Aquecedor a biomassa: será que vale a pena?

Aquecedor a biomassa: será que vale a pena?

A biomassa é uma forma renovável de energia que substitui o uso de combustíveis fósseis por materiais orgânicos de origem vegetal, como pellets, briquetes e lenha de reflorestamento. Assim, o aquecedor a biomassa pode levar a uma economia anual bastante significativa. Já que esses materiais orgânicos demandam um gasto muito menor do que aquele que se teria com o uso do petróleo, do gás ou da eletricidade.
Além da economia, outro resultado trazido por essa troca é que esses equipamentos passam a gerar calor sem prejudicar o meio ambiente. E todos nós sabemos bem que produtos como esse são mais do que bem vindos diante da atual crise ambiental em que vivemos.

A Topema vem se dedicando, durante anos, ao desenvolvimento de equipamentos sustentáveis que consomem uma quantidade menor de recursos. Com isso, buscamos produtos mais eficientes e que geram economia para você: os aquecedores a biomassa fazem parte desse projeto.

Neste blog, reunimos todas as informações de que você precisa sobre os nossos aquecedores. Não deixe de conferir!

A biomassa utilizada pelos aquecedores

Como já dissemos, a biomassa (pellets, briquetes, cavados ou lenha) é uma fonte de energia renovável e ecológica. Ela pode ser obtida de forma relativamente rápida com o cultivo de novas plantas ou árvores (nada de desmatamento, é claro).

Agora, mesmo que seja um material renovável, você pode estar se perguntando como a queima de biomassa pode ser uma ação sustentável. A resposta está na nova tecnologia, exclusiva, desenvolvida pela nossa equipe. Através dela, pode-se queimar a biomassa de maneira limpa. Dessa forma, a fumaça é incinerada na fornalha ao invés de sair pela chaminé.

E, como a biomassa utilizada no aquecedor é obtida pelo cultivo de vegetação, tem-se o ótimo benefício de se retirar o carbono presente na atmosfera à medida que essas plantas se desenvolvem. Por isso, não causa efeito estufa. Essa é uma das principais razões de a biomassa ser amplamente adotada na Europa e nos demais países desenvolvidos.

E lembre-se: esse material demanda um custo muito menor. Com um aquecedor a biomassa, a economia é de 50% a 90%!

aquecedor a biomassa

Imagem: Shutterstock

Qualidade e durabilidade

Os aquecedores a biomassa da Topema, ao contrário de muitos outros, não são caldeiras. Nossos equipamentos são vasos abertos sem pressão interna, ou seja, não há qualquer risco de explosão.

A grande grande durabilidade dos equipamentos se deve a uma estrutura construída:

  • Em chapas de grande espessura;
  • Com tubos de aço especial para caldeiras norma ASTM A 178;
  • Com chaminés e trocadores de calor em inox;
  • Com bombas de circulação com rotor de bronze e selo de Viton.

Como resultado, temos um produto que chega a pesar 4 a 5 vezes mais que outros aquecedores da mesma potência.

E então? Ficou interessado? Basta entrar em contato conosco para mais informações! Dessa forma, você pode contribuir para salvar o planeta ao mesmo tempo em que economiza para continuar investindo de forma inteligente no futuro!