Sustentabilidade: como ajudar o planeta sem sair de casa!

Sustentabilidade: como ajudar o planeta sem sair de casa!

Sustentabilidade é um assunto sério: por em ação ideias e estratégias para ajudar o planeta já é há muito tempo uma urgência. E, ainda que seja algo grandioso e que demande a mudança de atitude dos grandes, como empresas ou mesmo países, ações simples feitas em nosso dia a dia também fazem muita diferença! Pode parecer pouco, mas pense que no mesmo momento em que você muda sua maneira de pensar e coloca em prática ações sustentáveis, outras pessoas estão fazendo o mesmo. Dessa forma o resultado é imenso!

Neste blog, preparamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática sem que você tenha de sair de casa. Assim você pode inserir a sustentabilidade na sua vida: todos temos papel importante para salvar o planeta onde vivemos.

Use lâmpadas economizadoras de energia

As lâmpadas energeticamente eficientes são uma maneira muito simples para começar a adotar a sustentabilidade dentro da sua casa. Além de reduzir a quantidade de energia usada, você também vai gastar menos com a conta de luz ao final de cada mês.

Ao substituir essas lâmpadas os efeitos são imensos: imagine se todas as pessoas apenas aqui no Brasil fizessem isso. A poluição seria reduzida em uma proporção tão grande quanto se removêssemos mais de 500 mil carros da rua!

Mas atenção: essas lâmpadas não são um convite para que você as deixe ligadas durante mais tempo. Se não estiver em um ambiente, não deixe a luz acesa!

Feche a torneira

A água potável é um dos bens mais preciosos do planeta. Quando pensamos na sustentabilidade não podemos deixar de pensar nela (e no quanto costuma ser desperdiçada). Portanto, quando for escovar os dentes, desligue a torneira. Isso pode economizar até 12 litros de água. O mesmo serve para o banho. Encurtá-lo em apenas 2 minutos, economiza mais de 10 litros de água!

Por isso, use a água conscientemente: nada de lavar a calçada com a mangueira.

Leva a sustentabilidade para a maneira como você come

Você sabia que a produção de alimentos é uma das principais causas que impulsionam a extinção da vida selvagem? 60% da perda de biodiversidade do nosso planeta decorre disso. Sem falar dos gases de efeito estufa. Essa produção contribui com cerca de um quarto de suas emissões.

Isso acontece porque a criação de animais para a produção de carne e laticínios exige espaço, além de enormes quantidades de ração e água. Essa ração, por sua vez, também resulta na necessidade de mais terras agrícolas para a sua produção. Consequentemente, temos uma grande perda florestal.

Portanto, ao evitar uma dieta baseada em carne, trocando-a por uma dieta com mais vegetais, você ajuda e muito a reduzir o impacto dessa produção no meio ambiente. Os alimentos vegetarianos e veganos estão em ascensão e são cada vez mais comuns. Então encontrá-los já não é uma dificuldade.

Mas, para contribuir com a sustentabilidade, você não precisa desistir da carne e dos laticínios por completo. Sabemos o quanto isso pode ser difícil, especialmente se já estamos acostumados. Por isso, reduza um pouco o consumo ou mesmo escolha um dia da semana para mudar a sua dieta. Isso já ajuda!

Preste atenção no que você compra

Viver um estilo de vida menos consumista pode ajudar o planeta, além de ajudar você a poupar dinheiro e reduzir o desperdício.

Mas, além de comprar menos, selecionar bem de quem você compra seus produtos é fundamental. Certifique-se de consumir produtos ecologicamente corretos, que causam menos danos ao meio ambiente. Essa também é uma forma de incentivar outras empresas a também adotar a sustentabilidade ao fornecer e produzir seus produtos!

sustentabilidade

Imagem: Shutterstock

Desperdice menos: RECICLE

Como já sabemos, cada produto comprado tem algum tipo de impacto sobre o meio ambiente. Mas o prejuízo não para na produção: depois de consumidos, esses produtos podem acabar em aterros sanitários. Além disso, a poluição plástica e seus efeitos na vida marinha também é um problema grave bastante comentado na atualidade.

Portanto, reciclar é extremamente importante para a sustentabilidade, porque reduz a quantidade de novos materiais que precisam ser produzidos, evitando também os cenários vistos no parágrafo anterior. A maioria das cidades conta com um sistema de coleta, então tenha certeza de separar esse material e participar também!

Transformar ítens que seriam descartados de maneira criativa é outra ótima solução. Latas podem virar vasos: as possibilidades são infinitas! Considere também a compra de objetos de segunda mão: é uma boa ideia visitar páginas de usados no facebook, por exemplo, antes de comprar alguma coisa nova.

Além disso, também temos de prestar especial atenção ao desperdício de comida. A estimativa é de que um terço de todo o alimento produzido é desperdiçado. Por isso, é interessante repensar as sobras e utilizá-las como ingredientes para outras refeições. Tente desperdiçar o mínimo de comida possível, compostando o lixo orgânico que não pode ser consumido.

Faça compostagem sem esforço

A comida desperdiçada ocupa uma quantidade surpreendente de espaço nos aterros e emite gases de efeito estufa. Contudo, a compostagem tradicional pode ser um desafio, principalmente se você não tem tempo ou energia disponível, ou mesmo um quintal.

Felizmente, já existem facilitadores que podem fazer todo o trabalho da compostagem para a gente. Já vimos que existem empresas que contribuem fornecendo produtos ecologicamente corretos. Mas, melhor do que isso, existem também aquelas que aderem à sustentabilidade de outra forma: desenvolvendo tecnologia especialmente voltada para ajudar a salvar o planeta. Esse é o caso da recicladora de resíduos orgânicos! Com ela a compostagem se torna um processo simples, rápido e prático.

Existem muitas tecnologias como essa no mercado então vale a pena ficar de olho!

Aparelhos eletrônicos

Já que falamos de tecnologia e sustentabilidade, é inevitável lembrarmos também da grande preocupação que ela tem causado. Para ajudar a combater esse problema, precisamos pensar bem em como nos desfazer de aparelhos eletrônicos (que nos tempos de hoje são muitos) quando perdem sua utilidade.

É importante não desfazer-se deles de qualquer forma, especialmente os aparelhos mais antigos que apresentam perigo se forem simplesmente descartados. Por isso, entre em contato com uma loja de eletrônicos local para se informar a respeito de opções de reciclagem!

sustentabilidade

Imagem: Shutterstock

Depois de todas essas dicas e informações, temos certeza de que você vai começar a fazer a sua parte. E não deixe de espalhar o conhecimento também! Essa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Muitas vezes, as pessoas prejudicam o meio ambiente por falta de informação ou por não terem ideia da dimensão de suas ações. Por isso, compartilhe. Os efeitos poderão ser imensos. Quanto mais pessoas compartilharem o que sabem, mais a sustentabilidade estará inserida no dia a dia de todos!