Fatos incríveis sobre o forno combinado!

Fatos incríveis sobre o forno combinado!

O forno combinado é uma inovação que veio com tudo para a cozinha industrial. E não faltam motivos para os chefs de cozinha terem aceitado e adotado esse tipo de forno.

Ele tem tantas funcionalidades que é possível até mesmo eliminar outros equipamentos do seu projeto. E ele ainda aumenta sua comida(!). Quer saber como isso é possível? Acompanhe nosso texto e saiba tudo sobre fornos combinados.

Um forno com mil possibilidades

Não é exagero dizer que o forno combinado traz mil possibilidades. Ele assa, estufa, cozinha no vapor, refoga, escalda, frita, grelha e gratina.

A partir daí as opções vão depender somente da criatividade do chef, ou seja – são ilimitadas!

A tecnologia do forno combinado

Um forno convencional, como a maioria dos fornos domésticos, é conhecido como forno de lastro. Nele, há um foco de calor, normalmente o fogo, que fica centralizado na parte inferior da câmara.

O avanço da tecnologia nos trouxe o forno de convecção. Ele tem uma turbina, que movimenta o ar e homogeniza a temperatura rapidamente.

O forno combinado é ainda uma evolução do forno de convecção. Ele também é equipado com uma turbina, e, além dela, traz um injetor de vapor. Por isso é possível produzir desde alimentos no vapor, até no ar quente e seco.

Ou seja, este é o único forno que combina várias funções diferentes.

Outro diferencial é o sensor de clima que o forno combinado traz. Ele é capaz de identificar e se adaptar às necessidades de umidade e temperatura de cada alimento.

A umidificação da câmara impede o ressecamento dos alimentos. Mas, além de umidificar o ambiente, ele é eficiente em desumidificá-lo também. Isso proporciona empanados crocantes por fora e muito suculentos por dentro.

Os fornos combinados também têm altíssima precisão. Isso significa que eles mantêm a temperatura, o tempo e a umidade exatos para uma cocção perfeita.

Eles são bem fáceis de utilizar. Os fornos combinados funcionam com várias programações e não é necessário treinamento para manuseá-los.

O forno combinado economiza em diversas frentes

A economia também é um motivo importante para escolher um forno combinado.

A Rational fez um estudo da economia em um refeitório com produção diária de 200 refeições. Foram utilizados 2 equipamentos CombiMaster Plus.
Dá uma olhada nos resultados da economia descoberta por eles:

Fonte: Rational

A economia certamente faz com que o investimento no equipamento valha a pena.

Tudo ao mesmo tempo!

O forno combinado foi realmente pensado na eficiência dentro da cozinha. Com essa funcionalidade, ele resolve o problema do tempo e do espaço em uma só tacada:

É possível produzir diversos alimentos na mesma fornada.
Isso mesmo. Cada uma das “gavetas” do forno combinado pode levar um tipo de alimento. E eles não vão absorver os sabores um do outro.

Essa mágica é possível porque o forno combinado tem um sistema de separação de partículas de gordura. Sem interferência das partículas de um alimento no outro, você tem diversas preparações ao mesmo tempo.

Mas… e aquela história de que o forno combinado aumenta os alimentos?

Você viu ali na tabela de economia do forno combinado que até 10% da matéria prima de grelhados foi economizada.
Pois é. O forno combinado impede que os grelhados diminuam de tamanho tanto quanto na grelha tradicional.

Já, para preparos de proteínas com uso de vapor, a água absorvida pelo alimento chega a proporcionar 20% menos perda do peso.
Além de um alimento mais delicioso e suculento para o cliente, pode significar lucro para o estabelecimento. (Especialmente em restaurantes com comida por quilo).

Em comparação com o alimento final preparado convencionalmente, o preparado no vapor do forno combinado é entre 10 e 20% maior.

E o preço?

O forno combinado pode exigir certo investimento.
O preço costuma variar entre R$14.000,00 e R$75.000.

Isso porque os fornos combinados disponíveis no mercado são importados. É para trazer esse preço um pouco mais para a realidade brasileira que a Topema investiu em criar um forno combinado totalmente nacional.

E ele não perde em nada para seus concorrentes importados, porque a Topema tem departamentos de Robótica, Tecnologia e Inovação que estão sempre em dia com as novas tecnologias internacionais.

Confira e compare:
O Forno Combinado Inova Cook já vem com alguns programas pré-definidos. Com eles você pode:

    • assar com ar quente seco
    • assar com ar quente e vapor
    • cozinhar com vapor
    • grelhar, grelhar e fritar
    • regenerar
    • descongelar

Essas são as funções mais comuns, por isso já programamos o forno para fazê-las. Mas: você pode facilmente programar até 1.000 diferentes combinações de receitas com 3 estágios.

Ou seja: aquela receita que precisa ser descongelada, depois cozida, depois corada pode ser feita com uma única programação.

Você tem ainda mais opções, porque pode escolher a regulagem do vapor de 0 a 100%. E a turbina também tem opções de rotação e sentido de movimento.

O forno é capaz de controlar a temperatura interna dos alimentos, pois tem sensor de núcleo e sensor de câmara, que acompanha todo o processo de cocção. Seus sistema de resfriamento também é eficiente, para baixar a temperatura, sempre que ela passar do limite estabelecido.

Você faz tudo isso através do painel de comando com display de cristal líquido. A luz interna também é acionada por este painel, e a porta dupla de vidro temperado proporciona visibilidade total do cozimento.

Ele tem capacidade para 6, 10,20 ou 40 recipientes GN 1/1 (GastroNorm) ou grelhas e o rack interno é removível.

O design não basta ter a beleza do aço escovado: os cantos são arredondados para higienização e funcionalidade. Além de facilitar a limpeza, eles auxiliam a distribuição do fluxo de ar dentro da câmara.

Tudo isso produzido em reais, para o seu sonho de consumo também se tornar real.

Clique aqui para comprar seu forno combinado e montar sua cozinha industrial completa.