Seu armazenamento de alimentos é bom o suficiente?

Seu armazenamento de alimentos é bom o suficiente?

Na hora de estocar seus alimentos, todo cuidado ainda é pouco. Existem muitos detalhes burocráticos sobre o armazenamento de alimentos controlados e supervisionados pela ANVISA.
Tudo isso para garantir maior segurança e qualidade dos alimentos servidos nos estabelecimentos alimentícios.
Você parou para pensar cuidadosamente sobre seu armazenamento? Analisou como otimizar seu espaço e os padrões de qualidade? Ou apenas escolheu um lugar na dispensa e improvisou um estoque? Saiba que tudo isso pode influenciar na qualidade do seu restaurante!

armazenamento-de-alimentos

As leis estão fiscalizando tudo!

A ANVISA já postou uma cartilha com um manual prático sobre as regras de armazenamento, manipulação e transporte de alimentos.
Desrespeitar essas normas pode trazer prejuízos enormes para seu estabelecimento. Primeiramente, pois violar essas regras podem resultar na contaminação do alimento – o que afeta a imagem do seu restaurante. E segundo, desde a primeira fiscalização, qualquer infração pode resultar em multa e até mesmo o fechamento do seu estabelecimento.
Então, é melhor prezar por um estabelecimento alimentício que cumpra todas as normas, não é mesmo?
Para ficar por dentro de todos os aspectos de um restaurante limpo e higienizado, acesse a cartilha online da ANVISA. Nela, está especificado por tópicos cada aspecto que uma cozinha industrial deve seguir.

Anote aí: quais os padrões para armazenamento de alimentos?

Para o armazenamento seco dos alimentos, a temperatura ambiente não deve ultrapassar 26ºC. É importante sempre olhar previamente a embalagem do produto para ver se há alguma especificidade.
Na hora de organizar os alimentos, é recomendável retirá-los totalmente da caixa e do papelão em volta. Assim fica mais fácil o alimento respirar e conseguir se manter em boas condições. Não é recomendado deixar o estoque encostado na parede e no teto, pois isso impede a circulação do ar. Sem falar, que as pragas urbanas adoram lugares apertados, estreitos e cheios de comida. Mantenha um bom espaço de circulação para evitar visitantes desagradáveis em cima da sua comida.

A posição dos alimentos também é importante!

Imagina que caos seria armazenar os alimentos sem uma ordem definida? Para ajudar nisso, sempre olhe a data de validade dos alimentos. Os alimentos adquiridos recentemente devem ficar abaixo dos que estão com a data de validade expirando.
Nunca deixe o estoque de comida próximo dos produtos de limpeza e outros produtos químicos. Mesmo na embalagem, não é saudável e pode afetar a qualidade da sua comida.
Na hora de empilhar seus alimentos, tome cuidado para não prejudicar as características do produto. É preferível empilhar os alimentos de forma que não prejudique suas características e formato. Opte por organizar as pilhas em formato de cruz – assim há circulação do ar entre os alimentos e evita ocasionais acidentes.

armazenamento de alimentos

Onde você armazena seus alimentos também influencia muito!

Você já cogitou colocar seus alimentos em uma sala abafada e úmida? É melhor riscar da sua lista de opções de estoque as dispensas isoladas e em más condições. O armazenamento de alimentos exige limpeza, e locais arejados.
Lugares com goteiras e vazamento de calhas podem afetar a parede e gerar mofo – o pior inimigo de quem tem problemas respiratórios. O mofo afeta diretamente na qualidade do alimento e encurta seu tempo de validade.
Opte por colocar seus alimentos em lugares de fácil higienização. Lugares muito difíceis de serem limpados acumulam muita poeira e bactérias. Você já ouviu falar da estante móvel? Ela é um ítem muito simples de limpar. Por suas partes serem removíveis, fica mais fácil de higienizar todos os cantos das prateleiras – o que anula o acúmulo de sujeiras.
Uma estante móvel, além de facilitar na higienização, consegue poupar até 40% do espaço do cômodo. Por ser moldável, as prateleiras têm rodízios que abrem somente onde é necessário. Desse modo, você as regula de acordo com suas necessidades e cria corredores seguindo qual parte você precisa acessar no momento.

Quem trabalha em uma cozinha industrial, sabe o quanto é importante a otimização do espaço para agilizar o serviço, não é mesmo? Confira mais sobre as vantagens de uma estante móvel aqui.

Translate »