Pense nisto antes de escolher um imóvel para restaurante

Pense nisto antes de escolher um imóvel para restaurante

Antes de escolher um imóvel para restaurante você deve analisar fatores como investimento, compra, aluguel, local, reformas, como será a cozinha, que tipo de público… São vários fatores, e nós falamos sobre cada um deles aqui.
imovel para restaurante

Se você já decidiu que vai investir no ramo alimentício em 2018, uma série de questões se formaram em sua cabeça. Uma das primeiras a serem consideradas é o imóvel em que seu estabelecimento vai ser criado. Imóvel para restaurante tem que ter determinadas características e, no começo do planejamento pode ser difícil saber todas elas.

Neste artigo vamos ajudar você a escolher o imóvel mais adequado para seu restaurante.

-Location, location, location

O mantra dos negócios também vale para o setor de restaurantes. A primeira coisa a ser analisada é o local em que você vai instalar seu negócio. Considere fatores como:

-Facilidade de acesso

Mesmo com o surgimento do Uber e do ressurgimento dos taxis, é importante verificar as linhas de transporte público. Há metrôs e linhas de ônibus que facilitem a chegada ao local? Isso abre o leque de público que pode frequentar o seu estabelecimento. Especialmente aqueles com ticket médio mais baixo.

Porém, mesmo os restaurantes mais caros devem se atentar a isso – especialmente em cidades grandes como São Paulo. Isso porque a manutenção de um carro, estacionamentos, impostos e combustíveis têm feito parte da população optar pelo metrô.

-Estacionamento

Todo mundo já deixou de ir a um lugar porque “Não tinha onde parar o carro!”. Então cheque se há locais para estacionar na rua, ou em estacionamentos próximos. Isso pode interferir no tipo de imóvel, pois talvez seja necessário um espaço a mais, para alguns carros.

-Segurança

Dê preferência a locais com iluminação na rua, alguma movimentação de pessoas, menor índice de criminalidade. Isso aumenta sua segurança e influencia positivamente os clientes, que não terão receio de frequentar o seu estabelecimento.

-Vizinhança

Alguns bairros não permitem instalações de prédios comerciais. Outros podem ser vizinhanças sossegadas com moradores que vão reclamar do barulho e movimentação. Pesquise bem antes de se comprometer com um local. Defina seu horário de funcionamento antes de decidir por um imóvel para restaurante ideal.

Construir, comprar ou alugar imóvel para restaurante?

imovel para restaurante3

Isso vai depender do valor que você tem disponível para o investimento inicial. Construir um imóvel para restaurante demanda uma aplicação maior de dinheiro. No entanto, você não vai ter despesas mensais de aluguel, nem perigo de precisar devolver o imóvel. Isso pode ser contornado com um bom planejamento, porque assim você pode prever o retorno do investimento inicial.

Alugar um local pode ser viável se seu investimento inicial é baixo. Também é necessário analisar se uma futura mudança de local pode afugentar o público. Às vezes um negócio é frequentado por muitos moradores locais, e a mudança será um problema.

Comprar um imóvel para restaurante já pronto é uma questão de sorte. Na maior parte das vezes você deverá realizar reformas para comportar seu público. Assim você também imprime seu estilo na arquitetura do local. Encontrar um imóvel pronto e perfeito para seu restaurante é bastante difícil. Mas não impossível, especialmente porque há hoje em dia produtos como a coifa sem duto, que evitam mudanças estruturais nos imóveis. Isso amplia as possibilidades na hora de escolher um imóvel para seu restaurante.

As coifas sem duto estão disponíveis nos modelos horizontal e vertical

Imóvel para restaurante: áreas úteis

imovel para restaurante2
Pense no tipo de restaurante que você quer abrir e em todos os ambientes que o compõem. Se você vai atender clientes no salão, se vai ser apenas para entrega, se você quer alta rotatividade, ou se prefere um alto ticket médio.

Estes fatores influenciarão em quais serão e como serão os cômodos de seu restaurante. Se você focar em delivery, não há necessidade de um salão, mas pode-se pensar em uma sala de recepção e retirada. Se você quer um ticket médio alto, pense em cadeiras e mesas mais amplas e confortáveis, que acolherão os frequentadores por tempos mais longos. Se o foco for alta rotatividade, prefira salvar espaço para os corredores.
Além do salão, você ainda vai precisar de espaço para banheiros para o público. É interessante que haja um hall anterior, que separe o salão das portas dos banheiros. Isto dará mais privacidade ao consumidor e comprovará um maior cuidado com a higiene.

Sua imagem para o cliente é muito importante. Porém: A parte do restaurante que é invisível aos clientes deve ser tão bem preparada quanto as partes visíveis! Estamos falando de cozinha, estoque, área de limpeza, banheiros e vestiários para funcionários.

Cozinha Industrial para restaurante

Ao projetar seu imóvel antes de construir, é importante já ter noção de como será a dinâmica da cozinha. Número de funcionários, número estimado de pratos por período, bancadas. Assim você já pode construir o imóvel com a finalidade correta. Você já deve analisar os equipamentos que quer que caibam ali.

Já falamos sobre como montar uma cozinha industrial neste blog.

Já se o imóvel estiver pronto, e você for locá-lo ou comprá-lo, analise as necessidades reais de fazer reformas. Elas podem aumentar muito seu investimento inicial e trazer problemas com o locador, no caso de aluguel.

Existem equipamentos projetados especialmente para evitar a necessidade de reformas e, assim diminuir os custos de instalação de um restaurante. É o caso das coifas inovadoras, que não exigem duto que ligue à área externa, como falamos acima.

Fale com um de nossos especialistas para projetar sua cozinha industrial personalizada

A área de estocagem também pode ser um desafio, mas existem produtos como o estoque móvel que reduzem a necessidade de espaço.

Aqui na Topema nós pensamos nos mais diversos tipos de cozinha. Temos investido em tecnologia para conseguirmos levar cozinhas de qualidade aos mais diversos estabelecimentos.

Por isso desenvolvemos equipamentos que reduzem custos, e que podem ser instalados em diferentes condições. Optando por uma cozinha Topema, você tem mais opções na hora de escolher o imóvel ideal para o seu restaurante.

Faça seu planejamento e orçamento conosco. Somos especialistas em cozinhas personalizadas, modulares, em soluções para refrigeração e estocagem. Tudo voltado para que a operação se um restaurante seja um sucesso absoluto.