6 maneiras de evitar o desperdício na cozinha

6 maneiras de evitar o desperdício na cozinha

Só quem trabalha em uma cozinha sabe o desperdício que acontece nesse local! É muito difícil monitorar todos os resíduos e o desperdício – e em algumas partes, isso acaba saindo do controle. O desafio é conseguir unir sustentabilidade com economia e ao mesmo tempo aumentar o lucro e produtividade da sua cozinha. O caminho pode ser difícil, mas não impossível! Mudando algumas ações no seu cotidiano, fica mais fácil evitar o desperdício na cozinha industrial.

Desperdício pesa no seu bolso e no planeta!

Com menos gastos desnecessários, é possível aumentar o lucro do seu negócio. Desse modo, com o dinheiro restante é possível investir em melhorias na sua cozinha e aprimorar suas técnicas. Pode ter certeza de que seus clientes notarão a diferença na qualidade do serviço prestado!

evitar o desperdício na cozinha

30% de toda produção agrícola é desperdiçada no Brasil . Em contraste a esse número, cerca de 13 milhões de brasileiros passam fome. Ou seja, esse paradoxo mostra como o Brasil consegue ser um país farto em comida e em desperdício ao mesmo tempo.
Pense agora em toda comida que é jogada diariamente no lixo dos restaurantes durante o preparo. Então, vamos começar a evitar o desperdício na cozinha e fazer nossa parte? Pegue papel e caneta para anotar nossas dicas:

1 – Saiba aproveitar e reaproveitar os alimentos:

Ao utilizar tudo que a receita pedia do alimento, seu restaurante joga as “sobras” imediatamente no lixo? Então, pare com esse costume agora! Que tal testar novas receitas e novos pratos com essas partes dos alimentos? Existem várias receitas gostosas com talos, folhas e cascas dos alimentos! Seja ousado, use algumas partes dos legumes, vegetais e frutas de formas inovadoras e criativas. Se até a Bela Gil deu o que falar ao fazer um refogado de casca de melancia, você também pode abusar da sua imaginação. Como a própria carioca comentou: “ajuda a diminuir o resíduo orgânico, a matar a fome e a ampliar o cardápio.” E esse é o espírito da coisa!

evitar o desperdício na cozinha

2 – Não bobeie com prazo de validade!

Todo alimento deve ser consumido antes do prazo de validade. Não adianta querer fazer um super estoque de alimentos e não conseguir utilizá-los antes do prazo. Para isso, saiba usar seu estoque de alimentos de forma eficaz. Deixe os alimentos mais próximos de vencerem em uma prateleira de fácil acesso. Os alimentos adquiridos recentemente vão ocupando os espaços aos fundos. Desse modo, fica visível e mais prático de consumir os alimentos de acordo com seu vencimento.

3 – Cuidado com onde você coloca seus alimentos!

Falando em armazenamento, não adianta querer guardar toda a comida do seu restaurante em um local abafado e fechado. Todo alimento deve ser armazenado em um ambiente limpo, arejado e grande. Assim, você evita que seus alimentos estraguem antes da hora devido ao mofo ou acúmulo de pragas urbanas.

4 – Lista de compras todo mês!

Antes de fazer sua compra mensal, olhe na sua dispensa tudo que você já consumiu e falta consumir. Faça compras inteligentes e conscientes dos seus gastos mensais. O ideal é fazer pequenas compras, assim, você tem mais certeza de que vai utilizar tudo que consumir.

5 – Faça a própria compostagem do seu lixo orgânico.

Quer começar refletir melhor sobre a forma como você produz lixo? Então uma composteira vai conseguir mudar seu ponto de vista. Todo lixo fica acumulado nos grandes aterros ou em grandes sacos de lixos na rua. Transforme todo esse resíduo em algo útil para a natureza: o adubo. A compostagem é um processo biológico de transformação dos resíduos orgânicos em adubo natural para as plantas. Para aguentar a demanda de uma cozinha industrial, é preciso de uma recicladora potente. Se você quer investir nessa ideia, a Ecobox é uma opção vantajosa e prática para seu restaurante, fastfood, seja qual for seu segmento.
evitar o desperdício na cozinha

6 – Invista em equipamentos eficientes

Você já ouviu falar que o barato sai caro? Então, não adianta querer comprar os equipamentos mais baratos, sendo que eles consomem muito. Seja energia, óleo, outros produtos… todo consumo exagerado traz prejuízo em longo prazo.
Um equipamento moderno e planejado pode ser mais caro, porém, economiza muito mais. Pense na hora de lavar seus copos sujos, por exemplo. É difícil controlar e restringir a quantidade de água e sabão para cada copo ficar suficientemente limpo. Uma secadora de copos consegue reduzir consideravelmente a quantidade de água e sanitizantes. Sem falar que todos os copos ficam limpos de maneira uniforme e sem marcas de dedos. Qualidade e economia são dois fatores que todo mundo quer dentro do seu negócio, não é mesmo?

A Topema entende de inovação e qualidade!

Desde 1965 a Topema cria equipamentos novos e soluções simples para o cotidiano de uma cozinha industrial. Evitar o desperdício é a proposta principal do nosso departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Tudo para trabalhar em prol da sustentabilidade e economia nos bolsos dos nossos clientes. Quer pedir um orçamento? Então entre no nosso site e preencha nosso formulário.