Tendências da Gastronomia para 2018

Tendências da Gastronomia para 2018

Todo novo ano traz uma lista de novidades em várias áreas. A gastronomia, que sempre está se reinventando, não ficaria fora dessa. São muitas as promessas de evolução na área, e nós selecionamos as mais promissoras tendências da gastronomia para o ano que está começando. Vamos conferir?

tendencias da gastronomia0

Diferentes tipos de tendências da gastronomia

Desde alimentos da moda, até padrões de consumo e equipamentos mais modernos, a gastronomia está sempre evoluindo. Nós sabemos disso e estamos também sempre inovando em prol de cozinhas mais modernas e econômicas. E por isso, também estamos sempre acompanhando as tendências mundiais para a gastronomia.
Mas, além de nos inspirarmos na modernidade que alguns países já vivem, nós estamos aqui no Brasil. Conhecemos nosso mercado, e temos alguns palpites sobre as tendências mundiais que vão pegar por aqui. Confira nossas apostas:

Tendências para a gastronomia: alimentação, consumo e produção

Orgânicos e saudáveis

Este primeiro item da lista nem é mais novidade: já tem sido assim desde o início de 2017. Os estabelecimentos de alimentação saudável estão tendo um boom!
Cada vez mais preocupados com a saúde, os consumidores têm preferido refeições leves e balanceadas. E eles também estão mais informados. Então, sabem diferenciar uma refeição realmente saudável, de uma que só parece mais leve.
Eles também estão mais preocupados com o meio ambiente. Isso, somado à preocupação com a saúde, vai gerar uma demanda crescente por orgânicos neste ano.

Pratos étnicos globalizados

tendencias da gastronomia
A globalização também influencia a gastronomia cada vez mais. Aqui no Brasil, já tivemos ondas de variadas cozinhas. Ela foram motivadas pela imigração, como com a vinda das culinárias italiana e japonesa. Depois tivemos a invasão das comidas árabe e mexicana. Depois pela saudável culinária mediterrânea. A tendência agora é, cada vez pelo mais pelo exótico. Para 2018, apostamos nos pratos étnicos com influências indonésias, havaianas, cubanas, africanas, de toque tropical e muitas cores.

Probióticos e prebióticos

Outra tendência da gastronomia motivada pela saúde, os fungos e bactérias funcionais serão incluídos no cardápio. Kefir, kombucha, iogurtes, missô, algas e alimentos fermentados (como o tradicional chucrute) devem voltar com tudo. Estes alimentos contém micro-organismos probióticos.
Estes micro-organismos vivem dentro do corpo humano e se alimentam de partes do que nós nos alimentamos. São os prebióticos, que também já têm feito parte do cardápio dos mais antenados. Semente de linhaça, aveia, aspargos, cevada são alguns deles.

Veganismo e vegetarianismo

tendencias da gastronomia
Já são listados mais de 35 restaurantes estritamente veganos só na cidade de São Paulo. Isso significa que nada na produção deles leva produtos de origem animal. Este crescimento rápido afeta todo o mercado gastronômico.
Mesmo em restaurantes que não passam nem perto de ser vegetarianos, a tendência é essa. Passaremos a ver opções veganas em cada vez mais cardápios no Brasil.

Praticidade em 1º lugar

Delivery, drives, embalagens para viagem – tudo pela adaptação ao estilo de vida corrido. Mas ao mesmo tempo, o consumidor está mais exigente quanto à qualidade das embalagens. Elas não devem permitir que o produto seja amassado, batido, deformado de alguma maneira. Devem ainda ser reutilizáveis, reaproveitáveis ou, no mínimo, recicláveis.

Tendências para a gastronomia: ideais e comportamento

Produção local

Se você ainda não viu por aí, passará a ver com mais frequência: restaurantes que expõem seus fornecedores. E não devem ser quaisquer fornecedores. O público que se preocupa com sustentabilidade está interessado em comprar produtos locais.

Fidelização

Pacotes de refeições, clubes de clientes e cartões fidelidade também podem aparecer em mais restaurantes. Pesquisas indicam que os consumidores que comem fora com frequência fazem isso na hora do almoço e costumam repetir o restaurante sempre. Então vale a pena aproveitar o padrão que já está acontecendo, para inovar na fidelização.

Transparência e Ideais

O consumidor tem percebido cada vez mais que comprar é opinar. Ele rejeita cada vez mais produtos de empresas que tem atitudes contrárias a seus ideais. Assim, com a onda de sustentabilidade, se darão bem aos olhos dos clientes, restaurantes que realmente abraçarem esta ideia. Confira aqui algumas maneiras de deixar sua cozinha mais sustentável e econômica. Sim, econômica, e é por isso que esta é uma tendência bem sólida na gastronomia. Além de impressionar os clientes, passa uma mensagem de consciência ambiental e reduz custos.

Saindo bem na foto

tendencias da gastronomia0
A culpa dessa tendência da gastronomia é claramente o Instagram. Claro que há outras redes sociais de compartilhamento de fotos, mas esta levou a comida bela a outro nível. Por isso, uma das tendências da gastronomia mais imperdíveis para 2018 são as belas e inovadoras apresentações. Aquelas comidas que saem bem na foto!

Para aproveitar as tendências da gastronomia pelo sucesso de seu restaurante, monte sua cozinha industrial completa com a Topema.

Translate »