Compre Online Receba uma ligação

Tenha uma cozinha industrial eficiente: saiba como evitar momentos de inatividade

Tenha uma cozinha industrial eficiente: saiba como evitar momentos de inatividade

Sem seus equipamentos, não existe cozinha que possa funcionar. E em uma cozinha industrial, esses equipamentos não só devem estar sempre em pleno funcionamento, mas devem também estar em ótimo estado. Isso é fundamental para assegurar a qualidade e consistência do serviço prestado. Sendo, portanto, essencial para o negócio.

Mas além disso, não podemos esquecer que a garantia de uma cozinha industrial eficiente também depende da qualidade dos próprios equipamentos que a compõem. Então é preciso escolhê-los com cuidado! Isso determina quão trabalhosas serão suas futuras manutenções!

Acompanhe a gente neste blog que nós vamos te explicar tudinho:

A manutenção preventiva e sua importância para seu negócio

Se você tende a adiar ao máximo a manutenção dos equipamentos da sua cozinha industrial, isso pode trazer consequências bem graves. Esperar que algo dê errado não é sinônimo de economia. Os custos são bem maiores do que seriam se a manutenção fosse algo regular dentro do seu negócio.

Com a manutenção preventiva, não há chance dos equipamentos quebrarem, justamente quando você mais precisa deles. A falta de um componente da cozinha não só afetaria o fluxo do estabelecimento, mas também deixaria o cliente esperando muito mais do que deveria — pode ser que ele nem mesmo seja atendido!

Não hesite: inclua a manutenção no orçamento. Faça dela um gasto mensal. Essa medida custa menos do que consertar ou substituir equipamentos quebrados. Você não terá surpresas desagradáveis. Sem contar que equipamentos em bom estado consomem menos energia!

A inatividade é um dos piores pesadelos dos restaurantes. Ela afeta sua reputação e traz altos prejuízos financeiros. Então não arrisque! A manutenção preventiva é a melhor solução!

Segurança alimentar

Acreditamos que os motivos que demos acima para aderir à manutenção preventiva foram suficientes. Mas é importante falarmos que a manutenção também é uma questão de segurança alimentar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deixa claro que “os produtos perecíveis (alimentos in natura, produtos semi-preparados ou preparados e prontos para o consumo) necessitam de condições especiais de temperatura para conservação”.

O mau funcionamento de equipamentos de refrigeração resulta, eventualmente, em gastos com reparo. Mas a insistência em utilizá-los afeta os alimentos. Tornando-os inviáveis para o consumo. E caso essa comida não seja descartada (o que seria um desperdício tremendo), ela coloca em risco a saúde da clientela. Assim como leva seu restaurante a descumprir a lei!

Saiba mais sobre a temperatura dos alimentos e o que diz a lei diz em nosso blog específico sobre o assunto!

Como garantir uma manutenção adequada para o seu restaurante

Tendo tudo isso em mente, podemos, agora, descobrir como garantir que a manutenção esteja sempre em dia no seu estabelecimento! Para isso, crie um inventário com todos os equipamentos essenciais da sua cozinha industrial.

O próximo passo é determinar quem será o responsável por promover a manutenção. É fundamental ter bastante claro o que precisa ser feito sempre que o momento estiver próximo. A manutenção sendo regular, será mais fácil de controlar. Assim, os reparos não serão deixados de lado por falta de organização, tempo ou por ser algo inconveniente.

Considere, também, quem realizará a manutenção. Se existe alguém competente dentro do próprio restaurante ou se será necessário que haja a contratação de um profissional especializado. É indispensável que, em qualquer das situações, o serviço seja feito de maneira adequada.

Além disso, é importante que o cuidado com os equipamentos seja feito por parte dos próprios funcionários que os utilizam diariamente. Para isso é preciso estabelecer regras de boas práticas e garantir que todos as cumpram no dia a dia!

Desse jeito é certo que você estará prolongando a vida útil dos equipamentos e assegurando, também, um restaurante distante da inatividade!

O que acha de contar com a Topema para manter sua cozinha industrial eficiente?

Você conhece os equipamentos da Topema? Nós sempre colocamos a qualidade em primeiro lugar! Lembra do que dissemos lá no começo sobre uma cozinha eficiente também depender da qualidade dos equipamentos? A Topema tem sempre o maior cuidado para desenvolvê-los e fabricá-los com o que há de melhor! Assim, as manutenções não precisam ser tão recorrentes.

Além disso, também oferecemos assistência técnica 24h! Com a gente os seus equipamentos contarão com um serviço de manutenção especializado! De uma forma mais prática, rápida e segura!

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?

Clique aqui para saber sobre nossa Assistência Técnica e aqui para mais informações sobre nossas soluções! Não hesite também em entrar em contato com a gente!

X