Compre Online Receba uma ligação

Tudo que você precisa para montar uma cozinha industrial!

Tudo que você precisa para montar uma cozinha industrial!

Quando há o planejamento de um estabelecimento em que há o preparo de refeições – seja restaurante, bar, refeitório, etc. – a cozinha é o aspectos que mais demanda atenção. Montar uma cozinha industrial exige cuidados específicos. Elas devem ser devidamente preparadas para produzir com qualidade, funcionalidade e produtividade. Outro aspecto que não deve ser esquecido quando o assunto é cozinha profissional é a Higiene. Deve-se atender as normas básicas de inspeção da Anvisa.

Em quais equipamentos investir para montar uma cozinha industrial completa?

Há alguns equipamentos fundamentais para montar cozinhas industriais e profissionais, confira a lista abaixo:
Fogão Industrial:
O mais indicado é com 6 bocas, por facilitar o preparo de vários alimentos ao mesmo tempo, e com atributos que facilitam no preparo da comida.
Ao montar sua cozinha industrial, considere estes acessórios: bandejas encaixadas, grelhas de apoio para a panela, registro de acionamento do gás com posição de segurança, etc. Ele deve ser todo construído com Inox, para facilitar a higienização.
Chapa quente a gás:
Dê preferência a queimadores com alto rendimento de queima. Eles consomem menos gás. Além disso, atente-se para a segurança: prefira equipamentos com registro de acionamento do gás e sensor de chama com posição de segurança – tudo para evitar acidentes!
Fritadeira:
Durante o planejamento para a montagem de sua cozinha industrial, opte por uma fritadeira com filtro, devido à facilidade na hora de higienizar após o uso do aparelho. Ele também consegue minimizar o cheiro da gordura dos alimentos fritos.
As fritadeiras podem ser a gás ou elétricas. As fritadeiras elétricas têm a vantagem de permitir o controle perfeito da temperatura. Também deve ser fabricada em aço inoxidável. Os modelos mais atuais têm controladores eletrônicos de regulagem de temperatura.
Caldeirão Gás Vapor:
Com o caldeirão gás vapor você economiza seu tempo e energia elétrica enquanto produz mais! Eles têm dimensões que permitem o preparo de quantidades altas de alimento. O equipamento deve ter chaminé própria, para a eliminação dos gases queimados e vapores.
Estantes:
Há inúmeras opções e tudo depende da funcionalidade necessária e do design que você quer. É importante pensar na disposição dos elementos e utensílios antes mesmo de montar sua cozinha industrial.
Existem no mercado estantes perfuradas, em aço, inox, pintadas, de diversos tamanhos e funções. Devem poder ser movidas e usadas em câmaras frigoríficas, áreas de lavagem ou armazenamentos no geral.
Equipamentos para o transporte de alimentos:
Carro transportador, carro plataforma, carro cantoneira, carro chassi e carro para lavagem de cereais são algumas das opções para o auxílio na locomoção de alimentos. Ao escolher seu equipamento, analise a quantidade de quilos suportada por ele.
Pass Through
O Pass Through é fundamental para o armazenamento de alimentos prontos, seja a versão na aquecida ou refrigerada. Ele fica ainda melhor com o gás ambientalmente ecológico, que faz alto rendimento com baixo nível de consumo.
Refrigerador
É necessário escolher um refrigerador de grande porte, capaz de armazenar grande quantidade de alimento. Várias portas ajudam quando a equipe de cozinha é grande. O controle da temperatura deve ser de fácil acesso e visibilidade. Atualmente já estão disponíveis modelos com controle de temperatura à distância. Isso evita os sustos e o desperdício causados por quedas de energia.
Equipamentos para Higienização:
O acúmulo de líquidos é inviável no chão de cozinhas industriais, portanto, a grelha para piso em inox é um item importante para a higienização, pois elas coletam os líquidos no chão.
Lavadoras de copos e talheres facilitam muito a produção de uma cozinha industrial, pois além da rapidez e eficácia em limpar os utensílios, ela também economiza água e energia em relação ao trabalho manual.
O armazenamento de talheres também precisa ser levado em conta. O Shoot para talheres ajuda na devolução dos talheres e é próprio para ser fixado em alvenaria.
Quer agilidade para lavar sua louça, frutas, verduras e alimentos em geral? Então escolha um esguicho pré-lavagem! Ele é desenvolvido para aumentar a produtividade e economizar tempo e água das cozinhas industriais.
Mesas:
As mesas de uma cozinha industrial devem ser capazes de suportar grande peso e serem feitas de material inox – o inox é o grande aliado da higiene, pela facilidade em limpar e desinfetar. Além disso, como o inox não é poroso – como a madeira, por exemplo, – ele não retêm odores.
As mesas de encostos são essenciais no preparo das refeições, as opções com chapa de aço inoxidável garantem resistência e praticidade no dia-a-dia.
Balcão Estufa:
Você eventualmente vai precisar locomover alimentos quentes e o balcão de estufa térmica cumpre esse papel com eficácia através do banho-maria elétrico. Deve ter um termostato para garantir a temperatura correta.
Forno Combinado:
Um dos principais equipamentos para a cozinha industrial atualmente, o forno combinado recebe esse nome por juntar o vapor com o ar quente ao preparar os alimentos. Ele é capaz de exercer a função de micro-ondas, fogões e assadeiras, tudo isso visando economia no espaço físico na sua cozinha e no consumo de energia.

X