Compre Online Receba uma ligação

Sua cozinha industrial está preparada para o calor do verão?

Sua cozinha industrial está preparada para o calor do verão?

Para lidar com as altas temperaturas, muitos proprietários de restaurantes priorizam a climatização de áreas destinadas aos clientes – algo completamente compreensível, uma vez que o consumidor merece sempre o melhor. Porém, não podemos deixar de pensar também na cozinha industrial – um ambiente quente em qualquer época do ano e que se torna quase intolerável no verão.

A climatização desse espaço não envolve apenas o bem estar dos funcionários, mas a produtividade geral. Pois a temperatura elevada é propícia para que os alimentos se deteriorem com maior rapidez. Assim, o estabelecimento fica sujeito a processos trabalhistas, multas, perda de dinheiro, além de uma baixa na reputação.

Portanto, se o objetivo é economizar ao abrir mão de soluções de climatização, o efeito gerado acaba sendo completamente outro. Climatizando a cozinha industrial, você impede imprevistos indesejados e ainda evita gastos desnecessários.

Como climatizar a cozinha industrial?

Primeiramente, para que a sua cozinha industrial seja adequadamente climatizada, é recomendada a contratação de um profissional especializado que possa avaliar as particularidades do seu estabelecimento. Tais como a carga térmica completa do espaço, o volume de pessoas que circulam no ambiente, a quantidade de equipamentos presentes, a maneira como o clima age sobre o local conforme as estações do ano, etc.

O estudo feito pelo profissional levará estas e outras considerações importantes em conta para que o sistema mais adequado seja selecionado, avaliando também o orçamento disponibilizado. Caso contrário, é provável que o sistema implantado não seja eficiente.

É importante ressaltarmos, no entanto, que a temperatura da cozinha industrial é muito diferente da sentida no salão onde os clientes realizam suas refeições. Afinal, a cozinha possui equipamentos que liberam calor durante todo o período de serviço. No salão, por outro lado, terão dias em que a sensação térmica será até mesmo agradável, sem que qualquer sistema de ventilação esteja em funcionamento.

Assim, toda a equipe presente na cozinha industrial se sentirá superaquecida, enquanto as pessoas jantando estarão confortáveis com a temperatura. Tendo isso em vista, é pertinente que o sistema de climatização seja instalado separadamente para que possam ser controlados também separadamente. Atendendo, assim, a necessidades diferentes sem que haja prejuízo por alguma das partes.

A conservação de alimentos

Durante o verão, a situação dos alimentos também se torna mais preocupante caso a sua cozinha não conte com um sistema de refrigeradores potente. Então, já que estamos falando da temperatura adequada para a sua cozinha, não podemos deixar de mencionar a importância de se ter equipamentos capazes de manter a conservação dos alimentos nesse período – e fora dele também.

Nós temos um blog dedicado a uma técnica de conservação chamada cook and chill muito interessante e relevante para o ambiente da cozinha profissional. Neste post falamos como funciona esse método e do que você precisa para fazê-lo. Vale a pena conferir! Assim, você também pode aproveitar para reavaliar seu sistema de refrigeração caso necessário!

X