Compre Online Receba uma ligação

O que se pode esperar de serviços self-services no cenário pós-pandemia?

O que se pode esperar de serviços self-services no cenário pós-pandemia?

Durante o processo de flexibilização do isolamento social, com a reabertura dos negócios, não podemos esperar que a rotina volte a ser como era antes. O comportamento exigido será outro e os próprios clientes se sentirão mais receosos. E isso se aplica especialmente aos negócios de self-service.

Se o negócio não for cuidadosamente adaptado, é esperado que estabelecimentos desse tipo sofram mais. Já que o seu modelo propriamente dito envolve uma exposição maior do que ocorreria em um restaurante tradicional. Afinal, os clientes são responsáveis por servirem suas próprias refeições. Assim sendo, os utensílios, equipamentos e superfícies em geral, são tocados por todos, o que é um claro facilitador para a propagação da Covid-19. E ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha afirmado que os alimentos não apresentam risco para contaminação, as pessoas podem não ver dessa maneira.

Portanto, após a pandemia, é possível que os consumidores evitem os restaurantes self-service… Mas será que não é possível adaptar o negócio de modo a tranquilizar a clientela?

Como podemos tornar o ambiente do self-service mais seguro?

Haverá a clara necessidade de se criar uma rotina mais rigorosa de higiene entre os funcionários e os próprios clientes. Dessa forma, como em qualquer outro tipo de estabelecimento de atendimento ao público, os restaurantes, em geral, precisarão agora:

  • Controlar o fluxo de entrada e saída do espaço, para que aglomerações sejam evitadas;
  • Funcionários devem sempre utilizar luva e máscara;
  • Deixar os clientes bem informados sobre os procedimentos de higiene, seja verbalmente ou por escrito;
  • Lavar louças e utensílios em equipamentos especiais, como esterilizadores;
  • Disponibilizar álcool em gel ou pias para que as mãos sejam lavadas;
  • Diminuir a capacidade do local, de modo a manter os 2 metros de distância entre casa pessoa;
  • Desinfetar mesas e cadeiras após cada uso;
  • Recomendar que a refeição seja feita em silêncio;
  • Caso se faça o uso de ar-condicionado, os filtros devem ser muito bem limpos e com frequência.

No caso dos buffets em específico…

Outras mudanças são necessárias. Os talheres, por exemplo, devem passar a ser disponibilizados individualmente em embalagens. É recomendado ainda que, junto do self-service, pelo menos as saladas, as sobremesas, os temperos e as bebidas já estejam prontos e embalados. E só precisem ser retiradas pelo cliente.

Porém, há mudanças maiores que também devem entrar em foco junto da nova rotina de cuidados. Teremos em foco também:

  • Equipamentos de self-service adequados ao novo cenário: assim, além de transmitir segurança ao cliente visualmente, a partir do momento que ele entrar no estabelecimento, você também estará, de fato, contribuindo para a segurança de todos;
  • Equipamentos específicos para uma higienização eficiente e rápida: self-service é sinônimo de rapidez, logo, você deve estar preparado para investir em métodos de higienização diferentes do tradicional;
  • Equipamentos que mantenham a comida em temperatura ideal e livre de contaminações: para tranquilizar e transmitir segurança ao consumidor.

Tendo isso em mente, podemos agora apresentar a você os equipamentos que a Topema preparou a fim de suprir essas necessidades. Confira a seguir:

KeepMyFood: Expositores Térmicos para Alimentos

O KeepMyFood é uma linha de expositores de alimentos desenvolvida e fabricada por especialistas que entendem bem do ramo do self-service. Dessa forma, além de cumprir seu dever de conservar os alimentos com eficiência, ele também atende as necessidades mais profissionais de apresentação. Assim, os pratos são expostos de uma maneira mais atrativa ao consumidor.

Os equipamentos possuem design limpo e sofisticado. Trata-se de uma superfície lisa, feita de vidro temperado e serigrafado, de modo a ter um visual bonito e ainda conservar a temperatura dos alimentos a partir de sua superfície térmica. Ou seja: nada de aquecimento por meio do banho-maria. A qualidade do alimento aqui é mantida 100% do começo ao fim.

Mas vamos ao que interessa. O KeepMyFood tem a capacidade de manter conservado os alimentos para, assim, evitar contaminações, de acordo com padrões rigorosos! Tanto em sua versão aquecida (regulável até 140°C) quanto refrigerada (1°C a 5°C), os expositores manterão os alimentos de forma segura para o consumo!

Protetores salivares

Mas há também uma novidade, pois o KeepMyFood foi adaptado pela nossa equipe para garantir a reabertura segura do seu negócio no período pós-pandemia!

Os protetores salivares são colocados sobre os equipamentos e embelezam a linha de distribuição. Enquanto também atendem às normas de segurança determinadas pela ANVISA para restaurantes self-service. Veja os modelos preparados:

  • Fixos: disponível em modelos específicos, tanto para self-services simples ou duplos, ou seja, com serviço em ambos os lados do balcão. Os protetores fixos são fornecidos com suportes e fixadores para facilitar a instalação em tampos superiores de tipos variados de balcões;
  • Conversíveis: são facilmente ajustados, sem que haja necessidade do uso de ferramentas. São fornecidos com montantes tubulares e suportes fixadores em aço inoxidável, para também simplificar a instalação em tampos superiores de tipos variados de balcões.

Linha de Esterilizadores

A esterilização é outro processo importante que agora se tornou uma necessidade. É óbvio que você não precisa de equipamentos específicos para colocá-la em prática. Mas é inegável que se trata de algo trabalhoso, que exige tempo, recursos e cuidado para ser bem feito. E, como já dissemos lá em cima, serviços self-service demandam rapidez. Portanto, adquirir equipamentos específicos para realizar a esterilização é mais do que uma boa ideia. Se torna, na verdade, um diferencial de peso! Até porque há casos em que a esterilização não seria possível de outro modo (como é o caso das roupas e calçados dos clientes, por exemplo).

Confira os modelos de esterilizadores que fazem parte da nossa Linha:

  • Esterilizador de Alimentos e Objetos;
  • Esterilizador de Ambientes ULTRON;
  • Túnel de Passagem para Desinfecção;
  • Tapete Químico;
  • Secadora de Talheres;
  • Esterilizador de Facas.

Caso queira saber mais detalhes, basta conferir nosso blog especialmente dedicado a esses produtos: Esterilizadores que eliminam vírus e bactérias com eficácia e rapidez!

Planeje-se e prepare seu restaurante self-service para receber o público de maneira tranquila e segura!

X