Compre Online Receba uma ligação

Gestão de resíduos: como lidar com o resíduo industrial

Gestão de resíduos: como lidar com o resíduo industrial

Todos resíduos provenientes dos processos industriais são denominados resíduos industriais. Sua composição varia de acordo com o segmento da empresa, podendo ser líquido, sólido ou gasoso. A forma como a empresa vai lidar com esse resíduo causa um impacto enorme no meio-ambiente – afetando o solo, o ar e a água. No blog de hoje vamos abordar soluções e desafios da gestão de resíduos orgânicos gerados pela atividade hoteleira e gastronômica. E o mais importante: pensando na redução de custos e na sua economia.

A importância da gestão de resíduo:

A sustentabilidade industrial é um conceito muito importante que deve ser difundido no meio empresarial como um todo. Não tem mais como ignorar o fator ambiental, pois os próprios consumidores estão mais exigentes e atentos sobre o assunto. Constantemente vemos na mídia empresas processadas por poluírem o meio ambiente, prejudicando a flora, a fauna e a saúde da população local.
A melhor prática em relação a gestão de resíduos é o conceito dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. O significado tem a ver com:

Reduzir: Acabar com desperdícios desnecessários, pois muitos lugares tiram materiais da natureza além do que eles precisam.
Reutilizar: Atribuir novas funções para algo que antes era julgado como inutilizável.
Reciclar: Transformação física e química de algo, alterando sua composição para fabricar um novo produto. A reciclagem é essencial pois ela elimina a necessidade de extrair novos recursos da natureza – desgastando novamente o meio-ambiente;

O objetivo disso é eliminar o máximo possível do resíduo industrial, diminuindo drasticamente a quantidade de resíduos em aterros. Se tudo for reaproveitado, os aterros servirão apenas como destino final para lixo sem opção alguma de aproveitamento.

Como fazer sua parte:

Repense em como você gerencia a produção do seu negócio. Algumas alterações podem evitar desperdícios desnecessários e otimizar a produtividade do seu produto final.

A Topema é uma empresa que produz equipamentos para cozinhas industriais há mais de 50 anos. A sustentabilidade sempre foi uma das nossas motivações em criar nossos equipamentos industriais. Em relação à gestão de resíduos, possuímos processadoras de resíduos de acordo com o tamanho da produção feita diariamente.
Essas processadoras reciclam o resíduo orgânico transformando-o em adubo – ou seja, devolvendo-o para o meio ambiente como biofertilizante líquido, uma água rica em nutrientes. Tudo isso causa uma enorme redução do envio de lixo orgânico para os aterros e da sua geração de gás metano (CH4). Entre em contato pelo nosso site para pedir um orçamento e tirar maiores dúvidas. Nosso objetivo é levar a tecnologia verde cada vez mais perto de você.

X