifa de qualidade?

A Topema é uma fabricante líder no segmento de cozinhas industriais há mais de 50 anos. Possuímos uma linha completa de coifas para atender nossos mais variados clientes. Acesse nosso site para saber mais detalhes sobre nossa coifa sem duto horizontal, coifa sem duto vertical, coifa de centro, e coifa de encosto.