Equipamentos para confeitaria: você não pode esquecer de nenhum!

Equipamentos para confeitaria: você não pode esquecer de nenhum!

Ter sua própria confeitaria parece ser o empreendimento dos sonhos. Mas nem tudo são doces e bolos. Como qualquer outro negócio envolvido com comida, uma confeitaria irá precisar dos equipamentos certos para funcionar bem e ser o sucesso que você está buscando.

Nós preparamos uma lista com os equipamentos essenciais para você montar a sua confeitaria. Não deixe de conferir:

1. Batedeira

A batedeira é um equipamento simples, mas é com ela que você fará grande parte das suas receitas. Por isso, opte por um produto profissional e eficiente, que venha acompanhado de diferentes tipos de batedores para diferentes tipos de massa (leve, pesada, cremes etc.).

2. Forno

O forno é o equipamento base de uma confeitaria. Sem ele você não pode nem começar. Grande parte da sua produção será controlada por esse produto.

Além disso, confeitarias diferentes precisarão de fornos diferentes dependendo do que planejam oferecer aos seus clientes. Os fornos combinados são equipamentos versáteis que permitem o preparo de diversas receitas – assados, fritos, cozidos. Seja de maneira simultânea ou não. Então, são ideais para lugares que possuem uma alta demanda de produção padronizada.

Os fornos de convecção, por outro lado, são ótimos especialmente para bolos e biscoitos, por contar com uma distribuição homogênea de calor em sua câmara. Assim, os alimentos são cozinhados de maneira uniforme, o que garante uma qualidade maior a eles.

3. Refrigeração

Ovos e leite serão alguns dos principais ingredientes utilizados na sua confeitaria. Todos eles – além de muitos outros, é claro – precisam ser armazenados com segurança, em um refrigerador adequado, se você não quiser que seus clientes sofram de algum tipo de contaminação.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é bastante clara quanto às normas de temperatura para manter alimentos livres de microrganismos. Então, é imprescindível contar com um refrigerador de qualidade, com o qual você pode contar para conservar seu material de trabalho na temperatura correta.

4. Fogão

O forno não será o único equipamento de cocção que a sua confeitaria precisará. Diferentes receitas exigirão diferentes formas de preparo. E é com o fogão que você cozinhará grande parte dos doces e coberturas que tanto fazem sucesso.

5. Vitrine

O uso da vitrine dependerá do tipo de confeitaria que você pretende montar. Mas dar visibilidade às sobremesas que você fez com tanto carinho pode ser uma boa ideia mesmo que o seu foco sejam as encomendas e não o atendimento direto ao público.

As pessoas ficarão muito mais vontade de comprar os seus doces se puderem dar uma olhada neles antes – a aparência é algo importante como veremos a seguir!

6. Equipamentos de decoração para a confeitaria

Os equipamentos de decoração são outro item obrigatório para um confeiteiro profissional. Porque, ainda que tudo o que você faça seja delicioso, isso não vai garantir a venda dos seus doces. Afinal, as pessoas comem com os olhos.

Sendo assim, é fundamental investir em um conjunto de equipamentos de decoração bom e resistente para a sua confeitaria. Entre eles estão os alisadores para pasta americana, rolo de fondant, sacos de confeitar, moldes, pincéis, base giratória etc.

7. Utensílios variados

Assim como panelas e formas, você provavelmente precisará de mais tigelas, espátulas e colheres do que poderia imaginar a princípio. Especialmente quando as encomendas aumentarem! Perder tempo lavando louça por falta de utensílios não é nada inteligente. Isso vai atrasar a sua produção, tornando a rotina mais trabalhosa. Por isso, tenha muitos em mão!

8. Balança

Ao pesar todos os ingredientes, a sua confeitaria será capaz de calcular com precisão o custo de cada um deles por receita. Além disso, isso significa que os clientes saberão que, cada vez que comprarem uma de suas sobremesas, elas terão o mesmo sabor e textura. Isso aumenta a confiança do consumidor na qualidade do seu produto.

equipamentos para confeitaria

Imagem: Shutterstock

Trazer um sorriso para o rosto do seu cliente não é tão difícil se você contar com materiais de alta qualidade para dar suporte às suas habilidades como confeiteiro! Então, obtenha todos os equipamentos necessários e inicie a sua confeitaria com mais confiança.